CGTN: Xi enfatiza reconstrução pós-desastre em visita ao nordeste da China
PEQUIM, 8 de setembro de 2023 /PRNewswire/ -- O presidente chinês, Xi Jinping, visitou na quinta-feira moradores afetados pelas enchentes na cidade de Shangzhi, província de Heilongjiang, no nordeste da China, durante a qual enfatizou os esforços para acelerar a reconstrução pós-desastre e garantir a segurança das pessoas afetadas.
Do final de julho ao início de agosto, várias áreas no norte e nordeste da China registraram raros níveis de chuvas e inundações depois que o tufão Doksuri e o tufão Khanun deslocaram-se para o interior, causando vítimas e infligindo danos.
A visita de Xi ocorreu no momento em que a restauração e a reconstrução pós-desastre tornaram-se fundamentais nessas regiões, agora que as águas das cheias baixaram.
Acelerando a reconstrução
No início de agosto, a cidade de Shangzhi sofreu as maiores chuvas registradas desde 1957, que afetaram 79 mil pessoas. A cidade, importante área produtora de grãos, teve quase 420 mil mu (28 mil hectares) de lavouras atingidas pelas chuvas.
Na aldeia de Longwangmiao, onde Xi inspecionou, 58,8% das suas terras cultivadas foram danificadas e 149 dos 193 agregados familiares permanentes na área sofreram danos nas suas casas.
Xi caminhou pelos campos da aldeia para verificar o impacto da enchente nas plantações de arroz. Enquanto caminhava pelas ruas, ele fiscalizou as obras de restauração de casas e infraestruturas danificadas.
Observando que a temporada de inverno chega mais cedo e dura mais nas regiões do nordeste, Xi pediu às autoridades locais que considerem cuidadosa e minuciosamente os assuntos relacionados à vida diária e ao trabalho das pessoas, e façam planos e lancem ações com antecedência.
Ele pediu esforços para reparar as casas danificadas, acelerar a reconstrução pós-desastre, minimizar as perdas agrícolas causadas pelo desastre e garantir a segurança das pessoas afetadas.
Visitando as casas dos aldeões para saber mais sobre as suas perdas e o fornecimento de necessidades diárias, Xi incentivou-os a reforçarem a sua confiança para superar as dificuldades. Ele expressou a esperança de que em breve possam retomar o trabalho e a vida normais e que as suas vidas continuem a melhorar.
Reforço da chamada anterior
A visita de Xi a Longwangmiao é um reforço do seu apelo ao trabalho de reconstrução pós-desastre desde o início da época de cheias no país.
Ele deu instruções sobre a prevenção de inundações e ajuda humanitária em catástrofes no início de julho, exigindo que as autoridades, em todos os níveis, dessem a máxima prioridade à garantia da segurança das pessoas. Isto ocorreu depois que fortes chuvas contínuas atingiram regiões, incluindo o município de Chongqing, no sudoeste da China, que causaram pesadas vítimas e perdas de propriedades.
Durante uma viagem de inspeção na província de Sichuan, no sudoeste da China, no final de julho, ele pediu esforços para fazer preparativos para o controle de enchentes e alívio de desastres e minimizar ao máximo as vítimas e perdas de propriedades, já que julho e agosto marcam o momento em que a bacia do rio Yangtze entra na principal época de cheias.
Em 1º de agosto, Xi deu uma nova instrução, quando chuvas extremas no norte da China e nas regiões ao longo dos rios Amarelo e Huaihe, provocaram inundações e desastres geológicos e causaram pesadas baixas em Pequim e Hebei.
A segurança da vida e das propriedades das pessoas, bem como a estabilidade social, deve ser garantida com esforços máximos, enfatizou Xi na instrução.
Sob as instruções de Xi, autoridades chinesas em todos os níveis lançaram grandes esforços de resgate e auxílio, e o governo central alocou mais de 9,68 bilhões de yuans (quase $1,32 bilhão), em vários fundos de prevenção e auxílio de inundações, para áreas afetadas por desastres desde o início da temporada de inundações deste ano.
Como a China obteve conquistas significativas na prevenção de inundações e no combate a desastres, uma reunião foi realizada pelo Comitê Permanente do Departamento Político do Partido Comunista do Comitê Central da China, em meados de agosto, para organizar mais trabalho sobre recuperação e reconstrução pós-desastre.
"Na China, se o povo encontrar dificuldades, daremos plena importância à nossa superioridade socialista, ou seja, quando ocorrer problemas em um único lugar, a ajuda virá de todos os lados, com o apoio total do Estado", disse o presidente Xi aos aldeões de Longwangmiao.
FONTE CGTN
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article