ThoughtWorks destaca as tendências mais quentes no mais recenteTechnology Radar
CHICAGO, LONDRES e SYDNEY, 22 de maio de 2013 /PRNewswire/ -- A consultoria de tecnologia global, ThoughtWorks, lançou hoje o seu mais recente Technology Radar como parte do compromisso da empresa em revolucionar a indústria de TI. O Technology Radar, que está disponível para download gratuito, foi criado pelo Conselho Técnico Consultor (Techical Advisory Board, TAB) da ThoughtWorks. Os membros do TAB reuniram líderes talentosos, ideias de clientes engajados em todo o mundo e comunidades de TI para rever e avaliar as tendências em tecnologia.
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20130306/SF71308LOGO)
O Radar proporciona visão e aconselhamento sobre as mais modernas técnicas, ferramentas, linguagens e plataformas que estão impulsionando o desenvolvimento dos softwares de última geração.
"O Technology Radar tenta descrever as tendências que vemos, tanto as grandes como as pequenas", disse Badrinath Janakiraman, editor de produto da ThoughtWorks. "Por exemplo, muitas vezes vemos pessoas, mesmo em ambientes que poderiam ser considerados como empresas, usando muitos serviços baseados em nuvem por meio de uma variedade de dispositivos móveis sem aguardar a autorização oficial. Eles fazem isso porque lhes dá uma grande flexibilidade na maneira em como trabalham".
"Essa flexibilidade tem um custo, que é a segurança dos dados. A consequência é que os limites dos dados corporativos, que poderiam ser previamente definidos de maneira clara, estão agora ficando mais difusos - mais difícil de serem determinados. Isto é o que chamamos de 'Empresa Sem Limites'. Esta é uma mudança transformadora que vamos ter que aprender a lidar, porque quer queiramos ou não, ela está acontecendo".
As tendências estratégicas destacadas pelo mais recente Technology Radar incluem:
- A adoção da queda de fronteiras através da empresa sem limites, ambientes em nuvem e a partilha por tele presença.
- Aplicar práticas comprovadas como a Continuous Delivery para celulares, migrações de banco de dados para NoSQL e frameworks para CSS.
- Opções leves para análise através de todos os colaboradores envolvidos e trabalho de perto com especialistas quando necessário.
- As implicações da infraestrutura como código e a necessidade de novas ferramentas.
- Melhorias do desenvolvimento móvel com Continuous Delivery e teste de rede.
Técnicas – O conceito de Empresa Sem Limites tem crescido, pois a nova tecnologia ajuda a quebrar barreiras. Ambientes de Desenvolvimento em nuvem significam que esta infraestrutura de desenvolvimento pode ser terceirizada, por isso equipes precisam de pouco mais do que um laptop e uma conexão à internet. As empresas também devem repensar suposições fundamentais relativas ao acesso a dados e segurança da rede.
O desenvolvimento móvel continua a ser outra tendência significativa, particularmente com a tecnologia HMTL 5 deixando confusas as fronteiras entre aplicativos de "lojas de aplicativos" e aplicativos da web. A Continuous Delivery tornou-se uma abordagem cada vez mais poderosa para o desenvolvimento móvel, com serviços como o TestFlight tornando possível implantar aplicativos nativos em dispositivos reais várias vezes ao dia. Um foco maior em testes automáticos também irá ajudar a garantir que tudo funciona em dispositivos atuais quando for feito um lançamento.
Ferramentas – Uma série de novas ferramentas surgiu para a rápida evolução do espaço móvel, incluindo o Testflight e HockeyApp, que tornam possível gerenciar a implantação de aplicativos móveis, evitando a necessidade de uma loja de aplicativos.
Logstash e Graylog2 são ambos recomendados como ferramentas para combater o crescente desafio de agregar informações, pois sistemas que envolvem serviços cada vez mais refinados estão se espalhando em mais equipamentos. Em outros lugares, o Gatling é outro novo participante do espaço de teste de desempenho automático recomendado para teste.
