GSMA introduz nova marca para fundo de desenvolvimento com o lançamento da GSMA Mobile for Development
- Dr. Nasser Marafih nomeado presidente da Fundação GSMA Mobile For Development
LONDRES, 24 de setembro de 2012 /PRNewswire/ -- A GSMA anunciou hoje que, para melhor refletir o papel da habilitação da telefonia móvel em mercados em desenvolvimento, o Fundo de Desenvolvimento da GSMA foi renomeado GSMA Mobile for Development (GSMA Móvel para o Desenvolvimento). A GSMA também anunciou que o Dr. Nasser Marafih, CEO do Grupo Qtel, foi nomeado presidente do Conselho de Administração da Fundação GSMA Mobile for Development (anteriormente denominada Fundação GSMA), que promove o trabalho da GSMA Mobile for Development com a comunidade internacional de desenvolvimento e corretores, gerenciando também parcerias público-privadas.
"O novo nome reflete mais claramente a nossa missão de colocar serviços relevantes e de grande impacto nas mãos de pessoas carentes e é mais um indicativo do papel em evolução da telefonia móvel como uma ferramenta fundamental que permite a mudança positiva social e econômica", disse Chris Locke, diretor administrativo da GSMA Mobile for Development. "Através de sua onipresença, a telefonia móvel é a infraestrutura predominante nos mercados emergentes e o programa Móvel para o Desenvolvimento da GSMA continuará reunindo as operadoras móveis, a mais ampla indústria da telefonia móvel e a comunidade de desenvolvimento para impulsionar serviços móveis comerciais para as pessoas carentes nos mercados emergentes."
"Obrigado ao Conselho da GSMA por me nomear o primeiro presidente", disse o CEO do Grupo Qtel, Dr. Nasser Marafih. "Há uma sinergia profunda entre os objetivos da Fundação GSMA e a visão do Grupo Qtel. Estamos empenhados em melhorar a vida dos nossos clientes e fazer uma diferença importante nos mercados onde operamos na Ásia, Oriente Médio e norte da África. Temos o objetivo de estender os benefícios da tecnologia móvel para as comunidades carentes em toda a nossa pegada, com programas como o mLearning na Tunísia e o dinheiro móvel para as pessoas sem conta bancária, na Indonésia. Também lançamos iniciativas pioneiras para aumentar o acesso móvel às mulheres no Iraque e Indonésia e serviços móveis adaptados para as pessoas com necessidades especiais no Qatar. Com uma mesma qualidade, estou ansioso para trabalhar com a GSMA e seus parceiros para incentivar o desenvolvimento de serviços que melhorem a vida e satisfaçam as necessidades e desejos das pessoas carentes em todos as mercados emergentes."
"Estamos extremamente satisfeitos por acolher uma figura sênior tão respeitada como o Dr. Nasser como presidente da Fundação GSMA Mobile For Development a bordo", disse Anne Bouverot, diretora-geral da GSMA. "O Grupo Qtel já demonstrou notável apoio ao Fundo de Desenvolvimento no passado, com a liderança especial no avanço das iniciativas mWomen no Iraque e na Indonésia e tem demonstrado seu compromisso de alavancar suas redes móveis para promover o que há de melhor."
Desde a sua criação, o Fundo de Desenvolvimento da GSMA faz parceria com 35 operadoras de telefonia móvel através de uma série de programas, lançando 53 serviços e impactando positivamente a vida de dezenas de milhões de pessoas em 30 países. Ele identifica oportunidades de impacto social, econômico e ambiental e ajuda a estimular o desenvolvimento de serviços móveis escaláveis e que melhoram a vida através de programas como o Community Power from Mobile (Poder da Comunidade a partir do Móvel), Green Power for Mobile (Poder Verde para o Móvel), Mobile Money for the Unbanked (Dinheiro Móvel para os Sem Banco (MMU)) e mWomen.
Desde a fundação do programa MMU, a indústria aumentou em cinco vezes, com mais de 100 implementações de dinheiro móvel ativos no mundo atualmente, 80 por cento das quais em mercados em desenvolvimento. O Green Power para o programa móvel, através de mais de 24.000 implantações de estações base ativas e planejadas, vai economizar mais de 422 milhões de litros de diesel e 1,4 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano, enquanto conecta 27 milhões de habitantes das zonas rurais à rede móvel. A evolução deste programa, o Community Power from Mobile, está fornecendo acesso à energia para aldeias remotas, iluminando moradias e alimentando serviços-chave, tais como clínicas e geladeiras de vacinas.
O programa mWomen centra-se em permitir a posse e o uso da tecnologia móvel pelas mulheres para melhorar o acesso delas aos serviços de saúde e educação, oferecer uma maior sensação de segurança e independência e aumentar as oportunidades econômicas e rendimentos. O Fundo de Desenvolvimento também tem impulsionado serviços móveis comerciais nas principais áreas da saúde, agricultura e aprendizagem.
Notas aos Editores:
A Fundação GSMA Mobile for Development
A Fundação GSMA Mobile for Development é uma entidade registrada nos EUA 501 (c) (3) que trabalha em conjunto com a GSMA Mobile for Development a fim de promover e implementar parcerias entre a indústria de comunicações móveis e a comunidade internacional de desenvolvimento para oferecer serviços destinados a melhorar a vida de pessoas mal servidas em mercados emergentes.
Biografia do Dr. Nasser:
O Dr. Nasser Marafih é o diretor-presidente do Grupo Qtel desde 2006. Ele também atuou como CEO da Qtel Qatar de 2002 até 2011. Nascido em Doha, Qatar, o Dr. Marafih é bacharel em Engenharia Elétrica, Mestre em Ciências e Doutor em Engenharia de Comunicação, tudo pela George Washington University, nos EUA. O Dr. Nasser começou sua carreira na Qtel em 1992 como consultor especialista da Universidade do Qatar e esteve envolvido na introdução do primeiro serviço GSM no Oriente Médio em fevereiro de 1994. Ele veio para a Qtel em fevereiro de 1994 como diretor de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento e dirigiu uma série de projetos estratégicos, inclusive a introdução do serviço de internet no Qatar em 1996 e a privatização da Qtel de uma empresa estatal a uma empresa de capital aberto em 1999. Depois de sua nomeação como CEO em 2001, o Dr. Nasser liderou o crescimento global da Qtel nos últimos anos para expandi-la para 17 operações no Oriente Médio e na Ásia, incluindo a aquisição da Wataniya Telecom pela Qtel, a parceria estratégica da Qtel com a ST Telemedia em Cingapura, bem como a compra de uma participação controladora pela empresa na Indosat da Indonésia.
O Dr. Marafih atua como membro do conselho de várias empresas, inclusive: Indosat (Indonésia), Starhub (Cingapura), Wataniya (Kuwait), Asiacell (Iraque), Nedjma (Argélia), Tunisiana (Tunísia), Wataniya (Palestina) e wi-tribe (Filipinas). Além disso, é membro dos Conselhos da GSMA e SAMENA.
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras de telecomunicações móveis do mundo inteiro. Cobrindo mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 das operadoras móveis do mundo, bem como mais de 230 companhias do ecossistema mais amplo de telecomunicação móvel, inclusive fabricantes de aparelhos, companhias de software, fornecedores de equipamentos, companhias de internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA também produz eventos líderes do setor tais como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo.
Para obter mais informações, favor visitar o website corporativo da GSMA, www.gsma.com ou Mobile World Live, o portal on-line da indústria de comunicações móveis: www.mobileworldlive.com
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article