Workshop promove debates sobre os desafios da questão hídrica
Profissionais apontaram as áreas que devem direcionar as mudanças na gestão da água em São Paulo
Profissionais apontaram as áreas que devem direcionar as mudanças na gestão da água em São Paulo
SÃO PAULO, 30 de novembro de 2015 /PRNewswire/ -- A Arup, empresa multidisciplinar de engenharia e consultoria com reputação de realizar projetos inovadores e sustentáveis, organizou, em conjunto com o Insper e o Arq.Futuro, um workshop com o objetivo de trazer soluções para a escassez de água em São Paulo. A atividade ocorreu no segundo dia do evento "O futuro da água urbana".
Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20130826/MM69714LOGO
O workshop contou com a presença de representantes de governos e da sociedade civil, prestadores de serviços, formuladores de políticas públicas, acadêmicos, arquitetos, engenheiros, investidores, planejadores urbanos e formadores de opinião sobre o tema. Divididos em grupos e através de dinâmicas e debates, eles analisaram quais temas devem ser priorizados para que seja possível promover mudanças efetivas na gestão da água em São Paulo – relacionados a aspectos sociais, tecnológicos, econômicos, ambientais e políticos.
No primeiro dia do evento, quando foi realizado um seminário com palestras e debates de especialistas e autoridades do setor, a equipe da Arup de pesquisa e inovação havia apresentado o estudo "Drivers of Change Water". A publicação explora tendências, análises e previsões sobre a gestão da água nas próximas décadas ao redor do mundo, avaliando desafios e oportunidades, que foram a base das discussões dos especialistas durante o workshop. Clique nesse link para acessar os Drivers of Change Water cards.
Francesca Birks, da equipe de pesquisa e inovação da Arup, fez uma apresentação na abertura do workshop, falando sobre a importância de se ter uma visão holística do futuro e destacando as principais tendências do mundo atual – um cenário de mudanças constantes e contextos variáveis.
Por sua vez, Vincent Lee, líder da Arup da área de recursos hídricos nas Américas, apresentou um panorama global da escassez de água, junto com uma projeção para as próximas décadas, em que cada vez mais pessoas estarão vivendo em cidades. Ele trouxe cases de sucesso na Europa e nos Estados Unidos, que conseguiram unir economia de água, redução de emissões atmosféricas e retorno financeiro.
Durante o workshop, os especialistas apontaram diversos temas que poderiam ser priorizados para São Paulo superar a escassez de água, através de um enfoque multidisciplinar. Houve consenso com relação ao fato de que os padrões de urbanização foram determinantes para a ocorrência dos problemas atuais, somados a uma infraestrutura hídrica envelhecida. Os profissionais destacaram, como possíveis saídas, a importância de que a população tenha uma grande consciência hídrica, a ampliação do reúso da água e uma maior transparência na gestão pública, dentre outras.
Pablo Lazo, diretor de planejamento urbano da Arup no Brasil, foi o responsável pela condução do workshop. Pablo afirmou que os cenários explorados e os desafios discutidos pelos participantes devem ajudar São Paulo a fazer uma melhor integração da água dentro de um planejamento urbano integrado. "Esse workshop foi uma excelente oportunidade para especialistas conversarem sobre os desafios e oportunidades nesse cenário de crise hídrica", disse.
A equipe da Arup de pesquisa e inovação irá compilar as ideias compartilhadas durante o workshop num relatório final, que irá analisar como essas possíveis estratégias poderiam influenciar políticas públicas e a infraestrutura hídrica de São Paulo.
SOBRE A ARUP
A Arup é a força criativa na concepção de muitos dos projetos mais proeminentes do mundo no ambiente construído e em todos os setores. São 13.000 arquitetos, designers, engenheiros e consultores que realizam projetos inovadores em todo o mundo, através de 92 escritórios em 40 países, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo no Brasil.
A Arup foi fundada em 1946 e é baseada em valores que estimulam uma cultura distinta, a independência intelectual e o trabalho colaborativo. Os profissionais na Arup são movidos pela busca constante por caminhos capazes de resultar nas melhores soluções de projeto. Para mais informações, visite o site da Arup em www.arup.com e a revista on-line da Arup nas Américas em www.doggerel.arup.com.
SOBRE O INSPER
O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos dedicada ao ensino e pesquisa, contando com sólida reputação em Administração e Economia. Tem como Visão ser um centro de referência em ensino e pesquisa nas áreas de Administração, Economia, Engenharia e Direito. Em seu campus, na Vila Olímpia (SP), oferece desde cursos de Graduação (Economia, Administração e Engenharia) a cursos de Pós-Graduação (MBA, Certificates, Mestrados Profissionais e Doutorado) e de Educação Executiva (programas customizados e de curta e média duração). No âmbito da produção de conhecimento, a Instituição atua por meio de centros de pesquisa que reúnem docentes pesquisadores dedicados ao estudo e formulação de propostas em políticas públicas (CPP), estratégia (CPE) e finanças (CeFi). A Instituição também promove iniciativas, discussões e programas de empreendedorismo e inovação por meio de um centro específico (CEMPI). Visite: www.insper.edu.br.
SOBRE O ARQ.FUTURO
Fundado em 2011, o Arq.Futuro é uma plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, com o objetivo de democratizar a informação sobre temas urbanos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das cidades brasileiras. Atuando em múltiplas plataformas, o Arq.Futuro organiza seminários internacionais, edita livros, promove mostras de cinema e exposições, além de fomentar constantemente o debate sobre inovação urbana em seu site e redes sociais, através da publicação de artigos, entrevistas, enquetes, vídeos e fotos. Com o objetivo de analisar a realidade urbana numa perspectiva transversal, o Arq.Futuro reúne arquitetos, economistas, juristas, gestores públicos e privados, agentes de inovação, representantes da sociedade civil, artistas e acadêmicos em eventos abertos ao público. Desde a sua fundação, tem atraído para suas atividades nomes de peso da arquitetura mundial, entre eles, João Filgueiras Lima/ Lelé (1932-2014), Shigeru Ban, Zaha Haddid, Jacques Herzog, Thom Mayne, Elizabeth Diller, Liu Thai Ker, Alejandro Aravena, Alexandros Washburn e Isay Weinfeld.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Race Comunicação
Tel: (11) 2894-5607 / 2548-0720
Alan Mariasch
Mariana Morena
[email protected]
www.RaceComunicacao.com.br
FONTE Arup
Share this article