Professora Anna Tibaijuka, ex-Diretora Executiva da UN-HABITAT, é eleita Presidente do Conselho de Colaboração para o Suprimento de Água e Saneamento
GENEBRA, 15 de outubro /PRNewswire/ -- O Comitê Diretor do Conselho de Colaboração para o Suprimento de Água e Saneamento (WSSCC - Water Supply and Sanitation Collaborative Council) elegeu hoje a Professora Anna Tibaijuka, ex-Diretora Executiva da UN-HABITAT, como sua nova Presidente. O WSSCC (http://www.wsscc.org) é uma aliança de membros de uma série de setores os quais estão comprometidos com a melhoria das vidas das pessoas pobres em todo o mundo, através da melhoria do acesso ao saneamento básico, boas práticas de higiene e água potável segura. A Professora Tibaijuka substituirá o Dr. Roberto Lenton, cujo segundo e final mandato termina em março de 2011.
(Foto: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20101015/414081 )
"Vivemos em um mundo de desigualdades inaceitáveis", disse a Professora Tibaijuka. "Dois terços da população mundial tem acesso garantido aos banheiros. Mesmo assim, um terço da população existente hoje – 2,6 bilhões de indivíduos, a maioria deles na África e no Sul da Ásia – não tem acesso ao saneamento básico e 0,9 bilhão não desfruta de água potável segura. Quero dar atenção a estas desigualdades".
A professora Tibaijuka cresceu na área rural da Tanzânia e conhece de perto o impacto do saneamento e higiene deficientes sobre a saúde e o bem estar econômico de uma comunidade. Ela acompanhou os benefícios que pequenas mudanças podem trazer: a instalação de banheiros separados em escolas pode melhorar o comparecimento das meninas; o fornecimento de sabão e água para lavagem das mãos pode reduzir a propagação da diarréia, a segunda principal causa das mortes entre crianças com menos de cinco anos de idade e a garantia de água potável limpa pode ajudar a reduzir a epidemia de doenças propagadas pela água, tais como a cólera.
Recentes análises do progresso em busca da realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (Millennium Development Goals) revelaram que o saneamento é de longe o ODM mais difícil de alcançar na África subsaariana e o segundo de todo o mundo depois da nutrição. "Estamos satisfeitos pela Professora Tibaijuka ter aceito o desafio de liderar o WSSCC para tratar dos tópicos negligenciados do saneamento e da higiene", disse o Presidente que se despede do cargo, Dr. Roberto Lenton. "Estas questões necessitam de campeões e ela já provou que é uma forte líder – respeitada em seu país de origem, por toda a África e no cenário mundial".
Em seu cargo como Presidente do WSSCC, a Professora Tibaijuka planeja concentrar sua experiência e rede de contatos na política, empresariado e acadêmicos e dentro do sistema das Nações Unidas para aumentar a conscientização sobre a necessidade de ação concentrada. Sob sua liderança, o WSSCC pretende continuar com seu crescimento atual, com destaque para seu Fundo Global de Saneamento (Global Sanitation Fund), um programa do WSSCC que apóia o trabalho de saneamento em muitos dos países mais pobres do mundo.
Contatos com a Mídia do WSSCC |
|
Amanda Marlin, +41-22-560-8175/+41-79-650-2629 |
|
David Trouba, +41-22-560-81-78/+41-79-261-54-00 |
|
FONTE Water Supply and Sanitation Collaborative Council (WSSCC)
FONTE Water Supply and Sanitation Collaborative Council (WSSCC)
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article