Presidente Waheed e Sir Don McKinnon garantem progresso no impasse do CNI
MALÉ, Maldivas, 25 de maio de 2012 /PRNewswire/ -- Após sua missão de averiguação de fatos nas Maldivas, o enviado especial da Commonwealth (Comunidade das Nações) Sir Don McKinnon aprovou o CNI - Committee of National Inquiry (Comitê de Inquérito Nacional) como "imparcial, confiável e amplamente aceitável". O CNI foi criado pelo Presidente Waheed para investigar a transição de liderança nas Maldivas, que ocorreu em fevereiro de 2012.
Como convidado do Presidente Waheed, Sir Don visitou as Maldivas de 10 a 15 de maio, com o propósito de ajudar a fortalecer o CNI e facilitar um diálogo construtivo entre o Governo e os grupos de interesse da oposição.
Em 15 de maio de 2012, o Governo das Maldivas chegou a um acordo com Sir Don para concentrar melhor o escopo do CNI, fortalecer os poderes do inquérito e expandir o número de participantes do CNI conforme com uma série de critérios acordados.
Durante as discussões com Sir Don, o Presidente Waheed reiterou o compromisso de seu Governo para com a Commonwealth e destacou o importante papel que o CNI irá desempenhar, facilitando o progresso democrático nas Maldivas.
O Governo das Maldivas vem trabalhando de perto com a Commonwealth desde o pedido de demissão do ex-Presidente Nasheed.
Após as discussões com Sir Don, o Presidente Waheed disse:
"Exprimimos nossa satisfação com o apoio de Sir Don McKinnon ao Comitê de Inquérito Nacional e felizes porque todas as preocupações expressas pela Commonwealth serão resolvidas. O Governo continua comprometido em desempenhar um papel completo e ativo na Commonwealth e estamos ansiosos para trabalhar de forma construtiva com nossos parceiros da Commonwealth na medida em que avançamos".
FONTE The Republic of Maldives
FONTE The Republic of Maldives
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article