World Water Week inicia com líderes mundiais pedindo investimentos verdes para garantir fornecimento de água para as cidades no futuro
ESTOCOLMO, 22 de agosto de 2011 /PRNewswire/ -- Líderes mundiais, reunidos hoje na sessão de abertura da 2011 World Water Week, em Estocolmo, na Suécia, pediram mais investimentos em infraestrutura resiliente a desastres e um controle mais inteligente da água, para evitar que secas, inundações e poluição ameacem ainda mais a segurança do suprimento de alimentos, energia e água em um mundo em que a urbanização está cada vez mais acelerada.
Para um kit de imprensa, antecedentes, fotos e vídeo, veja: http://www.worldwaterweek.org/media
A expectativa é de que a quantidade de pessoas que vivem em cidades deve equivaler a 80 por cento da população mundial até 2050. A maior parte desse crescimento está concentrado em áreas de risco de escassez de água ou de enchentes desastrosas.
Ao falar aos participantes do evento, o diretor-executivo do Stockholm International Water Institute (SIWI), Anders Berntell, advertiu: "estamos correndo o risco de perder a batalha, na área de serviços de água e saneamento, em muitas cidades do mundo e essa é uma luta que não podemos nos dar ao luxo de perder".
Durante toda a semana, os especialistas reunidos no evento vão discutir as opções mais inteligentes para assegurar que os recursos limitados de água sejam alocados para atender as crescentes demandas dos municípios, da agricultura, da indústria, das companhias elétricas e das residências, em equilíbrio com a capacidade da natureza.
"As cidades proporcionam grande economia de escala e oferecem oportunidades excelentes para o desenvolvimento de uma infraestrutura eficaz, que possibilite um reaproveitamento maior da água e de resíduos, além de um uso mais eficiente da água e da energia", acrescentou Anders Berntell.
A ministra sueca da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Gunilla Carlsson, destacou que "o maior acesso ao fornecimento de água limpa e saneamento é um fator catalítico importante para o desenvolvimento. Os custos da omissão excedem os custos do controle sustentável e funcional dos recursos aquáticos".
"Durante a semana, Sua Majestade Carlos XVI Gustavo, Rei da Suécia, vai entregar o prestigioso Stockholm Water Prize ao professor Stephen R. Carpenter, da Universidade de Wisconsin-Madison, por seu notável trabalho na proteção dos ecossistemas dos lagos. Outros prêmios a serem entregues durante a semana são o Stockholm Junior Water Prize e o Stockholm Industry Water Award.
Sobre a World Water Week em Estocolmo
A World Water Week em Estocolmo é o espaço para o encontro anual sobre as questões mais urgentes do planeta relacionadas à água. Organizado pelo Stockholm International Water Institute (SIWI), o evento reúne 2.500 participantes, entre especialistas, profissionais, tomadores de decisão e inovadores empresariais, para encorajar novas formas de pensamento e desenvolver soluções. www.worldwaterweek.org.
FONTE Stockholm International Water Institute
FONTE Stockholm International Water Institute
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article