CGTN: astronautas da Shenzhou-12 tornam-se os primeiros chineses a entrar em uma estação espacial
PEQUIM, 21 de junho de 2021 /PRNewswire/ -- Três astronautas chineses entraram na estação espacial de seu país durante a missão Shenzhou-12, acabando com a história de "nenhum chinês em estações espaciais".
O trio formado por Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo entraram no módulo central da estação espacial "Tianhe" a partir da espaçonave da Shenzhou-12 lançada na quinta-feira, de acordo com o Escritório de Engenharia Espacial Tripulada da China.
Isso aconteceu mais de 20 anos depois do lançamento da Estação Espacial Internacional (ISS), que não permite que astronautas chineses estejam a bordo devido a uma lei dos EUA que proíbe a National Aeronautics and Space Administration (NASA) de trabalhar com seus colegas chineses.
Como a ISS está se aposentando e a Rússia decidiu se retirar do projeto, a China se destacou ao construir uma nova estação espacial e está convidando a cooperação global.
A estação espacial chinesa, orbitando a Terra a cerca de 400 quilômetros de altura, ainda está em construção, já que oito outras missões, incluindo três tripuladas, ainda estão sendo preparadas.
Atualmente, a estação é composta por um módulo central chamado Tianhe, uma nave de suprimentos Tianzhou-2 e a Shenzhou-12, que acoplaram com a estação espacial menos de três horas antes da entrada.
Astronauta, cosmonauta ou taikonauta?
Alguns chineses estão tão orgulhosos das últimas conquistas que retomaram o tópico de como denominar as pessoas no espaço.
O problema do nome surgiu na Guerra Fria, quando a União Soviética denominou seus heróis espaciais "cosmonautas", enquanto os EUA chamavam os seus de "astronautas".
Posteriormente, a palavra "taikonauta" foi cunhada usando o equivalente em mandarim da palavra espaço - taikong - e o sufixo comum "-nauta".
Os dicionários Oxford e Longman listaram a palavra taikonauta e disseram que significa um astronauta chinês.
Próximos passos
No momento, os três astronautas estão desempacotando os suprimentos na Tianzhou-2, configurando conexões Wi-Fi e outros equipamentos na estação espacial.
Eles permanecerão na estação por pelo menos três meses e realizarão vários testes tecnológicos e experimentos científicos, durante os quais serão realizadas também caminhadas no espaço que envolvem braços de robôs.
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=QINRV_S-Pkk
FONTE CGTN
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article