A "Fiat Lux: Illuminating Our Common Home" ("Faça-se a luz: iluminando nossa Casa Comum"), foi desenvolvida em parceria com a Vulcan Inc. de Paul G. Allen, a Fundação Li Ka Shing, a Okeanos e a Obscura Digital, sob os auspícios do Connect4Climate do Grupo Banco Mundial, como um presente de projeção arquitetônica em larga escala para o Papa Francisco e uma chamada para proteger nossa Casa Comum.
CIDADE DO VATICANO, 4 de dezembro de 2015 /PRNewswire/ -- Em 8 de dezembro, uma coalizão humanitária composta pela Vulcan Inc. de Paul G. Allen, pela Fundação Li Ka Shing e pela Okeanos, em parceria com a Oceanic Preservation Society (Sociedade de Preservação Oceânica) e Obscura Digital, e sob os auspícios da iniciativa Connect4Climate do Grupo Banco Mundial, irá apresentar o que será um presente de arte pública contemporânea, intitulada "Fiat Lux: Illuminating Our Common Home" ("Faça-se a luz: iluminando nossa Casa Comum") ao Papa Francisco, no dia da abertura do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Nesse evento histórico, sem precedentes, belas imagens de nosso mundo natural compartilhado serão projetadas na fachada da Basílica de São Pedro, em um trabalho contemporâneo de arte pública, que conta a história visual da interdependência dos humanos e da vida na Terra com o planeta, a fim de educar e inspirar mudanças na crise do clima, através de gerações, culturas, idiomas, religiões e classes.
Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20151202/292849LOGO
Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20151202/293020
Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20151202/293021
A instalação da arte pública arquitetônica em larga escala se inspira em temas sobre a mudança do clima, dignidade humana e criaturas que vivem na Terra, de acordo com a Encíclica "Laudato Si'" ("Louvado Sejas") do Papa Francisco. Programada para coincidir com o Jubileu e também com a COP21 em Paris, a ocasião histórica irá conclamar os cidadãos do mundo a aderir ao movimento global em favor da proteção de nossa casa comum. A projeção poderá ser vista ao vivo por quem for à Basílica de São Pedro e através de transmissões globais pela TV, ao vivo, bem como por transmissão contínua online.
O evento cinemático apresentará o trabalho de alguns dos mais notáveis fotógrafos e cineastas humanistas e da natureza no mundo, incluindo Sebastião Salgado e (Genesi e Contrasto), Joel Sartore (National Geographic Photo Ark), Yann Arthus Bertrand (Human), David Doubilet, Ron Fricke e Mark Magidson (Samsara), Howard Hall, Shawn Heinrichs, Greg Huglin, Chris Jordan, Steve McCurry, Paul Nicklen e Louie Schwartzberg. A projeção é organizada por Louie Psihoyos e Travis Threlkel e produzida pela Obscura Digital.
"Fiat Lux: Illuminating our Common Home" ("Faça-se a luz: iluminando nossa Casa Comum")
8 de dezembro de 2015, das 19h às 22h CET (horário central europeu)
Praça de São Pedro, Cidade do Vaticano
Para informações à imprensa, por favor, contate: [email protected]
Para ver a transmissão contínua ao vivo do evento, para receber informações em tempo real e baixar material para a imprensa, incluindo imagens e vídeos, por favor visite: OurCommonHome.World
#OurCommonHome
A vice-presidente da Vulcan, Inc., Carole Tomko, diz: "É uma imensa honra participar da parceria que está oferecendo esse presente ao Papa Francisco, com quem nosso fundador Paul Allen compartilha uma visão comum de proteção de nosso inestimável mundo natural". Ela acrescenta: "Nossa esperança é a de que esse trabalho belo e contemporâneo de arte pública irá inspirar os cidadãos do mundo a se congregar em um momento de compaixão e ativar um movimento global para proteger a humanidade, nossa casa comum e as preciosas espécies ameaçadas".
Li Ka-shing diz: "É uma grande honra fazer parte da 'Fiat Lux: Illuminating our Common Home'. Nossa esperança é a de que esse projeto irá inspirar reflexão, reacender nossa busca por sabedoria espiritual e científica, renovar nossa esperança e firmeza. Embora a ciência e a tecnologia possam ampliar a perspectiva humana, é apenas através do amor que a humanidade pode prevalecer. É por isso que é um privilégio participar desse projeto, no centro exato da filosofia do amor fraterno. Agradecemos com humildade e satisfação essa oportunidade".
O presidente do Grupo Banco Mundial, Jim Yong Kim, declara: "Temos a honra de trabalhar com o Vaticano, com o propósito de elevar a conscientização sobre uma questão tão fundamental para nosso objetivo comum de acabar com a pobreza extrema. As pessoas mais pobres do mundo são afetadas desproporcionalmente pelos efeitos do aquecimento climático e são mais vulneráveis a desastres naturais e condições meteorológicas severas. Essa impressionante iniciativa irá atrair a atenção global para a urgência de enfrentar as mudanças do clima para o bem do povo e de nosso planeta".
A gerente do Programa Connect4Climate do Grupo Banco Mundial, Lucia Grenna, acrescenta sobre o programa de parceria global: "Estamos satisfeitos por podermos apoiar a concretização desse presente de arte ao Papa Francisco e por trabalhar com nossos parceiros criativos para destacar as maiores questões enfrentadas pela humanidade, como pobreza e mudança do clima. Essa exibição artística irá contar uma história visual de grande eficácia sobre a interdependência de todas as formas de vida na Terra com o nosso meio ambiente. E esperamos que isso inspire as equipes em Paris a buscar pelo acordo mais ambicioso possível".
