Varian Medical Systems investe na capacitação de profissionais para melhoria da radioterapia no Brasil
Empresa lança sistemas em português e investe em curso online da Sociedade Brasileira de Radioterapia para aumentar a acessibilidade e a qualidade do tratamento no Brasil
SÃO PAULO, 7 de agosto de 2012 /PRNewswire/ -- A Varian Medical Systems, líder mundial na fabricação de tecnologias para o tratamento do câncer com equipamentos para radioterapia e radiocirurgia, lança versões em português de seus softwares para planejamento e gerenciamento destes tratamentos. A Varian trabalhou diretamente com especialistas brasileiros para traduzir os programas para o português e também para adaptá-los para a realidade local, com o objetivo de aumentar a segurança e a efetividade da radioterapia no País.
"Nós acreditamos que este é um passo muito importante para apoiar profissionais que operam tecnologias para radioterapia e não têm inglês fluente," disse Kolleen Kennedy, presidente da área de Sistemas Oncológicos da Varian. "Além de maior segurança, esses sistemas em português facilitarão o aprendizado e a utilização de recursos mais avançados disponíveis nos equipamentos, ampliando o acesso a tratamentos de altíssima qualidade."
A radioterapia é indicada para mais de 60% de todos os casos de câncer, inclusive os mais prevalentes da população brasileira: próstata e pulmão, entre os homens, e mama e colo uterino, entre as mulheres. O tratamento é administrado através de uma máquina chamada acelerador linear, que envia radiação ao ponto exato onde está localizado o tumor com o objetivo de destruir a células cancerígenas, ao mesmo tempo em que minimiza a exposição de tecidos e áreas sadias. A radioterapia moderna exige o desenvolvimento de um complexo plano de tratamento, que é executado por uma equipe multidisciplinar composta por um radio-oncologista, um físico médico e um tecnólogo, com o auxílio de softwares como o Eclipse® (para o planejamento do tratamento) e o ARIA® (para o gerenciamento de todos os seus aspectos), ambos fabricados pela Varian.
Os programas de gerenciamento, como o ARIA®, além de coordenar as atividades clínicas, administrativas e financeiras de um departamento de oncologia médica, mantêm o histórico do paciente na radioterapia e de todos os outros tratamentos aos quais ele foi submetido. Desta forma, qualquer médico no centro clínico pode acessar informações completas a qualquer momento do tratamento e oferecer os melhores cuidados para cada pessoa.
"A Varian está comprometida com a evolução dos serviços de radioterapia no Brasil. Nós acreditamos que, ao disponibilizarmos nossos softwares em português, podemos ajudar a melhorar ainda mais a qualidade do tratamento oferecido aos pacientes brasileiros. Esta iniciativa faz parte do compromisso firmado pela nossa presidente para Sistemas Oncológicos, Kolleen Kennedy, durante sua vinda ao país, em abril deste ano," comentou Chris Toth, vice-presidente de Marketing, em recente visita ao Brasil.
A Varian também está aumentando seus investimentos no treinamento de especialistas brasileiros em radioterapia. A empresa já tem um acordo assinado com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para investimentos no programa Ciências sem Fronteiras, iniciativa do governo federal para promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência, tecnologia e da inovação por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores. Além disso, por meio de sua fundação, a Varian Foundation, disponibilizará recursos financeiros para a realização do programa de educação continuada à distância que está sendo idealizado pela Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) para atualização de profissionais em todo país. O curso online será ministrado por professores selecionados pela SBRT e as aulas serão transmitidas através de uma plataforma virtual hospedada no site da Sociedade.
"O objetivo de oferecer esse curso à distância é levar o conhecimento sobre as novas tecnologias aos profissionais de áreas distantes dos principais centros, capacitando-os para tomar a melhor decisão terapêutica de acordo com a tecnologia disponível. Com isso melhoraremos o nível da especialização em radioterapia no país, o que terá impacto direto no acesso dos pacientes destas regiões a tratamentos mais avançados e eficazes, conduzidos por profissionais com níveis de qualificação adequados," afirma Dr. Robson Ferrigno, presidente da SBRT.
Sobre a Varian no Brasil
A Varian possui uma relação de longo prazo com a comunidade brasileira de tratamento do câncer. A companhia forneceu o primeiro acelerador linear para o Hospital Oswaldo Cruz, em 1971.
Atualmente, a tecnologia Varian está presente em várias instituições de referência no tratamento do câncer, incluindo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital AC Camargo, e o Hospital Sírio Libanês, todos em São Paulo.
A Companhia possui escritório em São Paulo, com aproximadamente 60 funcionários.
Sobre a Varian Medical Systems, Inc.
A Varian Medical Systems é a fabricante líder mundial de dispositivos médicos e de software para tratamento de câncer e outras condições médicas com radioterapia, radiocirurgia e braquiterapia. A empresa também fornece software de informática para gerenciamento de clínicas de câncer em geral, centros de radioterapia e práticas oncológicas médicas. A Varian é a principal fornecedora de tubos e detectores digitais para radiografias em aplicações médicas, científicas e industriais, e também fornece produtos de geração de imagens de raios X para varredura de carga e inspeção industrial. Com sede em Palo Alto, Califórnia,e foi a segunda companhia, depois da Hewlett Packard (HP), a ser lançada no Vale do Silício por cientistas e físicos que desenvolveram e construíram o primeiro acelerador linear médico na Universidade de Stanford. A Varian foi uma das primeiras empresas a se associar à Universidade de Stanford para desenvolvimento de pesquisas de alta tecnologia.
A Varian Medical Systems emprega aproximadamente 6.100 pessoas localizadas em fábricas na América do Norte, Europa e China e em cerca de 70 pontos de venda e escritório de suporte em todo o mundo. A Varian investiu mais de US$ 170 milhões no ano passado em P&D – mais do que qualquer outro fabricante de equipamentos para radioterapia do mercado. Isto faz da Varian também a maior inovadora em equipamentos radioterápicos para tratamento do câncer. Atualmente, a empresa possui 14 unidades de manufatura nos Estados Unidos, Canadá, Suíça, Reino Unido, Alemanha, França, Finlândia, China e Japão.
Para mais informações, entre em contato com:
Edelman Significa
Debora Comenalli
[email protected]
(11) 3066 7770
Carolina Lobo
[email protected]
(11) 3060 3149
Elaine Lewis
[email protected]
(11) 3060 3159
FONTE Varian Medical Systems
FONTE Varian Medical Systems
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article