O Encontro dos Ministros da Energia do G20 anuncia acordo sobre colaboração para a energia inclusiva
ISTANBUL, 7 de outubro de 2015 /PRNewswire/ -- O primeiro Encontro dos Ministros da Energia do G20 foi realizado no dia 2 de outubro em Istanbul. Além disso, o Congresso das Altas Autoridades do G20 de Acesso à Energia na África Subsaariana foi organizado no dia 1 de outubro.
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20151006/274479 )
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20151006/274483 )
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20151006/274487 )
Os ministros se concentraram na cooperação para a energia inclusiva abordando os desafios atuais e futuros relacionados à energia, com base nos Princípios da Energia do G20 acordados no ano anterior.
De acordo com as prioridades da presidência do G20 da Turquia sobre inclusividade, investimento e implementação, os seguintes tópicos foram abordados:
Acesso à energia para todos:
Acima de 1,1 bilhão de pessoas vivem sem acesso à eletricidade, muitas delas na África Subsaariana. O acesso à energia é crítico para o desenvolvimento sustentável conforme definido na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Como parte da contribuição do G20 à Agenda, foi adotado o novo "Plano de Ação do G20 para o Acesso à Energia: Colaboração Voluntária para o Acesso à Energia". O plano, preparado com o apoio da SE4All, de partes interessadas africanas e outras organizações independentes, se concentra na melhoria da coordenação, investimentos, integração regional e desenvolvimento de capacidade, com foco especial na África Subsaariana.
Investimentos em energia de acordo com as condições atuais do mercado:
Os investimentos em energia justificam uma grande parte do total das necessidades de investimento. De acordo com a IEA (Agência Internacional de Energia), satisfazer as necessidades globais de energia requer um investimento de $48 trilhões até 2035. Como as decisões relacionadas aos investimentos em energia tomadas de acordo com as condições atuais do mercado afetarão o equilíbrio do mercado e os resultados ambientais no futuro, o monitoramento e avaliação da situação são essenciais. Os ministros da energia enfatizaram a importância do apoio aos investimentos em tecnologias de energia limpa.
Energia renovável:
Considerando o alto potencial de crescimento de renováveis globalmente, os ministros discutiram formas de aumento de captação de energia e seus desafios. Foi adotado o novo "Kit de Ferramentas do G20 de Opções Voluntárias para a Distribuição de Energia Renovável" preparado com o apoio da IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável) e outras organizações independentes. O kit de ferramentas oferece opções de iniciativas adicionais para o aprimoramento da captação de energia renovável.
Eficiência energética:
Durante o encontro, o importante progresso obtido em 2015 com o "Plano de Ação para Eficiência Energética do G20: Colaboração Voluntária para a Eficiência Energética" adotado no ano passado foi apresentado pela IPEEC (Parceria Internacional de Cooperação em Eficiência Energética). Os ministros receberam com satisfação o progresso nas áreas de transporte, construção, produtos, finanças, indústria e geração de eletricidade, e enfatizaram a importância da continuidade deste trabalho.
O Comunicado ministerial adotado no encontro será apresentado aos líderes na Cúpula de Antalya.
Discurso de Sua Excelência Ali Rıza Alaboyun na coletiva da imprensa, ministro da energia e recursos naturais.
FONTE G20 Turkish Presidency
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article