WISE divulga resultados de pesquisa
Como serão as escolas em 2030?
DOHA, Catar, 30 de outubro de 2014 /PRNewswire/ -- O World Innovation Summit for Education (WISE), uma das principais iniciativas internacionais voltadas a impulsionar a inovação e a colaboração na área educacional, acaba de anunciar os resultados de uma pesquisa realizada junto à sua comunidade global de especialistas que revela as perspectivas desses profissionais com relação a como serão as escolas em 2030.
Para ver o Release de Notícias de Multimídia, acesse: http://www.multivu.com/players/English/7364351-WISE-release-survey-results/
Os resultados principais mostram que os sistemas educacionais deverão passar por mudanças expressivas. As escolas irão se tornar ambientes interativos nos quais as inovações tecnológicas e as mudanças nas grades dos cursos transformarão significativamente o papel dos professores e reconfigurarão o cenário do aprendizado.
A pesquisa revela um forte consenso em torno da ideia de que a inovação é parte integral do futuro da educação. Entre os entrevistados, 93% dos especialistas foram enfáticos ao afirmar que são a favor das escolas que adotam métodos inovadores baseados em novas metodologias de ensino e processos criativos.
Especialistas que fazem parte da comunidade do WISE acreditam que as escolas irão evoluir e se tornar redes de aprendizado. Recursos e tecnologias on-line servirão de apoio para atividades de networking entre pares, diálogos e trocas, impulsionando um movimento em direção a um aprendizado colaborativo. Segundo a pesquisa, quase metade dos especialistas (43%) acredita que o conteúdo virá predominantemente de plataformas on-line, comparado a apenas 29% que consideram que as escolas tradicionais continuarão a ser a fonte primária de conhecimento. Esses profissionais, no entanto, destacam que as fontes geradoras de inovação são diversas, não apenas tecnológicas.
Entre os entrevistados, 75% dos especialistas acreditam que os ativos mais valorizados em 2030 serão as habilidades pessoais e interpessoais. Somente 42% apostam no conhecimento acadêmico como algo de grande valia para os estudantes.
Adicionalmente, 83% dos entrevistados consideram que o conteúdo se tornará mais individualizado e refletirá as necessidades específicas de cada aluno. Outro resultado importante da pesquisa defende a evolução do papel do docente em se tornar um facilitador do aprendizado e deixar de ser apenas aquele que passa seu conhecimento para os alunos.
Os especialistas também concordam que a presença física e a interação humana continuarão a ser indispensáveis para a educação no futuro.
Em se tratando de certificações e avaliações, as opiniões são divididas: 39% defendem dos entrevistados acreditam que os diplomas continuarão a ser o método mais importante de avaliação, enquanto um terço (37%) prevê que as certificações profissionais que avaliam qualificações, como gerenciamento, colaboração ou criatividade, terão um papel mais importante.
A 2030 School Survey, realizada entre 3 e 30 de junho de 2014, entrevistou 645 especialistas representantes da comunidade global do WISE, que engloba mais de 15.000 indivíduos.
Para detalhes adicionais : http://www.wise-qatar.org/school2030.
FONTE World Innovation Summit for Education (WISE)
Related Links
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article