Iniciativa de Arte Global do Guggenheim UBS MAP se expande com a indicação de Sara Raza como curadora do Oriente Médio e da África do Norte
Um projeto sem precedentes de residências, aquisições, exibições e programas educativos chega à sua terceira fase
NOVA YORK, 20 de janeiro de 2015 /PRNewswire/ -- Richard Armstrong, diretor do Museu e da Fundação Solomon R. Guggenheim, anunciou hoje que a curadora, escritora, editora e educadora Sara Raza, de Londres, foi escolhida para a terceira residência de curadoria da Iniciativa de Arte Global do Guggenheim UBS MAP. Como futura Curadora de Oriente Médio e norte da África do Guggenheim UBS MAP, a Sra. Raza vai se unir a June Yap (sul e sudeste da Ásia), Pablo León de la Barra (América Latina) e a equipe do Guggenheim na realização deste programa multianual, que apoia a arte contemporânea, os artistas, a educação e intercâmbios profissionais em três das mais diversificadas e dinâmicas regiões.
Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20150115/169570
Usando o legado do MAP, Sara Raza vai trabalhar de perto com a equipe de curadores do Guggenheim em uma residência de dois anos para pesquisar e adquirir obras de arte recentes de artistas do Oriente Médio e do norte da África que representam os mais proeminentes da região. As obras de arte escolhidas por Raza vão entrar na coleção permanente e formarão a base de uma exposição que será inaugurada no Museu Solomon R. Guggenheim, Nova York, em 2016, antes de viajar para a região. Ela também vai colaborar com a equipe educativa, assim como contribuir com o site do projeto.
A Sra. Raza foi indicada por um comitê de especialistas reconhecidos nesta região: Sam Bardaouil, curador independente, historiador de arte, performista e co-fundador de Art Reoriented; Okwui Enwezor, Diretor de Haus der Kunst, Munique e Diretor do Setor de Artes Visuais da 56a Bienal de Veneza; Reem Fadda, Curadora Associada, Arte do Oriente Médio, Projeto Abu Dhabi, Fundação Solomon R. Guggenheim; Yael Reinharz, Diretor Executivo, Artis; Nada M. Shabout, Professora e Diretora, Instituto de Estudos Culturais Contemporâneos Árabes e Muçulmanos, Universidade do Norte do Texas; e Christine Tohme, curadora independente e diretora-fundadora de Ashkal Alwan – a Associação Libanesa de Artes Plásticas, Beirute.
Sobre Sara Raza
Sara Raza possui Mestrado em História e Teoria da Arte (Século XX) do Goldsmiths College, Universidade de Londres, e está completando atualmente um Doutorado no Royal College of Art. Ela é editora de Ásia Ocidental e Central na revista ArtAsiaPacific e Chefe de Educação e Programas Públicos e Curadora do Festival de Arte Pública 2015, organizado pela Yarat Contemporary Art Space. Nos últimos dez anos, a Sra. Raza organizou numerosas exposições em instituições, incluindo Maraya Arte Centre em Sharjah e Alaan Artspace em Riad. A Sra. Raza foi co-curadora de Rhizoma, uma exposição de artistas contemporâneos da Arábia Saudita encarregada pela Edge of Arabia na 55a Bienal de Veneza (2014), junto com várias outras exposições internacionais em bienais e festivais. A Sra. Raza também trabalhou em diretorias consultivas educativas e foi curadora de programas públicos na Tate Modern (2006–08).
Sobre a Iniciativa de Arte Global do Guggenheim UBS MAP
A Iniciativa de Arte Global do Guggenheim UBS MAP é uma colaboração multianual que mapeia a arte contemporânea em três regiões geográficas – sul e sudeste da Ásia, América Latina e Oriente Médio e norte da África – e engloba residências de curadoria, exposições com turnês internacionais, programas educativos e aquisições para a coleção permanente do Museu Solomon R. Guggenheim. Lançado em abril de 2012, a iniciativa MAP trouxe mais de noventa importantes obras de arte em todo tipo de mídia para a coleção do museu sob os auspícios do Fundo de Compras Guggenheim UBS MAP, criou novos modelos educativos com a colaboração da Asia Society Hong Kong Centre e NTU Centre for Contemporary Art Singapore, e chegou a centenas de milhares de visitantes através das iniciativas digitais como o agregador de conteúdo interativo MAP Navigator, os atuais arquivos educativos e fóruns de discussão online. A iniciativa se baseia e reflete a conhecida história da Fundação Solomon R. Guggenheim de internacionalismo, aumenta significativamente as obras de arte do museu nestas comunidades dinâmicas e faz com que a arte contemporânea, sua prática e educação estejam acessíveis em escala global.
Site do MAP: guggenheim.org/MAP
Site UBS: ubs.com/Guggenheim
Redes Sociais: guggenheim.org/social
#GuggUBSMAP
Para imagens publicitárias, visite: guggenheim.org/pressimages
FONTE Solomon R. Guggenheim Foundation
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article