O caminho do México rumo à inclusão financeira começa com o compromisso de reduzir o uso do dinheiro
Uma das maiores economias da América Latina mantém o crescimento ao unir-se à Better Than Cash Alliance das Nações Unidas para adotar uma economia de inclusão financeira
CIDADE DO MÉXICO e NOVA YORK, 24 de junho de 2016 /PRNewswire/ -- O governo mexicano aproveita seu crescimento econômico bem-sucedido e sua nova política de inclusão financeira comprometendo-se a aumentar a capacidade dos cidadãos, das empresas e do governo de fazer e receber pagamentos digitais. Ao entrar para a aliança Better Than Cash Alliance das Nações Unidas, o México impulsionará o crescimento inclusivo, empoderará as mulheres e aumentará o PIB do país.
Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20120919/CG77018LOGO
O anúncio foi feito logo após o governo do México apresentar sua política nacional de inclusão financeira, que inclui um chamado para que o país utilize a inovação tecnológica e reduza o uso do dinheiro.
O uso atual dos pagamentos digitais já representou a entrada de aproximadamente US$ 8 bilhões no PIB do México entre 2011 e 2015, de acordo com um relatório recente da Moody's Analytics. Isso indica que há muito potencial para um crescimento ainda maior. Uma pesquisa realizada pela Better Than Cash Alliance também descobriu que, ao digitalizar seus próprios pagamentos feitos com dinheiro, o governo mexicano pode economizar cerca de US$ 1,3 bilhão por ano.
O anúncio do México de intensificar os esforços para abandonar os pagamentos em dinheiro ocorreu em um período de crescimento mais lento na América Latina como um todo. Embora a economia do México seja uma exceção e continue a crescer, apenas 44% dos adultos acima de 18 anos têm uma conta bancária no México, de acordo com uma pesquisa recente do governo sobre a inclusão financeira (ENIF, 2015). No entanto, a população do país é de 120 milhões de pessoas, e mais de 107 milhões têm telefone celular, o que faz com que os pagamentos digitais sejam uma ferramenta potencialmente importante para aumentar a inclusão financeira.
"Estamos diante de uma enorme oportunidade para a inclusão financeira. Devemos utilizá-la para aproveitar o impulso da nova política nacional de inclusão financeira", afirmou Luis Videgaray Caso, Ministro das Finanças e Crédito Público do México. "A integração da tecnologia de pagamentos digitais em todos os órgãos do governo é essencial para isso, e os demais benefícios de eficiência e economia são muito valiosos para serem ignorados. Esse novo compromisso com a Better Than Cash Alliance, que ajuda a implementar nossa política nacional de inclusão financeira e nossa estratégia digital nacional, melhorará a vida de todos os mexicanos e contribuirá para o crescimento econômico inclusivo."
Em 2013, o governo mexicano lançou a estratégia digital nacional "México Digital", que incluía o objetivo de criar uma economia digital. Desde então, o governo tem tomado medidas para abandonar os pagamentos em dinheiro e criar uma base sólida para expandir a partir dela. O número de transações de pagamento digital na Conta Única do Tesouro do governo passou de 69 milhões em 2013 para 116 milhões em 2015. A associação anunciada hoje representa um grande passo para continuar a criar uma economia digital robusta em que todos possam fazer e receber pagamentos eletrônicos com facilidade.
"Quando o México estava na presidência do G20, em 2012, o governo colocou a questão da inclusão social entre as prioridades da agenda global", afirmou a Dra. Ruth Goodwin-Groen, diretora administrativa da Better Than Cash Alliance. "Há muito tempo o país é reconhecido por sua inovação para impulsionar a inclusão financeira. Agora, o México deu outro passo ousado para implementar a nova política de inclusão financeira, com o objetivo de mudar a forma como as pessoas realizam pagamentos, empoderando milhões de pessoas para que participem de uma economia de inclusão financeira digital, gerando vários outros benefícios para o país."
Sobre a Better Than Cash Alliance
A Better Than Cash Alliance é uma parceria entre governos, empresas e organizações internacionais para acelerar a transição do pagamento em dinheiro para pagamentos digitais, com o objetivo de reduzir a pobreza e impulsionar o crescimento inclusivo. O Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital atua como uma secretaria. Para obter mais informações, acesse www.betterthancash.org, siga @BetterThan_Cash e cadastre-se para receber notícias.
FONTE Better Than Cash Alliance
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article