Projeto do lago Kivu da ContourGlobal recebe garantia da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos do Banco Mundial
Garantia facilita desenvolvimento da unidade de extração de gás e usina de US$ 142 milhões do KivuWatt da ContourGlobal em Ruanda
NOVA YORK e WASHINGTON, 5 de maio de 2011 /PRNewswire/ -- A ContourGlobal anunciou hoje que a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) emitiu uma garantia de investimento de apoio ao projeto KivuWatt de US$ 142 milhões, uma unidade integrada de extração e produção de gás metano e uma usina associada de 25 MW localizadas no Lago Kivu em Kibuye, Ruanda. O projeto combinado irá remover o gás metano perigoso retido nas águas do lago Kivu, e processar o gás para uso como combustível na geração de eletricidade tão necessária para a rede elétrica nacional de Ruanda, onde a grande maioria da população não tem acesso à eletricidade.
Ao acessar o combustível indígena, que é composto de metano à superfície dissolvido nas águas profundas do lago Kivu, o projeto KivuWatt irá reduzir significativamente o custo da eletricidade necessária para impulsionar a economia em rápido crescimento de Ruanda. O projeto KivuWatt também irá representar o primeiro uso do gás em grande escala, e a extração de gás irá mitigar enormemente os riscos ambientais associados com uma liberação natural dos gases do lago, além de fornecer uma fonte ecológica e sustentável de geração de energia.
O projeto KivuWatt está no momento em construção em Kibuye, Ruanda onde a barcaça que aloja a unidade de extração de gás está quase concluída e deverá ser lançada no início de junho de 2011. A Wartsila da Finlândia está fabricando os motores de geração de eletricidade e vai iniciar a construção da estação de geração de energia, também localizada em Kibuye, em maio de 2011. O KivuWatt está atualmente finalizando um projeto de financiamento com um sindicato de empréstimos dirigido pelo Banco Africano de Desenvolvimento, Fundo de Infraestrutura da África Emergente e FMO, o banco de desenvolvimento holandês. O projeto deverá ser posto em serviço em 2012.
Joseph C. Brandt, Presidente e CEO da ContourGlobal, disse que "a emissão deste pacote de garantia da MIGA é um marco importante para o desenvolvimento do projeto KivuWatt e chega no momento em que o projeto está a apenas um ano do pleno funcionamento. Somos gratos à MIGA por sua dedicação e apoio e pela liderança que tem demonstrado ao se comprometer com o projeto neste estágio crítico."
"Ruanda tem um tremendo potencial para o crescimento econômico, mas o desafio persistente da falta de infraestrutura de energia tem sido uma restrição enorme," diz Izumi Kobayashi, Vice-presidente Executivo da MIGA. "Estamos contentes por podermos facilitar o investimento em um projeto complexo renovável que ajudará a Ruanda a alcançar um dos seus principais objetivos de desenvolvimento."
Sobre a ContourGlobal
A ContourGlobal é uma empresa de desenvolvimento e operação de energia elétrica e energia, com sede em Nova York, com aproximadamente 900 empregados em todo o mundo e mais de 1.300 MW de capacidade em operação, em construção ou em ativo desenvolvimento num diversificado grupo de mercados incluindo a América do Norte e do Sul, União Europeia, Ucrânia e África Sub-Saara. A Companhia é uma das principais empresas de desenvolvimento de energia na África, com projetos em construção ou em desenvolvimento em cinco países, incluindo o Togo, Nigéria, Ruanda, Quênia e Mali. Seu projeto no Togo foi reconhecido como o Negócio de Energia Privada Africana do Ano de 2009 pela Revista Euromoney Project Finance, e seu projeto da ContourGlobal Solutions na Europa e África foi igualmente reconhecido pelo Euromoney Project Finance em 2010.
Para obter mais informações, visite http://www.contourglobal.com.
Sobre a MIGA
A MIGA foi criada em 1988 como membro do World Bank Group para promover o investimento direto estrangeiro nos países em desenvolvimento e apoiar o crescimento econômico, reduzir a pobreza e melhorar a vida das pessoas. A MIGA cumpre esse mandato através da oferta de seguro contra riscos políticos (garantias) a investidores e credores, incluindo cobertura de riscos de expropriação, quebra de contrato, limitação de transferência de moeda, guerra e distúrbios civis, e o desrespeito das obrigações financeiras soberanas.
Para obter mais informações, visite http://www.miga.org
FONTE ContourGlobal
FONTE ContourGlobal
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article