SOBRE OS PARCEIROS
VULCAN INC.
A Vulcan Inc. cria e promove uma variedade de empreendimentos de classe mundial e iniciativas de alto impacto, que mudam e melhoram a maneira com que as pessoas vivem, aprendem, fazem negócios e experimentam o mundo. Fundada em 1986 pelo investidor e filantropo Paul G. Allen, a Vulcan supervisiona várias unidades de negócios e projetos beneficentes, como propriedades imobiliárias, investimentos em dezenas de empresas, incluindo as franquias Seattle Seahawks da NFL, Seattle Sounders FC da Major League Soccer (MLS) e Portland Trail Blazers da NBA, a First & Goal Inc., o cinema Seattle Cinerama, o Experience Music Project, o Science Fiction Museum & Hall of Fame (Museu da Ficção Científica e Galeria da Fama), o Allen Institute for Brain Science (Instituto Allen para a Ciência do Cérebro), o Allen Institute for Cell Science (Instituto Allen para a Ciência da Célula), a Fundação da Família Paul G. Allen e a Vulcan Productions. A Vulcan Productions produz filmes de longa-metragem cativantes, séries para a televisão, especiais, conteúdo digital e iniciativas comunitárias elaboradas para inspirar as pessoas a agir em questões críticas de nosso tempo. Para mais informações, visite www.vulcan.com.
FUNDAÇÃO LI KA SHING
Estabelecida em 1980 pelo Sr. Li Ka-shing, a Li Ka Shing Foundation (LKSF) tem três focos estratégicos: fomentar uma nova cultura de doação; apoiar as iniciativas de reforma da educação; e promover a pesquisa e os serviços médicos. O Sr. Li considera a Fundação seu "terceiro filho" e destinou um terço de seus ativos a ela. Com iniciativas espalhadas por 19 países e regiões, a LKSF apoia projetos que promovem o progresso social, através da expansão do acesso à educação de qualidade, serviços médicos e pesquisa, encorajando a diversidade cultural e o envolvimento comunitário. Desde sua criação, a LKSF destinou mais de HK$ 17 bilhões, 87% dos quais beneficiam projetos na região da Grande China.
SOBE A OKEANOS -- FOUNDAÇÃO PARA O MAR
A Okeanos -- Fundação para o Mar (Foundation for the Sea) foca sua atenção em indivíduos e comunidades que estão agindo e tomando medidas positivas para salvar os oceanos e reconectar a humanidade com o mar. A Okeanos encoraja discussões e ações através de documentários que produz ou financia. Entretanto, o principal foco está no desenvolvimento e financiamento de projetos práticos em todo o mundo, com um foco no Pacífico, onde dá suporte a projetos da Pacific Voyagers Charitable Trust. Para mais informações, por favor, visite www.okeanos-foundation.org.
GRUPO BANCO MUNDIAL / CONNECT4CLIMATE
O Grupo Banco Mundial exerce um papel essencial no esforço global para acabar com a pobreza extrema e estimular a prosperidade compartilhada. O grupo é composto por cinco instituições: O Banco Mundial, incluindo o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (IBRD -- International Bank for Reconstruction and Development) e a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA -- International Development Association); a Corporação Financeira Internacional (IFC -- International Finance Corporation); a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA -- Multilateral Investment Guarantee Agency); e o Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI ou ICSID -- International Centre for Settlement of Investment Disputes). Trabalhando juntas em mais de 100 países, essas instituições prestam serviços de financiamento, consultoria e outras soluções que capacitam países para lidar com as dificuldades mais urgentes de desenvolvimento. Para mais informações, por favor, visite www.worldbank.org, www.miga.org e www.ifc.org.
O Connect4Climate (C4C) é o programa de comunicação sobre o clima do Grupo Banco Mundial, dedicado a impulsionar a ação global sobre a mudança do clima, conectando e ampliando as iniciativas e atividades climáticas e criando moedas sociais e capital político para a ação climática. Isso envolve mais de 300 organizações parceiras em todo o mundo e o programa é financiado pelo Banco Mundial, pelo Ministério do Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália e pelo Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) da Alemanha. Para mais informações: www.connect4climate.org.
OBSCURA
A Obscura é um estúdio criativo, com sede no distrito Dogpatch de São Francisco, Califórnia. Desde 2000, o estúdio vem criando experiências imersivas inigualáveis em todo o mundo. Com uma equipe de 60 artistas e tecnologistas trabalhando em tempo integral, o estúdio transforma espaços físicos e conecta profundamente e inspira suas audiências. Seus clientes são pioneiros: corporações com pensamento progressista, dignitários culturais e promovedores de mudanças globais.
SOCIEDADE DE PRESERVAÇÃO OCEÂNICA (OPS -- OCEANIC PRESERVATION SOCIETY)
A Sociedade de Preservação Oceânica (OPS -- Oceanic Preservation Society), organização sem fins lucrativos independente, usa filmes, fotografias, colaboração e a mídia social -- uma "exposição" por vez -- para educar, inspirar e capacitar as comunidades globais, para que se tornem agentes de mudanças ativamente envolvidas em salvar e preservar os oceanos, as espécies ameaçadas e nosso planeta. O primeiro filme da OPS, The Cove, ganhou dezenas de prêmios em todo o mundo, incluindo o Oscar® de Melhor Documentário em 2009, e inspirou mais de um milhão de pessoas a agir. Para mais informações, por favor, visite: www.opsociety.org.
FONTE Vulcan Inc.
Share this article