Oikocredit lança o Relatório de Desempenho Social 2011 de 500 instituições de microfinanças
Visão geral: Dados sociais do relatório de 500 instituições de microfinanças (IMFs)
AMERSFOORT, Holanda, 5 de julho de 2012 /PRNewswire/ -- Cerca de 500 instituições de microfinanças em todo o mundo têm relatado dados de desempenho social ao investidor privado de microfinanças Oikocredit. Os dados refletem a dedicação da organização em dar prioridade aos clientes de microfinanças, avançando na análise dos objetivos sociais.
O relatório baseia-se em dados de 2011 apresentados por 495 parceiros de microfinanças da Oikocredit – um salto de 20% na participação de dados desde o início da coleta de dados em 2008.
"Com esses diversos parceiros fornecendo dados de desempenho social e financeiro, a Oikocredit tem um dos maiores bancos de dados sociais entre os investidores de microfinanças", afirma a diretora de desempenho social da Oikocredit, Ging Ledesma.
"Os dados mostram que nossos parceiros estão cada vez mais comprometidos com práticas voltadas para o cliente. Por exemplo, o número de parceiros que desenvolveram políticas ambientais e pesquisas de satisfação de clientes aumentou substancialmente nos últimos dois anos".
No final de 2011, a carteira de desenvolvimento total da Oikocredit foi de € 520 milhões, com € 410 milhões em microfinanças e o restante em empreendimentos sociais, como comércio justo e cooperativas agrícolas. Quase 26 milhões de pessoas foram alcançadas por meio dos parceiros de microfinanças: a maioria das quais são pequenas IMFs, cada uma delas atendendo menos de 10.000 clientes. Os dados de 2011 mostraram que 53% dos clientes das IMFs viviam em áreas rurais, e 83% eram mulheres. Com a abrangência da carteira da Oikocredit em todos os continentes, ela mantém uma presença constante na África, com 15% do total de sua carteira na região – cifras que são o dobro da média do setor.
A Oikocredit organizou mais de 100 workshops e apresentou um programa para 'orientar os consultores' ao longo de 2011, em um esforço para aumentar o foco no cliente entre os parceiros. Como resultado direto dessas iniciativas, o número de parceiros que endossam os princípios da proteção ao cliente aumentou, e muito mais parceiros foram submetidos a classificações sociais em comparação a 2010.
No próximo ano, a Oikocredit continuará trabalhando diretamente com os parceiros para integrar seu foco social e financeiro, enquanto refina sua própria coleta de dados para monitorar as mudanças ao longo do tempo.
"Alguns parceiros que foram ajudados pelo uso do Índice de Andamento de Saída da Pobreza, uma ferramenta de medição da pobreza, estão começando a acompanhar as mudanças nas vidas dos clientes durante vários anos, portanto, esperamos um resultado mais detalhado em 2013", disse Ging Ledesma.
"Medir o impacto continua sendo um desafio, mas acreditamos firmemente que, ao apoiar os parceiros da IMF no desempenho social, eles podem ter uma abordagem genuína centrada no cliente em sua prática diária".
Oikocredit
A Oikocredit é uma investidora social e uma cooperativa mundial que promove a justiça global, capacitando as pessoas sem acesso a crédito. Desde 1975, a Oikocredit oferece empréstimos e capital de investimento para instituições de microfinanças, cooperativas, comércio justo e outros negócios. Hoje, a Oikocredit tem 896 parceiros em quase 70 países. Além de parceiros de microfinanças, a Oikocredit oferece suporte a 296 cooperativas e 66 organizações de comércio justo. Para obter mais informações, acesse http://www.oikocredit.org/.
FONTE Oikocredit
FONTE Oikocredit
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article