Projeto REDD de compensação de carbono no Parque Nacional Cordillera Azul do Peru recebe certificados de validação e de verificação da SCS Global Services
EMERYVILLE, Califórnia, 29 de maio de 2013 /PRNewswire/ -- O projeto de compensação de carbono "Reduzindo Emissões do Desmatamento e da Degradação Florestal (REDD -- Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation)" do Parque Nacional Cordillera Azul do Peru recebeu um certificado de validação independente, em conformidade com dois padrões internacionalmente reconhecidos, baseados em avaliações conduzidas por uma entidade externa, a SCS Global Services. O projeto, que vai proteger mais de 1.300.000 hectares de florestas tropicais contra o desmatamento, também conquistou o certificado de verificação, de acordo com um desses padrões.
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20120827/MM63583LOGO)
As validações, emitidas de acordo com o Padrão de Clima, Comunidade e Biodiversidade (CCB -- Climate, Community and Biodiversity), em nível Ouro para Benefícios Excepcionais da Biodiversidade (Exceptional Biodiversity Benefits) e de acordo com o Padrão Verificado de Carbono (VCS -- Verified Carbon Standard), confirmam que o projeto de compensação de carbono, como foi projetado, irá armazenar com sucesso o carbono ao impedir o desmatamento. O projeto foi verificado simultaneamente sob o padrão VCS, comprovando que foi implementado eficazmente e pode garantir créditos de carbono no crescente mercado de carbono.
O projeto é resultante de uma parceria pública e privada inovadora entre o seu proponente, o Centro de Conservacion, Investigacion y Manejo de Areas Naturales -- Cordillera Azul (CIMA) e a autoridade responsável pelo parque peruano (SERNANP), que é proprietária e detém os direitos da terra do projeto. O CIMA é responsável pela administração do parque nacional e financiamento de todas as atividades. O CIMA desenvolveu o projeto REDD, com a assistência técnica do The Field Museum e da TerraCarbon, para obter uma fonte sustentável de financiamento para as atividades do projeto, destinadas a impedir o desmatamento e melhorar a qualidade de vida local. O projeto foi lançado em quatro departamentos centrais do Peru: San Martin, Ucayali, Huanuco e Loreto.
Entre os fatores que causam desmatamento na região estão o rápido crescimento da população imigrante, plantações agrocomerciais, extração de madeira e exploração e extração de minerais e de petróleo. Além de proteger vastas áreas florestais com extraordinária biodiversidade e manter os serviços de ecossistema intactos, o projeto de compensação de carbono também oferece benefícios importantes às comunidades em volta da Cordillera Azul. Os desenvolvedores do projeto trabalham de perto com as comunidades locais para melhorar a qualidade de vida, oferecendo-lhes educação ambiental, benefícios socioeconômicos e assistência técnica em questões de gestão da terra.
"Ao receber os certificados de validação e a verificação de uma entidade externa, os desenvolvedores do projeto podem se assegurar de que ele irá gerar créditos de carbono de alta qualidade no mercado de carbono voluntário", disse o vice-presidente executivo da SCS, Dr. Robert J. Hrubes. De acordo com Hrubes, o processo de avaliação envolveu uma visita a área do projeto, entrevistas com membros da comunidade e interessados, bem como uma avaliação dos sistemas de administração do projeto.
A SCS Global Services (SCS) (anteriormente Scientific Certification Systems) oferece liderança global em certificação ambiental e de sustentabilidade por entidade externa, bem como auditorias, testes e desenvolvimento de padrões, há quase 30 anos. Seus programas se espalham por uma grande amostragem de setores, reconhecendo realizações ecológicas em construções, fabricação de produtos, alimentação e agricultura, administração florestal, varejo, etc. A SCS oferece serviços credenciados, de acordo com uma ampla variedade de programas de certificação reconhecidos internacionalmente. A SCS é uma "chartered benefit corporation" e "Certified B Corp™", refletindo seu compromisso com práticas empresariais responsáveis do ponto de vista social e ambiental. www.SCSGlobalServices.com.
Nick Kordesch
+1-510-452-8035
[email protected]
FONTE SCS Global Services
FONTE SCS Global Services
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article