Peng Liyuan e esposas dos líderes da Ásia Central visitam teatro histórico
PEQUIM, 21 de maio de 2023 /PRNewswire/ -- Peng Liyuan, esposa do presidente da China, Xi Jinping, na manhã de sexta-feira convidou as primeiras damas do Quirguistão e do Uzbequistão para visitar o histórico teatro Yisushe, em Xi'an, na Província Shaanxi, no nordeste da China.
As convidadas eram Aigul Japarova, esposa do presidente do Quirguistão, Sadyr Japarov, e Ziroatkhon Mirziyoyeva, esposa do presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev. Japarov e Mirziyoyev estavam em Xi'an para o China-Central Asia Summit, encerrado na sexta-feira.
Inicialmente, Peng levou suas convidadas para um museu de arte operístico Qingiang no bloco cultural do teatro Yisushe, onde elas viram itens requintados relacionados à ópera popular.
Elas pararam em frente a um mural e viram de perto como os músicos locais se apresentavam com seus pares das regiões ocidentais no tempo da Dinastia Tang (618-907). Elas foram informadas sobre a popularidade de Qinqiang na China.
Peng e suas convidadas também experimentaram fazer marionetes de sombras em uma exposição e falaram com artistas veteranos de arte folclórica. No teatro Yisushe, assistiram a uma apresentação clássica de Qinqiang.
A Ópera Qinqiang, um gênero de ópera popular chinesa originada na Dinastia ocidental Zhou (1046 A.C.-771 A.C.), continua a se desenvolver em uma vasta região do nordeste da China e foi adicionada à lista do patrimônio intangível do país em 2006.
Como diversas formas de ópera tradicional chinesa, a Qinqiang incorpora canto, dança, artes marciais e acrobacias. Apresentada no dialeto shaanxi, seu repertório consiste primariamente de histórias antigas e contos folclóricos.
A China está pronta para estreitar as trocas culturais e cooperação com os países da Ásia Central e promover entendimento e amizade mútuas entre os povos, declarou Peng.
Japarova e Mirziyoyeva disseram que sentem que a Rota da Seda conectou as culturas da Ásia Central e da China. Elas esperam que os dois lados aprofundem as trocas interpessoais e aprendizagem recíproca.
Trocas culturais duradouras produzem resultados fecundos
Nos 30 ou mais anos desde que as relações diplomáticas foram estabelecidas, as pessoas na China e nos países da Ásia Central renovaram a amizade milenar, colheram resultados fecundos em áreas como educação, cultura, saúde, turismo e câmbio sub-nacional e fomentaram uma estrutura multifacetada de trocas interpessoais.
Há 62 pares de províncias, regiões e cidades-irmãs entre a China e a Ásia Central. Em 2022, a China propôs organizar um fórum de amizade interpessoal China-Ásia Central e prometeu que nos cinco países o número de cidades-irmãs, gêmeas com cidades da China, chegaria a 100 dentro de uma década.
Desde 2004, a China criou 13 Confucius Institutes (Institutos Confúcio) e 24 Confucius Classrooms (Salas de aula Confúcio) na Ásia Central, com mais de 18.000 alunos estudando agora nessas instituições de aprendizagem.
De 2010 a 2018, o número de alunos da Ásia Central estudando na China aumentou de 11.930 para 29.885, com uma taxa de crescimento anual médio de 12,33%. A China se tornou um dos principais destinos e país preferido para estudantes dos países da Ásia Central para estudar no exterior. O número de estudantes da Ásia Central na China aumentou rapidamente após a pandemia da COVID-19.
Xi também ressaltou a necessidade de fortalecer o diálogo entre civilizações durante o seu discurso de abertura na sexta-feira no China-Central Asia Summit, dizendo que a China convida os países da Ásia Central a participarem do programa "Rota Cultural da Seda", e irá instalar mais centros de medicina tradicional na Ásia Central.
"Nós iremos acelerar o estabelecimento de centros culturais nos países uns dos outros. A China continuará a oferecer bolsas de estudos do governo para os países da Ásia Central e a apoiar as suas universidades para se unirem à University Alliance of the Silk Road", acrescentou Xi.
"Nós garantiremos o sucesso do Ano da Cultura e Artes para os Povos da China e dos Países da Ásia Central, assim como o diálogo de alto nível entre a China e a Ásia Central. Lançaremos o programa Capital Cultural e de Turismo da China-Ásia Central e abriremos serviços de trem especial para turismo cultural na Ásia Central", comunicou Xi.
FONTE CGTN
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article