Soumitra Dutta traz uma perspectiva global à Johnson Graduate School of Management da Cornell como o primeiro reitor de uma importante escola de negócios dos EUA nomeado de uma instituição acadêmica internacional
O novo reitor é referência em inovação tecnológica na prestigiosa escola de negócios internacional
ITHACA, Nova York, 10 de janeiro de 2012 /PRNewswire/ -- Soumitra Dutta, um professor de negócios e tecnologia e fundador e diretor acadêmico de um novo laboratório inovador de mídia e tecnologia no INSEAD em Fontainebleau, França, irá se tornar o décimo primeiro reitor da Samuel Curtis Johnson Graduate School of Management na Universidade de Cornell a partir de 1o de julho de 2012, anunciou hoje o Presidente da Cornell David J. Skorton. Ao nomear Dutta, Johnson se tornará a primeira grande escola de negócios nos EUA a contratar um reitor de uma escola de negócios de fora do país.
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20080212/NYTU116LOGO)
O INSEAD está entre as melhores escolas de formação em negócios do mundo. Dutta atua visitando cátedras em Haas School na UC Berkeley, Oxford Internet Institute na Universidade de Oxford e Judge School na Universidade de Cambridge na Inglaterra, bem como prestando consultoria a diversos governos em suas políticas nacionais de informação e inovação e consultoria com organizações internacionais líderes. Vive e trabalha nos EUA, Europa e Ásia, incluindo passagens como engenheiro na GE nos EUA e Schlumberger no Japão.
"A nomeação do professor Dutta é um casamento natural com a posição cada vez mais global da Johnson," disse Skorton. "Ele é especialista em novas e emergentes mídias, tem estudado as circunstâncias que promovem a inovação e tem ampla experiência no cenário internacional. Entre outras qualidades, estas preparam-no bem para supervisionar a instrução de nossos líderes e empreendedores de negócio de próxima geração. Os alunos da Johnson, as pessoas de Cornell que estudam na Johnson e, num futuro bem próximo, os aspirantes a empreendedores em nosso novo campus tecnológico em Nova York vão se beneficiar desta nomeação."
"É com prazer que dou as boas-vindas ao Dr. Dutta à posição de reitor. Seu foco global e sua pesquisa proeminente nas áreas de inovação e tecnologia posicionam-no bem para dirigir a escola hoje e no futuro," disse H. Fisk Johnson '79, MBA '84, Ph.D. '86, CEO e presidente da S. C. Johnson.
Dutta é o professor catedrático da Roland Berger em negócios e tecnologia no INSEAD. É coeditor e autor respectivamente de dois relatórios influentes em tecnologia e inovação, o Relatório Global de Tecnologia de Informação (copublicado com o Fórum Econômico Mundial) e do Índice Global de Inovação (a ser copublicado com a Organização da Propriedade Intelectual Mundial). Ambos os relatórios são utilizados amplamente por governos de todo o mundo na avaliação e planejamento de suas políticas de tecnologia e inovação.
Dutta é membro do Círculo de Davos, uma antiga associação de participantes na reunião anual de Davos do Fórum Econômico Mundial e se engaja em várias iniciativas multi-intervenientes para dar forma às agendas globais, regionais e da indústria. Além de ensinar e pesquisar, já publicou vinte livros e monografias. Desempenha diversas responsabilidades de gestão de nível de reitor no INSEAD, inclusive coordenando a educação executiva global com rendimentos anuais totais de US$ 110 milhões. Está nos conselhos consultivos de diversas escolas de negócio internacionais. É cofundador de duas empresas e faz parte do conselho de diversas novas empresas.
Ele irá suceder Joseph Thomas, que está saindo após um período de cinco anos como reitor. Durante seu mandato, Thomas lançou o plano estratégico de longo prazo da escola e conduziu à criação do Instituto de Mercados Emergentes, bem como o Instituto do Empreendedorismo e Inovação. Thomas retornará ao ensino e pesquisa.
"Esta nomeação é uma oportunidade emocionante para mim, em parte por causa do compromisso às perspectivas globais, empreendedorismo e inovação e sustentabilidade de negócio da Johnson, mas também porque como uma adotadora avançada de abordagens como a aprendizagem de desempenho, a própria escola exemplifica as ideias inovadoras em negócios, disse Dutta. Estou empolgado sobre as conexões estreitas que a escola tem com a universidade mais ampla e especialmente as oportunidades de colaboração direta disponíveis no campus tecnológico. Estou ansioso para elevar a posição de liderança das bases fortes estabelecidas pelo reitor Thomas."
"Tendo se destacado em uma escola importante de gerência em academia e em administração após ser um dos maiores pesquisadores tecnológicos, o professor Soumitra Dutta traz uma combinação rara de visão, aspiração, networking, gestão, rigor de engenharia e excelência para a Johnson," disse N.R. Narayana Murthy, Presidente Emérito da Infosys Limited e membro Emérito do Conselho de Diretores da Cornell University.
"O professor Dutta é altamente respeitado nas comunidades acadêmicas e de negócios mundialmente e transferirá uma riqueza de conhecimento e expertise à Johnson. A Booz & Company está orgulhosa por ter construído um relacionamento de trabalho há duas décadas com o professor Dutta através de várias iniciativas em comum relativas à estratégia, inovação e disseminação de modelos cêntricos tecnológicos," disse Joe Saddi, MBA '83 e presidente da Booz & Company.
"Estou encantado pela vinda do professor Dutta," disse Thomas. "Sua pesquisa extensiva em negócios globais e as circunstâncias que incentivam a inovação fazem dele o líder certo para levar adiante nosso plano estratégico e estou ansioso para trabalhar com ele ao assumir sua nova função como reitor da Johnson."
"Gostaria de estender os sinceros agradecimentos ao reitor Joe Thomas pela sua liderança e dedicação à Samuel Curtis Johnson Graduate School of Management," disse H. Fisk Johnson. "Além de suas muitas realizações como profissional acadêmico, ele é um amigo da minha família e somos incrivelmente gratos por tudo que ele tem feito."
Dutta recebeu o título de Bacharel em Tecnologia em engenharia elétrica e informática do Instituto de Tecnologia da Índia e de Mestre em Ciência em administração de negócios, Mestre em Ciência em informática e Ph.D. em informática da Universidade da Califórnia em Berkeley. É casado com Lourdes Casanova, natural da Espanha. Ela é atualmente palestrante no departamento da estratégia do INSEAD, onde é especializada em negócios internacionais, com foco na América Latina e multinacionais de mercados emergentes. O casal tem uma filha, estudando atualmente na Universidade de Oxford.
Sobre a Johnson at Cornell University
Fundada em 1946, a Johnson at Cornell University oferece um programa de mestrado de administração de negócios de dois anos e um acelerado, assim como dois programas MBA executivos projetados para profissionais em nível intermediário de carreira. Há 320 estudantes de 32 países na turma de 2012 de MBA regular e acelerado e 366 estudantes nos programas executivos. A Johnson oferece também graduações duplas e programas de certificado em direito, relações industriais e trabalhistas, engenharia, medicina, administração de saúde e imobiliária. Com 52 acadêmicos titulares e efetivos de tempo integral, 20 regulares não efetivos complementados por acadêmicos adjuntos, Eméritos ou visitantes, muitos dos quais vindos a Cornell de carreiras bem sucedidas no mundo dos negócios, a escola oferece uma instrução excelente que usa uma abordagem colaboradora e de imersão em que os estudantes aplicam o que aprendem para desafios de negócios em empresas reais.
FONTE The Johnson School at Cornell University
FONTE The Johnson School at Cornell University
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article