O novo desafio: "Volta ao Básico"
Evidência científica e aconselhamento nutricional para uma vida melhor
MILÃO, 19 de junho de 2015 /PRNewswire/ -- Na EXPOMilano2015, alimentação e nutrição foram discutidas durante o encontro internacional "Back to Basics" (Volta ao Básico), que teve a participação de médicos, cientistas e personalidades de alto nível de todo o mundo. Entre os participantes estavam o australiano Robert Gibson, o italiano Carlo La Vecchia, o britânico Sumantra Ray, a sul-africana Christine Venter, o suíço Luc Tappy e o israelense Raanan Shamir.
Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20150619/749274
Muitos tópicos foram abordados, principalmente a indispensabilidade de evidências científicas em todas as pesquisas sobre alimentação e nutrição, começando pelo que o Prof. Bier tem repetidamente definido como o único elemento corroborado pela ciência neste campo, ou seja, que um desequilíbrio entre as calorias ingeridas e as calorias consumidas resulta em uma pessoa com sobrepeso ou abaixo do peso.
Durante a reunião, a importância da abordagem holística foi salientada e sua capacidade de analisar os alimentos em toda a sua complexidade. De acordo com o Prof. Gibson, "As diretrizes que se concentram em nutrientes específicos devem ser avaliadas de forma crítica: o alimento deve ser considerado em sua complexidade e nos padrões alimentares."
Esta posição é fortemente contrária à abordagem reducionista, a qual se concentra em critérios nutricionais individuais e ultimamente é usada para sugerir abordagens como "comida de semáforo" no Reino Unido (Rotulagem de Semáforo) ou de forma mais ampla os chamados "perfis nutricionais". Esta abordagem comprova repetidamente ter limitações no fornecimento de orientações nutricionais e também resulta em campanhas nocivas de demonização de nutrientes individuais (gordura e açúcar, em particular). Sobre este assunto, o Prof. Tappy afirmou que: "A visão reducionista de ingredientes individuais expuseram, no passado, teorias que descobertas recentes sobre gorduras lançam uma grande dúvida." O estudioso focou então no caso específico do açúcar: "Hoje, o açúcar parece substituir a gordura, mas sem uma abordagem holística para avaliar a nutrição como um todo, é fácil prever que em breve essas presunções serão negadas pela ciência."
Outro foco envolveu a crítica aos estudos observacionais (epidemiologia), começando com as observações de dois estudiosos entre os mais populares no mundo, John Ioannidis e Peter C. Austin, de que seria metodologicamente inadequado demonstrar quaisquer relações causais entre eventos relacionados à saúde e o consumo de nutrientes individuais.
Além disso, durante o encontro, discutiu-se o conceito genérico de dieta equilibrada, necessária, apesar das diferenças alimentares do mundo. Também foi discutida a necessidade de se criar uma convergência sensata de tradição e inovação no domínio das práticas alimentares e a avaliação correta do papel que o sabor tem como constituinte essencial na escolha de alimentos para todas as pessoas.
FONTE InConTra
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article