GSMA publica especificação de "SIM Integrado" para serviços máquina a máquina (M2M)
Iniciativa de SIM Integrado visa acelerar o mercado M2M voltando-se a setores-chave, inclusive de transporte e serviços públicos
LONDRES, 19 de dezembro de 2013 /PRNewswire/ -- A GSMA anunciou hoje a publicação de sua especificação para permitir o provisionamento e gerenciamento remoto "over the air" de SIMs Integrados em dispositivos máquina a máquina (M2M). A especificação, que tem o apoio das principais operadoras de telefonia móvel do mundo e fornecedores de SIM, vai ajudar a garantir soluções técnicas interoperáveis e acelerar ainda mais o crescente mercado M2M. As primeiras implementações da solução de SIM Integrado em conformidade com a GSMA deverão ser lançadas em 2014.
"O número de dispositivos móveis conectados deve chegar a 11 bilhões até 2020, crescimento que será liderado predominantemente pelos avanços no mercado M2M", disse Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA. "Este nível de crescimento será fortemente dependente da adoção de uma provisão global e interoperável comum de SIM e arquitetura de gerenciamento que permita que o mercado M2M floresça. A especificação lançada hoje terá um impacto significativo sobre o mercado M2M, uma vez que ela vai ajudar a proporcionar uma redução de custos operacionais e gerar economias de escala."
O uso de SIMs tradicionais, que exigem a inserção e substituição em dispositivos M2M para o transporte, medição de utilitário ou outras aplicações, podem apresentar desafios, porque os dispositivos M2M estão muitas vezes localizados remotamente e hermeticamente fechados. O SIM não removível específico é integrado ao dispositivo M2M no ponto de fabricação e mais tarde pode ser remotamente fornecido com o perfil de assinatura da operadora que fornece a conectividade, o que pode ser posteriormente alterado ou modificado pelo ar (over the air). Isso elimina a necessidade de intervir para substituir cartões SIM durante a vida útil de cada produto M2M, reduzindo custos operacionais e logísticos contínuos.
A especificação do SIM Integrado permite que as operadoras de rede móvel forneçam conectividade escalável, confiável e segura para dispositivos M2M conectados. Além disso, o SIM Integrado padrão da indústria elimina a necessidade de cada operadora desenvolver sua própria solução técnica para o provisionamento remoto de seus SIMs e também facilita a mudança de operadora, se necessária, no final de um contrato.
O projeto SIM Integrado tem o apoio de operadoras e parceiras de produtos e soluções SIM de todo o mundo, inclusive a AT&T, China Mobile, China Unicom, Deutsche Telekom, Gemalto, Giesecke & Devrient, Morpho (Safran), NTT DOCOMO, Oberthur Technologies, Orange, Telecom Italia, Telefonica, Telenor e Vodafone.
Para mais informações sobre o projeto SIM Integrado da GSMA visite http://www.gsma.com/connectedliving/embedded-sim/
CITAÇÕES DE PARCEIROS
AT&T
"Este é um passo importante na inaugurando de uma nova era para a tecnologia M2M e, como líder global no fornecimento de soluções M2M, temos o prazer de trabalhar em estreita colaboração com a GSMA e parceiros da indústria para entregar uma especificação que vai de encontro com os melhores interesses da indústria", disse Cameron Coursey, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto e Operações, AT&T Emerging Devices.
AUDI
"Sem uma solução de conectividade mundialmente reconhecida, padronizada e harmonizada a indústria automobilística vai se tornar desnecessariamente complexa e fragmentada. Como uma fabricante de automóveis, um SIM Integrado que pode ser provisionado remotamente é absolutamente fundamental para nós em termos de eficiência e simplicidade e é bem-vindo. Agrademos a GSMA e parceiros por concordar com esta especificação", comentou Marcus Keith, gerente de Projeto da Audi connect.
GEMALTO
"A especificação de SIM Integrado é o resultado de uma estreita colaboração entre as MNOs e os grandes atuantes inovadores da indústria no setor de M2M. Ao definir um quadro técnico interoperável cobrindo gerenciamento de assinaturas remoto, a indústria marca outro elemento para um forte início para as implementações aplicações máquina a máquina em grande escala", disse Norbert Muhrer, vice-presidente sênior de M2M da Gemalto.
GIESECKE & DEVRIENT
"O provisionamento e gerenciamento OTA (over the air) de SIMs Integrados é a maior revolução para o SIM desde a sua invenção para telefones móveis. Trabalhando juntos criamos a tecnologia segura e flexível para conectar bilhões de dispositivos M2M e permitir a Internet das Coisas", disse Carsten Ahrens, vice-presidente sênior de Grupo, Divisão de Servidores, Software e Serviços, Divisão 3S da Giesecke & Devrient.
MORPHO (SAFRAN)
"O crescimento do mercado M2M é uma grande evolução na indústria de telecomunicações. Isso requer uma solução flexível para o gerenciamento de acesso seguro a redes em longo prazo. É com prazer que a Morpho contribui para iniciativas de apoio ao desenvolvimento de novas empresas de telecomunicações", disse Yves Portalier, vice-presidente sênior de Telecomunicações da Divisão de e-Documents da Morpho.
NTT DOCOMO
"Uma solução unificada para SIMs Integrados é fundamental para atender às necessidades de aplicações M2M globais. Esta especificação, que foi desenvolvida através dos esforços no setor, vai impulsionar a adoção de SIMs Integrados em todas as regiões, inclusive Ásia", comentou Koichi Takahara, diretor geral do Departamento de Negócios M2M da NTT DOCOMO.
OBERTHUR TECHNOLOGIES
"A criação de uma especificação de SIM Integrado única e global é bem-vinda por parte das operadoras, fornecedores de produtos e soluções de segurança e parceiros de negócios, uma vez que permite a ativação de dispositivos distribuídos globalmente a qualquer hora, em qualquer lugar. Portanto, ela irá criar um ecossistema M2M global mais forte", disse Christian Lefebvre, diretor geral da Linha de Produtos de Telecomunicações da Oberthur Technologies.
VODAFONE
"A Vodafone continua convencida de que um pré-requisito para aplicações de SIM Integrado é normas de interoperabilidade. Congratulamo-nos com a liberação de tais normas para a arena M2M, o que ajudará a acelerar as soluções inovadoras desenvolvidas com os nossos parceiros", comentou Stephen Packer, chefe de Plataformas e Viabilizadores, Vodafone Group Terminals.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel mundiais. Localizada em mais de 220 países, a GSMA une aproximadamente 800 das operadoras de telefonia móvel no mundo com 250 empresas no amplo ecossistema de telefonia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de softwares, fornecedores de equipamentos e empresas de Internet, bem como organizações de setores como serviços financeiros, assistência médica, mídia, transporte e utilidades. A GSMA também produz eventos líderes da indústria, como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo.
Para mais informações, visite o site corporativo da GSMA, acessando www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article