OneVoice adverte os membros do Knesset sobre colapso econômico da Palestina
NOVA YORK, 26 de julho de 2012 /PRNewswire/ -- Membros da Two-State Solution Caucus (Convenção pela Solução de dois Estados) no Knesset (Parlamento de Israel) assistiram uma apresentação do OneVoice Israel na quarta-feira, advertindo que a Autoridade Palestina estava à beira de um colapso econômico.
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20120428/DC96873LOGO-b )
Mais de 100 cidadãos preocupados se uniram a um grupo de parlamentares, entre eles os presidentes da Convenção, Yoel Hasson e Amir Peretz, membros do Knesset, para um debate com o OneVoice Israel sobre as implicações dos problemas da economia palestina e o impasse das negociações da paz na política e na segurança de Israel. O relatório, preparado por Gershon Baskin, especialista em relações Israel-Palestina, revelou como a crise econômica está perigosamente relacionada com a mudança negativa na opinião pública da Palestina sobre as possibilidades do fim da ocupação e de se chegar a uma solução de dois Estados.
"Essa combinação perigosa aumenta a possibilidade de uma mudança na liderança da Palestina quando, para muitos, nunca houve uma liderança melhor para o estabelecimento da paz", disse Baskin. "Cada vez mais e mais israelenses e palestinos estão perdendo a confiança de que ainda exista uma possível solução de dois Estados, o que torna urgente ter um movimento político positivo dos dois lados", acrescentou.
O relatório afirma que o crescimento da economia palestina apresentou uma queda brusca até agora, em 2012, passando de 9% durante o primeiro trimestre do ano passado para 5,4% este ano. O relatório se baseou em dados obtidos junto ao Ministério das Finanças da Palestina, membros do alto escalão da segurança palestina, e do Banco Mundial. A Autoridade Palestina acumulou uma dívida nacional de $1,5 bilhão, além da sua dívida de $1,2 bilhão a bancos privados locais.
Com restrições a exportações palestinas e metade do orçamento da Autoridade dependendo da transferência de receitas fiscais que Israel recolhe - apesar de frequentemente retê-las de forma punitiva - para eles, o governo palestino tem tido dificuldade para pagar 153.000 funcionários do setor público, entre eles 30.000 funcionários de segurança.
"As possibilidades do fim da ocupação estão se tornando cada vez menores, ao passo que o crescimento da economia palestina tem diminuído, o que cria condições para outra rodada de derramamento de sangue", disse Tal Harris, diretor executivo do OneVoice Israel. "A alternativa para a paz não é o status quo; a alternativa para a paz é a guerra. A solução está em diminuir a dependência da Palestina de Israel e permitir que estabeleçam um estado independente em paz com todos os seus vizinhos."
O relatório apontou também a incapacidade da Autoridade Palestina de buscar assistência junto ao Fundo Monetário Internacional por não gozar do status de país reconhecido internacionalmente. Os membros da Convenção para a Solução de dois Estados do Parlamento israelense presentes à palestra, e que representavam o Kadima, o Partido Trabalhista, Meretz, e Hadash, receberam os dados com preocupação e enfatizaram a necessidade urgente da retomada das negociações.
"A grave crise financeira da Autoridade Palestina e as implicações apresentadas no debate são preocupantes para todos", disse Yoel Hasson, membro do Parlamento e do Kadima. "O primeiro-ministro deve suspender sua política de falta de ação sobre a situação política atual, que não beneficia os interesses de Israel."
Os 35 membros da Two-State Solution Caucus (Convenção para a Solução de dois Estados) concebida e criada em conjunto pelo OneVoice Israel e Hasson, garantem que a solução de dois Estados continua sendo a maior prioridade na agenda do governo de Israel e mantêm a pressão para o fim do conflito.
OneVoice é um movimento popular internacional cujo objetivo é ampliar a voz dos israelenses e palestinos moderados, capacitando-os para exigir uma solução de dois Estados. O movimento educa e treina jovens israelenses e palestinos em habilidades de liderança, ativismo não violento e princípios democráticos. Para apoiar e contribuir com o OneVoice, una-se a nós em www.onevoicemovement.org.
FONTE OneVoice
FONTE OneVoice
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article