Operadoras de celular planejam tornar o uso de mensagens instantâneas, do compartilhamento de vídeo ao vivo e da transferência de arquivos no celular tão fácil quanto fazer chamadas e enviar mensagens de texto
BARCELONA, Espanha, 15 de fevereiro de 2011 /PRNewswire/ -- A GSMA aprova uma nova versão da Rich Communication Suite (RCS), a qual permitirá que os usuários de telefone móvel enviem mensagens instantâneas (IM), compartilhem vídeos ao vivo e transfiram arquivos em qualquer aparelho de qualquer operadora. A Deutsche Telekom, a Orange, a Telecom Italia, a Telefonica e a Vodafone pretendem lançar comercialmente a tecnologia RCS em diversos mercados europeus a partir do final de 2011, e espera-se que outras operadoras a lancem posteriormente, em 2012.
Quando adotada, a Rich Communication Suite - e* (RCS-e) permitirá que os clientes utilizem esses serviços de comunicação de forma mais simples e intuitiva nas redes de celular. Ela se baseia em uma especificação apresentada pela Bharti, Deutsche Telekom, Orange, Orascom Telecom, SK Telecom, Telecom Italia, Telefonica, Telenor e Vodafone, a qual tem como objetivo reduzir as dificuldades e acelerar a introdução e a adoção desses serviços no mercado.
Com a RCS-e, os clientes poderão enviar mensagens instantâneas, compartilhar vídeos ao vivo e arquivos, como fotos durante uma chamada, independentemente da rede ou aparelho. A RCS-e permitirá que os usuários se comuniquem naturalmente, de um modo muito parecido com texto e voz GSM atuais, além de oferecer a simplicidade e a segurança que os clientes esperam dos serviços de uma operadora de celular.
Ao abrir o livro de endereços, os clientes conseguirão ver quais serviços de comunicação estão disponíveis e, então, escolher a opção desejada. Por exemplo, o usuário verá se os contatos estão em uma área com cobertura 3G e se eles podem receber um vídeo.
As operadoras participantes trabalharão em conjunto com os fornecedores de aparelhos para garantir que os serviços sejam integrados ao livro de endereços dos dispositivos, para que os clientes não precisam baixar programas ou tecnologias adicionais para configurar o aparelho a fim de utilizar os benefícios dos recursos aprimorados.
"As operadoras de celular desejam oferecer aos clientes mais opções de comunicação," disse Rob Conway, diretor executivo e membro da diretoria da GSMA. "Recebemos muito bem a abordagem pragmática dessas operadoras a fim de acelerar a comercialização da RCS e de simplificar a experiência dos usuários de celulares e a GSMA tomará as medidas para adotar essa especificação da iniciativa RCS."
A especificação RCS foi desenvolvida para ser interoperável com todas as operadoras e dispositivos, oferecendo aos clientes mais opções de comunicação. A nova RCS-e é resultado de vários testes e é um subconjunto do atual padrão RCS 2.0 com aprimoramentos. Ele se concentra na expansão dos princípios de chamadas de voz e SMS para oferecer um conjunto avançado de serviços de comunicação interoperáveis com base em dados.
Disponível para todas as operadoras por meio de GSMA, a especificação RCS-e está disponível em www.gsmworld.com/rcs. Ademais, os visitantes do Mobile World Congress em Barcelona, do dia 14 a 17 de fevereiro, poderão presenciar demonstrações ao vivo da especificação implementada em dispositivos na exposição da RCS, na seção de Aplicativos, estande 7APG, hall 7.
* RCS-e é uma nova versão aprimorada da especificação RCS baseada no uso em redes de tecnologia IP Multimedia Subsystem (IMS), um framework de arquitetura para fornecer serviços multimídia de Internet Protocol (IP).
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses da indústria de comunicação móvel mundial. Presente em 219 países, a GSMA une aproximadamente 800 de todas as operadoras de celular do mundo, e mais de 200 empresas no ecossistema móvel geral, incluindo fabricantes de aparelhos, empresas de software, fornecedores de equipamentos, empresas de internet e organizações de mídia e entretenimento. A GSMA tem como foco a inovação, o desenvolvimento e a criação de novas oportunidades para seus membros, todos com o objetivo final de impulsionar o crescimento da indústria de comunicações móveis.
Para obter mais informações, visite o Mobile World Live, o novo portal online da indústria de comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com ou o site corporativo da GSMA www.gsmworld.com.
FONTE GSMA
FONTE GSMA
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article