Os segredos de um coração saudável é tema de Seminário LIDE com Marcelo Jatene
SÃO PAULO, 19 de setembro de 2014 /PRNewswire/ -- O renomado cirurgião cardíaco, Marcelo Jatene, destacou os fatores fundamentais para a vida longa: felicidade, atividade física e mental, prevenção, viver em comunidade, compartilhar experiências e combater o stress. Atitudes simples e espontâneas que estão presentes em todos os indivíduos deram a tônica do Seminário LIDE SAÚDE, ocorrido ontem, 18 de setembro, durante a palestra "Como manter a saúde do coração para viver mais e melhor".
A hipertensão é a doença que mais mata no Brasil. Antigamente, a mortalidade por doença cardiovascular em países desenvolvidos era a metade do que em países em desenvolvimento. Hoje este número está quase equiparado entre estes países.
Segundo Jatene, a questão do aumento da expectativa de vida no mundo deve ser levada em consideração. Apesar de no Brasil o cidadão ser considerado idoso só a partir dos 60 anos, em muitos países esta questão já mudou: "pessoas com 60 anos estão em plena atividade física", disse. "Hoje temos cirurgias em nonagenários e centenários, sem riscos", completou.
Depressão e solidão causam fragilidade e levam a doenças. Para isso há intervenções como atividade física, suporte social e suplementação nutricional que colaboram para reverter esse quadro. A hipertensão arterial, tabagismo, álcool, obesidade abdominal e sedentarismo são algumas das causas importantes que geram a evolução de uma doença cardiovascular. "O controle da hipertensão no Brasil ainda é falho e precisa melhorar. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 50,8% da população está diagnosticada".
Jatene alerta sobre a importância de exames de rotina para diminuir a mortalidade. "Quanto maior o índice HDL (colesterol bom), menor o risco de doença cardiovascular. Quanto maior o índice de LDL (colesterol ruim) – acima de 250 -, maior a chance de mortalidade". A redução da hipertensão pode ser controlada com medicamentos.
A alimentação impacta diretamente na melhora dos hábitos. "Comer colorido é uma fórmula simples que funciona", disse o médico. "Há estudos que provam o controle de antioxidantes e presença de flavonoides que melhoram o risco de doenças cardiovasculares com o consumo de vinho, desde que sem excesso", acrescenta.
"As nossas crianças precisam ser informadas e educadas. Existem escolas que já praticam aulas de culinária para os alunos. O ideal é que eles cresçam com a consciência da prevenção das doenças", finalizou Jatene.
O Seminário LIDE Saúde contou com o patrocínio da EMS, apoio do GRUPO SIGLA, da INTERSYSTENS e da ODONTOPREV. CDN e LUMINUS LIFE foram fornecedores oficiais. PR NEWSWIRE, RÁDIO BAND e BANDNEWS FM, RÁDIO ELDORADO FM, RÁDIO ESTADAO AM e FM, REVISTAS LIDE e LIDE BEM-ESTAR e TV LIDE foram mídia partners.
Mais informações para a imprensa:
CDN - Comunicação Corporativa: www.cdn.com.br
Rose Rocha ([email protected]) 3643-2952
FONTE SEMINÁRIO LIDE SAÚDE
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article