Prefeito Eduardo Paes do Rio de Janeiro eleito novo presidente do C40
Prefeito Bloomberg vai permanecer como presidente do Conselho do C40
NOVA YORK, 26 de novembro de 2013 /PRNewswire/ -- Hoje, o Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima (C40) anunciou que o prefeito Eduardo Paes do Rio de Janeiro foi eleito para suceder o prefeito Michael R. Bloomberg de Nova York como o novo presidente da Comitê Gestor do C40. O prefeito Bloomberg vai permanecer como presidente do conselho do C40.
O Comitê Gestor é composto por Berlim, Buenos Aires, Hong Kong, Houston, Jacarta, Johanesburgo, Londres, Nova York, Seul e Tóquio.
Como presidente do C40, o prefeito Paes vai dirigir a direção estratégica da organização e se desenvolver sobre o legado do prefeito Bloomberg de estabelecer o C40 como a principal organização de ação climática mundial. Como presidente do Conselho, o prefeito Bloomberg irá supervisionar as operações diárias da equipe de profissionais da organização e atuar como conselheiro chave tanto para o novo presidente como para a organização.
"Isto é realmente uma honra e estou muito animado com a continuidade da organização e o desenvolvimento do legado do prefeito Bloomberg", disse o prefeito Eduardo Paes. "As cidades estão assumindo a liderança na luta contra a mudança climática global e o Rio, assim como Nova York e todos os nossos membros, estão na linha de frente. À medida que o mundo se torna mais urbanizado, particularmente o Brasil e a América Latina, o avanço do nosso trabalho será fundamental para a criação de um planeta mais saudável e mais seguro para todos os nossos cidadãos de hoje e das futuras gerações."
A pedido do prefeito Paes, o prefeito Bloomberg concordou em permanecer como presidente do Conselho do C40 depois de seu mandato. As filantropias de Bloomberg continuarão sendo uma financiadora chave da organização.
"Mike Bloomberg tem a minha gratidão pelo trabalho extraordinário que realiza no avanço do C40. Ele assumiu a organização e realmente a fez crescer, injetando seu brilho e espírito comerciais, abrindo as portas e desenvolvendo o C40 para se tornar o lugar de liderança onde as cidades estão trabalhando para enfrentar as mudanças climáticas de uma maneira que também ofereça oportunidades econômicas e torne as cidades lugares ainda melhores para se viver", disse o prefeito de Londres, Boris Johnson, "Conheci bem Eduardo Paes com nossas cidades sediando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Eduardo é um líder dinâmico, criativo e estratégico. Ele teve grande sucesso no Rio e tem desempenhado um papel vital com o C40. Estou ansioso para vê-lo liderando do Comitê Gestor e ampliando as realizações de Mike."
O mandato do prefeito Bloomberg como presidente do C40 tem se definido por um compromisso inabalável com a construção de uma organização profissional e o estabelecimento de parâmetros mensuráveis e uniformes para o sucesso, bem como a expansão da partilha de conhecimentos entre as cidades e organizações parceiras com prioridades semelhantes. Como resultado, sabemos agora que as Cidades do C40 já realizaram mais de 5.000 ações climáticas ao longo dos últimos cinco anos. Quando totalmente implementadas, essas ações vão cortar as emissões dos gases de efeito estufa (GEE) em 248 milhões de toneladas em todo o mundo até 2020, o equivalente às emissões totais de GEE da Argentina e Portugal juntos. Essas ações têm o potencial de reduzir mais de 1 bilhão de toneladas até 2030, o equivalente às emissões de GEE do México e Canadá juntos.
"O prefeito Paes é um líder determinado e focado, com uma clara paixão por sua cidade, seus eleitores e a missão da nossa organização C40", disse o prefeito Bloomberg. "Na Cúpula Rio+C40 2012 em sua cidade natal, ele justamente afirmou que o futuro da mudança climática começa com as cidades. Como presidente do C40, não tenho dúvida de que ele vai continuar a impulsionar as ações em nível de cidades para a vanguarda do diálogo global sobre a mudança climática e estou honrado por ele ter me pedido para permanecer como conselheiro e assegurar que a organização prossiga com o seu trabalho inovador."
Sob a liderança do prefeito Paes, o Rio de Janeiro adotou tecnologias comprovadas e soluções inovadoras de sustentabilidade. Ele supervisiona a implementação de um sistema de Tráfego Rápido de Ônibus que irá aumentar o uso de transporte de alta capacidade de um nível inicial de 18 por cento para 63 por cento até 2016. O prefeito Eduardo Paes também inaugurou o Centro de Operações do Rio, um centro nervoso digital da cidade em que serviços críticos, desde a gestão de resíduos até a resposta emergencial e o controle de tráfego, são monitorados para melhorar a eficiência da cidade e a resposta emergencial. Por seus esforços na urbanização das favelas do Rio, a cidade ganhou recentemente o Prêmio de Liderança Climática de Cidades C40 e Siemens, na categoria "Comunidades Sustentáveis".
Enquanto se prepara para sediar os maiores eventos esportivos do mundo, a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de Verão de 2016, o Rio de Janeiro está investindo pesadamente em transporte e infraestrutura urbana, uma oportunidade única na vida para desenvolver práticas sustentáveis que reduzam as emissões de GEE e reforcem a resiliência da cidade à mudança climática. Os grandes desafios do Rio de Janeiro: transporte, gestão de resíduos e adaptação ao aumento do nível do mar e eventos climáticos extremos, são comuns aos de muitas cidades emergentes em todo o mundo, e a cidade espera que a partilha de conhecimentos entre as cidades produzam resultados concretos na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Como presidente do C40, o prefeito Paes pretende aprofundar a colaboração entre as cidades iniciada pelos presidentes de Nova York, Toronto e Londres.
O prefeito Paes assumirá a presidência na Cúpula de Prefeitos do C40, em Johanesburgo, em fevereiro de 2014.
Sobre o Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima (C40)
O Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima (C40) é uma rede de cidades grandes e comprometidas de todo o mundo que se dedicam à implementação de ações significativas e sustentáveis relacionadas ao clima em nível local que ajudarão a abordar a mudança climática global. O C40 foi criado em 2005 e ampliado através de uma parceria em 2006, com a Iniciativa Climática do Presidente William J. Clinton (Clinton's Climate Initiative CCI). O atual presidente do C40 é o prefeito Michael R. Bloomberg de Nova York. Para saber mais sobre o trabalho do C40 e nossas cidades, por favor, acesse www.c40.org, siga-nos no Twitter @c40cities e curta-nos no Facebook em http://www.facebook.com/C40Cities.
FONTE C40 Cities Climate Leadership Group (C40)
FONTE C40 Cities Climate Leadership Group (C40)
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article