O Radar também destaca que muitas organizações continuam a usar ferramentas de teste de peso pesado, apesar de adotarem uma abordagem ágil. As curvas de aprendizagem elevadas, exigência de habilidades de especialista e treinamento, significam que não são apropriados para a entrega de software de rápida evolução, pois fica difícil para a equipe testar internamente.
Plataformas – Com até mesmo sites de baixo volume criando grandes quantidades de dados, encontrar uma solução de gerenciamento de dados permanece no topo da agenda. O Technology Radar continua a recomendar testar o Google BigQuery como uma solução acessível para tornar-se uma empresa orientada por dados.
O ano passado viu um aumento da aceitação do Elastic Search como uma plataforma aberta de pesquisa. O Technology Radar recomenda a adoção da plataforma, principalmente devido à sua vibrante comunidade e número de bibliotecas de cliente disponíveis em Java, c#, Ruby e JavaScript. Como mais da metade dos telefones do mundo ainda são telefones de recursos, a adoção do SMS e USSD como interface de usuário agora é recomendada para a crescente demanda por aplicativos móveis.
Linguagens & Frameworks – A crescente tendência de aplicativos de página única e para celulares gerou a crescente adoção de frameworks JavaScript MVC, incluindo AngularJS, Knockout e Ember.js. O CoffeeScript tornou-se cada vez mais popular como um método para simplificar códigos bases do JavaScript e o Radar prevê um alto nível de adoção.
O Bootstrap, um framework CSS popular, deixou de receber a recomendação Testar e passou a receber a recomendação Avaliar no mais recente Technology Radar, de acordo com as experiências do conselho consultivo com suas limitações, porém ainda é recomendável para produzir rapidamente sites. A Technology Radar também acha que escrever todos os CSS manualmente para algo que não seja trabalho trivial é algo que agora acabou graças à qualidade e suporte para frameworks CSS com os compiladores SASS e LESS.
O Technology Radar é criado duas vezes por ano pelo TAB da ThoughtWorks, um grupo de experientes líderes em tecnologia, a fim de fornecer insights para todos os envolvidos no desenvolvimento de softwares, desde profissionais até tomadores de decisão.
O relatório usa uma abordagem visual para dividir as tendências em quatro grupos, abrangendo técnicas, plataformas, ferramentas & linguagens e frameworks, sendo que cada área criada pelo conselho consultivo recebe as seguintes recomendações: esperar, avaliar, testar ou adotar.
"O mundo do desenvolvimento de softwares sempre se move em um ritmo incrível, e pode ser difícil de acompanhar as últimas tendências na hora certa", disse Neal Ford, diretor e arquiteto de software da ThoughtWorks. "A importância crescente da tecnologia móvel tem visto um fluxo particularmente enérgico de inovações, com novas ferramentas e técnicas surgindo constantemente".
Para ler o ThoughtWorks Technology Radar completo, por favor, clique aqui.
Notas aos editores:
- Membros do Conselho Consultivo de Tecnologia da ThoughtWorks aparecerão juntos ao vivo em um Google Hangout (ponto de encontro do Google) na terça-feira, 28 de maio às 5 horas da tarde (hora estimada) para discutir esta última edição do Technology Radar. Os participantes são encorajados a enviar perguntas durante o ponto de encontro ou, antecipadamente, através do Twitter usando #AskTechRadar
ThoughtWorks - Uma empresa de softwares e comunidade de pessoas entusiasmadas, cujo propósito é revolucionar a criação e entrega de softwares, ao mesmo tempo em que defende uma mudança social positiva. Nossos clientes são pessoas e organizações com missões ambiciosas; nós fornecemos formas de pensar diferentes e tecnologia para torná-las um sucesso. Em nosso XX ano, mais de 2300 funcionários da ThoughtWorks - 'ThoughtWorkers' – atendem atualmente clientes de escritórios da Austrália, Brasil, Canadá, China, Alemanha, Índia, Singapura, África do Sul, Uganda, Reino Unido e EUA.
Contato:
Reyne Quackenbush
+1-732-261-7420
[email protected]
FONTE ThoughtWorks
FONTE ThoughtWorks
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article