Vaccinex, Inc. inicia teste clínico de novo anticorpo terapêutico em pacientes com câncer com tumores sólidos avançados
ROCHESTER, Nova York, 4 de janeiro de 2011 /PRNewswire/ -- A Vaccinex, Inc. anunciou hoje que recebeu autorização da FDA e que vai iniciar um teste clínico de Fase 1 para avaliar a segurança, nível de tolerância, farmacocinética e farmacodinâmica do anticorpo terapêutico VX15/2503 em pacientes com câncer com tumores sólidos avançados.
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20101101/NY92716LOGO )
O VX15/2503 é um novo anticorpo humanizado que bloqueia a atividade da semaforina 4D (SEMA4D). É o primeiro de dois anticorpos terapêuticos da companhia cujos testes clínicos deverão ser iniciados este ano. "A Vaccinex está muito satisfeita por levar o VX15 para o estágio clínico de desenvolvimento, e isso é também uma mostra da experiência e das capacidades extraordinárias das nossas equipes de pesquisa e desenvolvimento", disse Ray Watkins, vice-presidente sênior e diretor de operações da companhia.
"A SEMA4D é um alvo terapêutico muito interessante que possui propriedades biológicas notáveis e relevantes para várias doenças", disse o Dr. Maurice Zauderer, presidente e diretor executivo da Vaccinex. Como o nome já diz, a semaforina é uma molécula que orienta a ativação e o movimento de variados tipos de células em formas diferentes. A SEMA4D promove, por exemplo, a migração de células de tumor com metástase para novos locais, assim como o crescimento de células que formam novos vasos sanguíneos necessários para fornecer nutrientes e energia para os tumores. A previsão é que, ao bloquear este sinal, o anticorpo anti-SEMA4D vai inibir o crescimento dos tumores primários e restringir as metástases para novos locais. "Isso é importante", disse o Dr. Zauderer, "porque se não houvesse metástase dos tumores, os médicos poderiam curar o câncer". Em outros processos de doença e tecidos, como, por exemplo, dano aos neurônios em doenças de desmielinação como a esclerose múltipla, a mesma semaforina tem um efeito contrário no crescimento das células, evitando a regeneração e remielinação dos neurônios danificados. Neste caso, disse o Dr. Zauderer, "O anticorpo VX15/2503 pode ser uma nova abordagem, totalmente radical, para o tratamento da esclerose múltipla, agindo como anti-inflamatório para proteger contra a progressão da doença, mas promovendo também a cura do tecido danificado". A Vaccinex pretende iniciar um segundo teste do VX15/2503 para a esclerose múltipla ainda este ano.
Sobre a Vaccinex, Inc.
Fundada em 1997 e localizada em Rochester, NY, a Vaccinex, Inc. é uma companhia privada de biotecnologia que se dedica à descoberta e ao desenvolvimento de anticorpos monoclonais terapêuticos humanos e vacinas para tratar doenças sérias com necessidades não atendidas. http://www.vaccinex.com.
Contato para a imprensa
Raymond E. Watkins, diretor de operações, 585.271.2700 (ramal 105)
e-mail: [email protected]
FONTE Vaccinex, Inc.
FONTE Vaccinex, Inc.
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article