Pesquisa: ex-presidente dominicano Mejia deve vencer primárias
SANTO DOMINGO, República Dominicana, 3 de março de 2011 /PRNewswire/ -- De acordo com os resultados de uma pesquisa eleitoral conduzida em todo o país, na semana passada, pelo Asisa Research Group, que atua regionalmente, o ex-presidente Hipolito Mejia deve vencer as eleições primárias do Partido Revolucionário Dominicano (PRD) com, pelo menos, 64% dos votos.
Seu concorrente, o atual presidente do PRD, Miguel Vargas, deveria obter 36% dos votos, se as primárias fossem hoje.
De acordo com a pesquisa, liberada nesta quinta-feira em Santo Domingo, as intenções de voto cresceram em favor de Mejia, que subiu 8% em relação à pesquisa de janeiro, também conduzida pela Asisa e publicada nesse país do Caribe.
Miguel Vargas, que perdeu as eleições presidenciais de 2008 para Leonel Fernandez, parece haver perdido a maioria do apoio que recebia em todas as regiões do país, incluindo cidades como Santiago, onde o suporte a Mejia está por atingir 90% das intenções de voto, e no restante da região do Norte, onde Mejia deve obter 77% dos votos, segundo a pesquisa.
A pesquisa incluiu também perguntas sobre a situação do PLD (Partido da Liberação Dominicana), atualmente no poder, em que o presidente Fernandez obteria 75% das preferências internas, caso ele decidisse concorrer a um terceiro mandato. O concorrente mais próximo, Danilo Medina, obteria 13%, na disputa com o presidente Fernandez, se as primárias do PLD fossem realizadas hoje.
Se Fernandes poderá ou não concorrer a um terceiro mandato ainda está para ser definido, porque a nova Constituição da República Dominicana não permite a reeleição. Mas alguns especialistas afirmam que há brechas na lei e que o presidente Fernandez poderá concorrer a um terceiro mandato consecutivo.
A pesquisa também indica que, se Fernandez não concorrer à reeleição, Danilo Medina poderia vencer as primárias do PLD, com 49% dos votos, se elas fosse realizadas hoje.
Se o ex-presidente Mejia vencer as primárias de seu partido, neste domingo, e Danilo Medina vencer as primárias do PLD, então o cenário mais provável para as eleições presidenciais de 2012 na República Dominicana será exatamente o mesmo de 2000, quando Mejia (PRD) ganhou de Medina (PLD) com 49,8% dos votos.
As primárias do PRD serão realizadas domingo, 6 de março, em toda a República Dominicana e entre 600.000 a 800.000 dominicanos devem ir às urnas nessas primárias. As eleições presidenciais na República Dominicana estão marcadas para 16 de maio de 2012.
A pesquisa foi conduzida entre 25 a 28 de fevereiro e 900 "prováveis eleitores", de cada um dos principais partidos, foram entrevistados.
FONTE Asisa Research Group
FONTE Asisa Research Group
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article