OneVoice e destacadas figuras israelenses insistem em atitude corajosa de Israel além da votação na ONU
NOVA YORK, 23 de setembro de 2011 /PRNewswire/ -- Personagens importantes dos meios culturais de Israel participaram de uma evento da OneVoice Israel, no exterior do Independence Hall (Salão da Independência) de Tel Aviv, nesta quinta-feira, para estimular a adoção de uma atitude corajosa de Israel, que vá além do esperado confronto desta semana na ONU.
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20110922/DC73885)
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20110117/DC31246LOGO-b)
Centenas de pessoas lotaram a Rothschild Boulevard para ouvir diversos laureados do Israel Prize (Prêmio Israel), entre os quais Joseph Aggasi, Yehuda Bauer e David Harel, além de escritores proeminentes como Sefi Rachlevsky e Yoram Kaniuk, apresentar suas defesas em apoio ao reconhecimento de um estado palestino, com o objetivo da facilitar as negociações. Também estavam lá os ex-embaixadores Alon Liel e Ilan Baruch, os membros do Knesset (parlamento de Israel) Nitzan Horowitz, Zahava Gal-On e Dov Khenin, bem como o presidente do Conselho da Cidade de Tel Aviv, Yael Dayan.
"O reconhecimento de um estado palestino, com base nas fronteiras de 1967, com trocas consensuais de territórios, se opõe à noção de um estado binacional e preserva a natureza de Israel", disse o diretor-executivo da OneVoice Israel Tal Harris. "O apoio de Israel também iria frustrar qualquer esforço de retirar nossa legitimidade ou de nos isolar internacionalmente", declarou.
A OneVoice Israel também lançou uma campanha online nesta semana, sustentada pelo forte apoio de membros da elite israelense, pedindo à população de Israel que considere os benefícios potenciais de um estado palestino convivendo em paz e segurança com Israel.
Anúncios provocadores online, no popular website Walla, receberam ampla exposição e mobilizaram cerca de 40.000 pessoas. "Ao disponibilizar um espaço online para os cidadãos manifestarem abertamente seu apoio ou oposição à votação da ONU e discutir o assunto, conseguimos envolvê-los diretamente no processo", disse Harris. A rádio All for Peace (Todos pela Paz) também vem transmitindo mensagens radiofônicas produzidas pela OneVoice Israel.
Para dar continuidade ao esforço para envolver os cidadãos de Israel na formulação da resposta nacional à votação da ONU e, especialmente, a apoiar os resultados, a OneVoice Israel vai convidar o público, em 11 de outubro, para participar de 50 mesas redondas, lideradas pelo mesmo número de personagens notórios, que promoverão discussões sem precedentes sobre o conflito.
"Em poucas palavras, acreditamos que Israel pode alavancar a moção palestina e fazer valer o princípio de dois estados para dois povos, o que tem sido o principal objetivo de governos israelenses no presente e no passado", disse o presidente de Reut Institute, Gidi Grinstein, que será um dos moderadores do evento.
O escritório da OneVoice na Palestina também lançou na Cisjordânia uma campanha de apoio à proposta palestina, com o objetivo principal de mobilizar milhares de palestinos a favor da solução de dois estados. As atividades da organização vão assentar as bases para atitudes construtivas, não violentas, depois da votação.
Independentemente da votação da ONU ser favorável ou não, o foco da OneVoice Israel vai se mantido na mobilização dos israelenses, para exigir que seus líderes apresentem um plano de paz corajoso e retornem imediatamente à mesa de negociações.
"Não temos outra alternativa a não ser insistir na solução de dois estados, que pode garantir a paz, a segurança e a prosperidade de Israel", disse Harris. "Precisamos que nossos líderes negociem um acordo histórico, que possibilite à Israel e ao novo Estado da Palestina viver lado a lado e começar a construir um futuro mais promissor para todos nós", afirmou.
A OneVoice é um movimento de base internacional, que objetiva amplificar a voz dos moderados de Israel e da Palestina, dando-lhes poder para exigir uma solução de dois estados. O movimento educa e treina jovens israelenses e palestinos em capacidade de liderança, ativismo não violento e princípios democráticos.
FONTE The OneVoice Movement
FONTE The OneVoice Movement
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article