PEQUIM, 1 de outubro de 2014 /PRNewswire/ -- Na noite de 29 de setembro, horário de Pequim, a Air China e a Boeing ofereceram uma grande cerimônia de entrega da aeronave em Seattle, nos Estados Unidos, tornando oficial a entrega do primeiro B747-8 da China para a Air China. Este tipo de avião faz parte da última geração da linha B747. Chegará a Beijing Capital International Airport no dia 1 de outubro, horário de Pequim, no Dia Nacional da China, e se unirá à frota da Air China em outubro. O novo B747 é mais eficiente, mais silencioso e mais favorável ao meio ambiente, e se tornará uma das principais aeronaves de grande porte nas rotas internacionais de longa distância da Air China.
Song Zhiyong, o presidente da Air China, Zhang Hongying, diretor geral do Departamento de Certificados de Aeronavegabilidade da CAAC, John Wojick, vice-presidente sênior de vendas e marketing global da Boeing, representantes dos clientes corporativos dos escritórios da Air China na América do Norte, e jornalistas da mídia da China e dos Estados Unidos compareceram à cerimônia. Joseph F. Sutter, de 93 anos e o legendário designer do B747, também estava presente. Conhecido como o "Pai do B747", Joseph não poupou elogios à Air China, afirmando que a companhia obterá um sucesso cada vez maior na indústria das linhas aéreas internacionais no futuro. A Air China também convidou alguns de seus funcionários que vivenciaram muitas experiências com o B747 – eles são pai e filho, ambos pilotos, mentor e "discípulo" que são ambos comissários de bordo, e colegas de trabalho, ambos engenheiros de manutenção, o que despertou muita atenção no evento.
O B747 é uma legendária aeronave de grande porte e de grande alcance. A Air China já operou aviões da linha B747, incluindo o 747-SP, 747COM e 747-400 All-Passenger. A linha B747 tem sido o principal tipo de aeronaves de grande porte nas rotas nacionais e internacionais nos últimos 20 anos, e desempenha um papel importante na expansão da rede de rotas internacionais da Air China. É muito bem aceito pelos passageiros graças ao exclusivo design de seu double-deck, sua confiabilidade e comodidades, obtendo assim uma reputação invejável no setor.
A fuselagem do jato B747-8 de grande porte e de grande alcance recentemente entregue à Air China mede 76,4 metros de comprimento, tendo 5,5 metros a mais do que o B747-400. Acomoda 467 passageiros e alcança até 14.815 quilômetros (8.000 milhas náuticas). Utilizando mais tecnologia eletrônica e de automação, o jato é uma mostra de recursos de digitalização. As novas ferramentas do cockpit auxiliam a aprimorar a eficiência e a segurança do voo. O novo sistema de navegação, que faz parte do B747 pela primeira vez, ajuda os pilotos a escolherem melhores rotas de voo, garantindo uma aterrisagem e uma decolagem suaves em condições desfavoráveis. Usa algumas das tecnologias de alto nível do B787-8 Dreamliner, conta com motores e um design das asas mais eficiente do que as aeronaves existentes na linha B747, e impressiona com sua confiabilidade operacional e seu voo suave. Apresenta uma eficiência de combustível 16% maior do que o B747-400, produz emissões mais baixas, utiliza tecnologias de redução de ruído, é 30% mais silencioso do que o B747-400 e mais favorável ao meio ambiente.
Para proporcionar uma experiência de viagem mais agradável aos passageiros, a Air China usa um novo conceito de decoração interior de cabina em seu primeiro B747-8. A nova decoração é um conceito original de Han Meilin, um artista chinês altamente reconhecido que foi o designer do logo corporativo da Air China. As imagens, que representam os três elementos tradicionais da cultura chinesa—bonitas nuvens, peças de cerâmica e o pássaro fênix da prosperidade – combinam perfeitamente com o ambiente sofisticado da cabina. Os três elementos representam o céu, a terra e o voo, transmitindo a ideia de que o céu, a terra e o homem estão em perfeita harmonia em um mundo feliz e pacífico. A decoração interior expõe os passageiros à cultura chinesa assim que entram na cabina. Além disso, a configuração do B747-8 da Air China oferece, pela primeira vez, as quatro classes – Primeira Classe, Classe Executiva, Classe Econômica Premium e Classe Econômica. A Primeira Classe e a Classe Executiva são equipadas com assentos ergonomicamente projetados que se tornam camas totalmente horizontalizadas, enquanto a Classe Econômica Premium oferece assentos com espaço para as pernas 120% maior do que o da Classe Econômica. Toda a cabina é equipada com tomadas elétricas e sistema de entretenimento individual, oferecendo inúmeras opções de AVOD (Audio Video on Demand). Há mais espaço a bordo e os compartimentos de bagagem são maiores e mais fáceis de abrir e fechar, satisfazendo as necessidades dos passageiros em voos de longa distância. A parede da cabina aerodinâmica e elegantemente curva, o teto alto e o novo sistema de iluminação realçam ainda mais o espaço.
Song Zhiyong, o presidente da Air China, conta que o B747 tem uma história fascinante sobre o desenvolvimento da Air China e até mesmo da indústria da aviação civil chinesa. O B747 é o primeiro tipo de aeronave de grande fuselagem e longo alcance transoceânico do mundo, um marco na história da aviação civil mundial. Desde sua introdução na indústria da aviação civil da China em 1980, a aeronave testemunhou vários eventos importantes, incluindo o início dos voos diretos entre a China e os Estados Unidos, o sucesso da escolha da China como o local para as Olimpíadas, o primeiro voo chinês sobre o Ártico, e o primeiro voo biocombustível experimental da China. Sendo o principal tipo de aeronave de grande fuselagem da Air China, é também uma importante parte da iniciativa da empresa de evoluir e se tornar uma das linhas aéreas de classe internacional. Sem dúvida, o B747-8 recentemente entregue estimulará ainda mais a rede de rotas globais da Air China, oferecendo experiências de viagem mais agradáveis aos passageiros de todo mundo. A linha aérea está pronta e preparada para continuar esta história fascinante da Boeing e para atender plenamente aos viajantes.
Em junho de 2014, a Air China contava com uma frota de 512 aeronaves das linhas Boeing e Airbus (incluindo as operadas pelas empresas nas quais a Air China tem participação). Estes aviões têm em média 6,22 anos, o que lhe proporciona uma frota com uma estrutura saudável de aeronaves de longo e médio alcance. A Air China conta com a maior frota de aeronaves de grande porte da China. Opera 323 rotas de passageiros, atendendo 162 cidades em 32 países (regiões). Em parceria com a rede de rotas da Star Alliance, transporta passageiros a 1328 destinos em 195 países. No dia 26 de setembro, a Air China recebeu seu 20o B777-300ER, um tipo de aeronave muito popular com os passageiros de viagens a negócios. No final de 2015, a Air China terá recebido 7 aeronaves B747-8, o que consolidará ainda mais a rede de rotas de longo alcance da Air China com sua frota de B777-300ER e a maior frota de Airbus 330 da China, oferendo um número maior de opções para os passageiros em todo o mundo. Foi anunciado que ao ser introduzido na frota da Air China, o B747-8 atendará o mercado nacional a partir de 11 de outubro, e no final do ano operará em rotas internacionais como Beijing-Frankfurt e Beijing-Los Angeles.
FONTE Air China
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Share this article