Prevenção da tóxico dependência européia: Islândia e Actavis ajudam a reduzir abuso de substâncias entre os jovens na Europa
- Bebida entre os jovens cai de 42 para 9 por cento
FRANKFURT, Alemanha, 11 de outubro de 2011 /PRNewswire/ --
Referência cruzada: A imagem está disponível através da epa european pressphoto agency e pode ser baixada gratuitamente em: http://www.presseportal.de/pm/66914?keygroup=bild
O programa de prevenção da tóxico dependência A Juventude na Europa (YIE) lançou uma pesquisa mostrando o desenvolvimento do hábito de fumar diariamente, beber e provar haxixe entre os estudantes com 15 e 16 anos de idade na Islândia entre 1998 e 2011. E os resultados são surpreendentes. O número de jovens que se embebedou nos últimos 30 dias caiu de 42 para 9 por cento, fumar diariamente caiu de 23 para 5 por cento e o número de jovens que provou haxixe caiu de 17 para 3 por cento.
O projeto A Juventude na Europa é considerado por muitos como o maior projeto de promoção da saúde com alvo no abuso de substâncias entre os jovens na Europa. Este programa de prevenção da tóxico dependência é um projeto internacional iniciado pelas Cidades Européias Contra as Drogas (ECAD) e conduzido em cooperação com as capitais e cidades na Europa. Seu objetivo é diminuir a probabilidade do uso de substâncias entre os jovens na Europa. A cidade de Reykjavík, Islândia, serve como a cátedra e fornece gerenciamento para este programa, enquanto a pesquisa é realizada pelo Centro de Pesquisa e Análise Social da Islândia (ICSRA).
O presidente da Islândia, Olafur Ragnar Grímsson, é o patrono do programa. O patrocinador principal é o Grupo Actavis, uma companhia islandesa farmacêutica que tem operações em mais de 40 países ao redor do mundo. Ambos os parceiros participaram da abertura da Feira do Livro de Frankfurt na terça-feira. "A Actavis é a principal patrocinadora do Pavilhão islandês na feira do livro e anunciamos hoje aqui em Frankfurt que a Companhia continuará apoiando o programa de prevenção da tóxico dependência A Juventude na Europa até 2016. Estamos orgulhosos das raízes islandesas da Companhia," disse Claudio Albrecht, CEO da Actavis.
As cidades participantes da YiE incluem Reykjavík, Oslo, Helsinque, Riga ,Vilnius, Sofia, Bucareste, Istambul ,São Petersburgo, Liepaja, Jurmala, Arilje , Kaunas e Klaipeda. Milão e Moscou assinaram um acordo de colaboração, mas não começaram ainda. Além da pesquisa em Reykjavík, dois estudos-piloto têm sido feito em outras cidades. Um mínimo de 2.800 estudantes participou da pesquisa em cada cidade. A pesquisa é utilizada para avaliar as medidas de prevenção mais eficazes. Jovens e suas famílias, escolas, clubes de jovens e autoridades são então mobilizados em cooperação contra as drogas.
Olafur Ragnar Grímsson, presidente da Islândia e Patrono do programa Juventude na Europa disse:
"É uma tragédia ver os jovens de toda a Europa caírem como presas de drogas perigosas. É nosso dever proteger a nossa juventude deste flagelo e combater os criminosos que comandam este negócio. Todos nós temos que pensar de forma construtiva sobre como podemos contribuir com essa importante luta. A forma mais produtiva é a base de nossas ações em conhecimentos científicos e de investigação social, demonstrando que os programas preventivos produzem os resultados mais bem sucedidos. A reunião de conhecimentos na Islândia é dessa natureza e é um privilégio trazê-lo agora para o benefício dos outros e, assim, ajudar as famílias e os jovens a levar uma vida saudável e feliz."
"Quanto mais jovens os adolescentes começam a beber álcool, mais provável é que eles se tornem dependentes de drogas mais tarde na vida," afirma Claudio Albrecht, CEO da Actavis, resumindo um dos principais pontos encontrados nos estudos até agora. O apoio dos pais, monitoramento e tempo junto com os pais são importantes para diminuir a probabilidade do uso de substâncias, a pesquisa demonstra. O fato de ter amigos que usam substâncias aumenta a probabilidade de um comportamento semelhante. Os adolescentes que participam de esportes e outros trabalhos organizados da juventude e atividades extracurriculares na escola são menos propensos do que outros adolescentes à utilização de drogas. "Isso significa que precisamos ativar todos de uma vez, a família, o grupo de pares, a escola, os que organizam atividades aos jovens e autoridades, a fim de termos êxito na luta contra o uso de substâncias," disse o CEO. "Os especialistas na Islândia passaram mais de uma década pesquisando os fatores que mais contribuem para a prevenção na luta contra o abuso de drogas. A sociedade islandesa está mobilizada. Como uma empresa global com raízes na Islândia, queremos ajudar a divulgar esta idéia em toda a Europa. É por isso que estendemos agora o contrato até 2016." No outono de 2012, a ECAD planeja ter 25 cidades participantes e até 2016, ter pelo menos 50 cidades participantes.
Consultas
Actavis Group
Frank Staud
VPE de Comunicação Corporativa
Tel.: +41-79-230-95-78
E-mail: [email protected]
Juventude na Europa / ICSRA
Jon Sigfusson
Tel.: +354-825-6431
E-mail: [email protected]
FONTE Actavis Group
FONTE Actavis Group
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article