Qatar une-se a nova organização internacional para promover o crescimento verde
RIO DE JANEIRO, 21 de junho de 2012 /PRNewswire/ -- O Qatar juntou-se a dezesseis outras economias industrializadas e emergentes e países em desenvolvimento na quarta-feira na assinatura do Acordo sobre o Estabelecimento do Instituto de Crescimento Global Verde (Global Green Growth Institute). Este acordo irá converter o Instituto de Crescimento Global Verde (GGGI), um laboratório de ideias fundado em 2010 e com sede em Seul, na Coréia, em uma organização internacional.
O GGGI dedica-se a ser pioneira em um novo modelo de crescimento econômico ambientalmente sustentável. Sua conversão em uma organização internacional deverá facilitar a missão do GGGI de desenvolver e difundir o crescimento verde como um modelo econômico ao redor do mundo.
O principal objetivo do GGGI é promover uma mudança de paradigma no desenvolvimento econômico – uma abordagem que visa o desempenho econômico e a sustentabilidade ambiental – para enfrentar a mudança climática e servir como um caminho para o desenvolvimento sustentável. O GGGI associa-se com os países em desenvolvimento e economias emergentes, inclusive países menos desenvolvidos, para desenvolver estratégias de crescimento verde e planos que proporcionem a redução da pobreza, criação de emprego e inclusão social de forma ambientalmente sustentável.
A iniciativa reflete grande parte da mesma visão que o Estado do Qatar tem para seu próprio crescimento e desenvolvimento. Através da liderança de Sua Alteza o Emir Sheikh Hamad bin Khalifa Al-Thani, o país continua a investir significativamente em pesquisa e desenvolvimento como um meio para enfrentar os desafios do crescimento sustentável. O GGGI é uma das várias colaborações multinacionais em que o Qatar intensificou a liderança.
Desde a sua criação, o GGGI mantém a sua visão fundadora de se tornar uma organização híbrida internacional multiparticipativa baseada na parceria entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, bem como entre os setores público e privado. Com o mesmo espírito, o Estado do Qatar está no processo de criação da Aliança Global da Terra Seca (Global Dry Land Alliance (GDLA)), uma parceria entre países áridos e semiáridos que enfrentam a ameaça da insegurança alimentar e de água.
O ex-primeiro-ministro coreano Han Seung-soo, que atuou como Presidente do Conselho de Administração do GGGI, disse: "A assinatura hoje do Acordo sobre o Estabelecimento do GGGI como uma organização internacional marca um novo capítulo no desenvolvimento institucional do GGGI, mais fortemente comprometendo-se doravante à promoção global do paradigma de crescimento verde. Tenho certeza que isso vai ajudar a anunciar uma nova era de sustentabilidade global, bem como de bem-estar humano." O ex-primeiro-ministro dinamarquês Lars Lokke Rasmussen assumirá como presidente do conselho a partir de julho.
"O Qatar orgulha-se em participar do GGGI e juntar a nossa voz e visão para o desenvolvimento deste importante trabalho", disse Sua Excelência Abdullah bin Hamad Al-Attiyah, presidente da Autoridade de Transparência e Controle Administrativo do Qatar e chefe da delegação do Qatar para a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20. "Como nação, nós acreditamos que é nossa responsabilidade investir hoje nas tecnologias e práticas necessárias para construir um futuro saudável e próspero para a próxima geração." Sua Excelência o Dr. Khalid bin Mohammed Al-Attiya, Ministro de Estado das Relações Exteriores, assinou o acordo em nome do Estado do Qatar.
O diretor executivo do GGGI Richard Samans agradeceu aos governos signatários pela sua liderança e disse: "O contrato que vocês assinam hoje, cria um novo tipo de organização internacional para o século 21: interdisciplinar; multiparticipativa e conduzida pelas prioridades práticas de países emergentes e em desenvolvimento que buscam projetar um novo modelo de crescimento e desenvolvimento que alcance um progresso forte e amplo dos padrões de vida com maior segurança de recursos e sustentabilidade ambiental."
Além do Qatar, 16 países concordaram em converter o GGGI de uma fundação coreana para uma organização internacional, inclusive a Austrália, Camboja, Costa Rica, Dinamarca, Etiópia, Guiana, Quiribati, México, Noruega, Papua Nova Guiné, Paraguai, Filipinas, República da Coréia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Vietnã.
Contatos de RP:
FSB Comunicação / www.fsb.com.br
+55 21 3206 5050
Mariana Pinheiro ([email protected])
Henrique Dias ([email protected])
Ana Duek ([email protected])
www.facebook.com/QatarRio20
@QatarRiomais20
FONTE Qatar
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article