FLORENÇA, Itália, 8 de julho de 2022 /PRNewswire/ -- Emoções intensas e enorme satisfação marcaram o evento final do 26º Prêmio Internacional Fair Play Menarini. Na noite de ontem, a cerimônia de premiação dos vencedores da edição de 2022 em Castiglion Fiorentino (Arezzo) encerrou com alegria esta celebração dos valores do espírito esportivo, organizada pela Fair Play Menarini Foundation.
A ética, a lealdade e o respeito voltaram a ocupar o centro das atenções para serem celebrados pelas personalidades do esporte que, a partir de hoje, se tornaram oficialmente embaixadoras da mensagem do Prêmio. Este prestigiado prêmio mais uma vez proporcionou uma oportunidade extraordinária para reconhecer e compartilhar o melhor da cultura esportiva, ao mesmo tempo que hasteou a bandeira de ideais universais, histórias de sucesso, altruísmo e esperança, o combate à discriminação e a amizade apesar das diferenças.
"Estamos satisfeitos por termos premiado campeões que, durante suas carreiras, foram os porta-estandartes de princípios muito importantes, como ética, lealdade e respeito" – afirmaram Lucia e Alberto Giovanni Aleotti, acionistas e membros do conselho da Menarini – "Inspirados por estes últimos dias, esperamos vê-los na próxima edição para que possamos continuar a elevar ainda mais os valores do fair play."
A maravilhosa noite final desta comemoração do fair play, apresentada por Lorenzo Dallari e Rachele Sangiuliano e transmitida ao vivo pela Sportitalia, ficou ainda mais brilhante com a luz radiante de "la Divina" Federica Pellegrini, ganhadora do primeiro ouro olímpico da história da natação italiana e eterno orgulho do cenário esportivo nacional. Um trio de gigantes do futebol subiu ao palco em Castiglion Fiorentino, incluindo os ex-heróis dos gramados Roberto Donadoni e Massimo Ambrosini.
Os presentes na piazza fizeram uma recepção memorável aos recordistas australianos Casey Stoner e Ian Thorpe, campeões nas pistas de corrida e nas piscinas, respectivamente, e ao ex-jogador de futebol Fabrizio Ravanelli, vencedor do Prêmio Especial Paolo Rossi na categoria "Modelo para as Novas Gerações", apresentado pela esposa do próprio "Pablito", Federica Cappelletti. Também estiveram no centro das atenções do Fair Play a mergulhadora e campeã das águas Tania Cagnotto, o astro do vôlei Marco Bracci e a campeã olímpica de tiro ao alvo de San MarinoAlessandra Perilli, bem como as jovens estrelas em ascensão desta edição: o campeão de taekwondo Vito Dell'Aquila e Stefania Constantini, a primeira medalhista olímpica da Itália no curling para duplas mistas. Duas placas foram entregues na categoria "O esporte além do esporte" à super dupla do esqui alpino paralímpico: Giacomo Bertagnolli e Andrea Ravelli. Completando a lista de novos embaixadores do Fair Play Menarini, o jornalista Giorgio Porrà recebeu o prêmio especial Franco Lauro "Narrando Emoções".
"Com a conclusão desta última edição, que foi inteiramente coordenada por nossa fundação, estamos avançando em uma missão que acreditamos ser crucial: usar o mundo do esporte para difundir ideais, os quais esperamos que ganhem cada vez mais espaço em todas as nossas vidas cotidianas", comentaram Antonello Biscini, Valeria Speroni Cardi e Ennio Troiano, membros do conselho da Fair Play Menarini Foundation. "Hoje, como já estamos voltando nossa atenção para a próxima edição, queremos agradecer aos premiados campeões e a todos que contribuíram para o sucesso do 26º Prêmio Internacional Fair Play Menarini."
As categorias e os vencedores do 26º Prêmio Internacional Fair Play Menarini são:
Categoria: Carriera Fair Play (Carreira em Fair Play) — ROBERTO DONADONI
Categoria: Fair Play — MASSIMO AMBROSINI
Categoria: Lo sport oltre lo sport (O esporte além do esporte) — GIACOMO BERTAGNOLLI e ANDREA RAVELLI
Categoria: Il Gesto (O gesto) — MARCELO BIELSA
Categoria: Sport e vita (Esporte e vida) — CASEY STONER
Categoria: Una vita per lo sport (Uma vida dedicada ao esporte) — MARCO BRACCI
Categoria: Personaggio mito (Figura lendária) — IAN THORPE
Categoria: SUSTENIUM Energia e Cuore - Personaggio mito (Energia e Coração SUSTENIUM - Figura lendária) — FEDERICA PELLEGRINI
Categoria: Prêmio Especial Paolo Rossi Modello per i giovani (Modelo para as novas gerações) — FABRIZIO RAVANELLI
Categoria: I valori sociali dello sport (Valores sociais no esporte) — VITO DELL'AQUILA
Categoria: Promozione dello sport (Promoção do esporte) — ALESSANDRA PERILLI
Categoria: Un sorriso per la vita (Um sorriso para a vida) — TANIA CAGNOTTO
Categoria: I valori educativi dello sport (Valores educacionais do esporte) — STEFANIA CONSTANTINI
Categoria: Prêmio Especial Franco Lauro Narrare le emozioni (Narrando emoções) — GIORGIO PORRÀ
Categoria: Prêmio Especial Fiamme Gialle Studio e Sport (Estudo e esporte) — BEATRICE CORADESCHI
Share this article