Semana Mundial da Água Abre com Pedido de Cooperação em Água para a Defesa da Vida
ESTOCOLMO, 2 de setembro de 2013 /PRNewswire/ -- Líderes do mundo inteiro se reuniram em Estocolmo para a 23a. Semana Mundial da Água, fazendo um chamado ao fortalecimento da cooperação em recursos hídricos. Num momento em que a população e as economias mundiais se expandem rapidamente, mas o volume disponível de água se mantém o mesmo, torna-se mais urgente do que nunca a colaboração com relação ao nosso recurso mais essencial.
Ao falar na sessão de abertura da Semana Mundial da Água, na segunda-feira, o diretor executivo do SIWI, Sr. Torgny Holmgren, disse que "hipotecar o nosso futuro, retirando água do solo, da superfície e do ar mais rápido do que ela pode ser substituída pela natureza, é insustentável e imprudente. Isto poderá solapar a estabilidade e a segurança de toda a nossa civilização."
A população mundial vem aumentando rapidamente. Até 2050, seremos 9 bilhões de pessoas. No entanto, o volume de água disponível no mundo não aumentará. Uma cooperação isenta e a formação de parcerias sólidas são pré-requisitos para poder distribuir melhor os recursos hídricos de que dispomos entre nós e saber como administrá-los. Precisamos fortalecer a cooperação através das fronteiras, porque a água não obedece às delimitações de terras entre os países. Precisamos construir pontes mais robustas e em maior número entre os setores público e privado, além de aprender a usar menos água e de forma mais inteligente. Finalmente, e de maior importância, precisamos garantir que toda e qualquer pessoa no mundo tenha acesso à água potável e ao saneamento.
As doenças causadas pela insegurança do abastecimento de água, saneamento e higiene são responsáveis por mais de 5.000 mortes por dia. Apesar desses números estarrecedores, a área de saneamento raramente recebe a atenção de que ela tanto precisa.
O Sr. Jan Eliasson, Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas, conclamou tanto governos como parceiros no desenvolvimento e o setor privado para ajudarem a mudar esta situação.
"A falta de saneamento tem impacto direto sobre a saúde, nutrição, educação, direitos de mulheres e adolescentes e redução da pobreza. Faço um chamado a todos os envolvidos para que cumpram a sua parte", disse o Sr. Eliasson.
Em mais de 100 seminários, oficinas e eventos, mais de 2.500 participantes se reunirão sob o tema "Cooperação Hídrica – Construção de Parcerias", sendo encorajados a pensar em novas ideias para um futuro mais sábio no uso dos recursos hídricos, quando estes serão geridos de forma mais equitativa e sustentável.
Durante a semana, o Prêmio Estocolmo de Água será concedido ao Dr. Peter Morgan por suas inovações na área de saneamento. A companhia Netafim receberá o Prêmio Estocolmo por Uso Industrial da Água, por ser pioneira no uso da tecnologia de gotejamento e micro-irrigação e o vencedor do Prêmio Estocolmo Júnior de Água será anunciado.
Nota aos Editores:
Para obter o kit de imprensa, fazer pedidos de entrevistas, fotos, vídeos, etc: http://www.worldwaterweek.org/media
FONTE Stockholm International Water
FONTE Stockholm International Water Institute
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article