Novo prêmio para a arquitetura visa aumentar a estatura do Canadá
OTTAWA, Ontário, 3 de abril de 2014 /PRNewswire/ -- A Fundação Instituto Real de Arquitetura do Canadá (RAIC -- Royal Architectural Institute of Canada) anunciou o lançamento de um dos maiores prêmios para a arquitetura do mundo -- o "Prêmio Moriyama Internacional do RAIC" (Moriyama RAIC International Prize).
O ilustre arquiteto canadense Raymond Moriyama estabeleceu o prêmio junto com a Fundação. Para ser concedido a cada dois anos, o prêmio consiste de CAD$ 100.000 e uma escultura criada pelo designer canadense Wei Yew.
"Minha esperança é a de que esse prêmio irá elevar não apenas a estatura do RAIC internacionalmente, mas também a estatura do Canadá e inspirar os canadenses e os arquitetos canadenses a terem aspirações mais altas", diz Moriyama, 84.
O prêmio é aberto a qualquer arquiteto, firma ou trabalho de colaboração em todo o mundo, pelo projeto de um prédio ou qualquer outro projeto extraordinário. O prêmio também pode ser concedido a um não arquiteto, por uma contribuição excepcional à arquitetura. O ganhador será selecionado em uma competição aberta por um júri.
As inscrições de trabalhos podem ser feitas até 1o de agosto de 2014. A primeira cerimônia de premiação será realizada em Toronto, em 11 de outubro de 2014.
Além disso, três estudantes de escolas de arquitetura canadenses irão receber, cada um, uma bolsa de estudos de CAD$ 5.000. Eles serão escolhidos com base em um ensaio escrito.
O prêmio reflete a paixão de Raymond Moriyama pela arquitetura, que tem o poder de transformar a sociedade através de valores humanísticos, tais como justiça social, igualdade e inclusão.
"Não é um prêmio pelo conjunto da obra", ele diz. "Qualquer um, jovem ou idoso, pode aplicar e ter a oportunidade de ganhar", ele explica. Os critérios incluem excelência em projeto, satisfação do cliente e qualidade dos detalhes.
Moriyama teve a ideia em 1976, durante uma caminhada de três meses pelos caminhos percorridos por Buda, na Índia e no Nepal. Mais recentemente, ele fez um pedido à Fundação RAIC para criar o prêmio.
A Moriyama & Teshima Architects, com sede em Toronto, é conhecida por seus muitos projetos aclamados pela crítica, incluindo o do Museu Canadense da Guerra (Canadian War Museum) e o da Embaixada do Canadá em Tóquio.
A Fundação promove a excelência em arquitetura e o intercâmbio entre arquitetos canadenses e internacionais, clientes e formuladores de política. Com o suporte de doações, ela pretende levantar uma dotação de $ 5 milhões para o prêmio.
"Raymond Moriyama praticou sua profissão com um raro grau de humanitarismo e humildade", diz o presidente do Conselho de Administração da Fundação RAIC, Barry Johns. "O prêmio é um testamento de sua visão e generosidade", afirma.
Informações sobre o prêmio: http://www.raic.org/moriyamaprize
Biografia de Moriyama: http://www.thecanadianencyclopedia.com/en/article/raymond-moriyama/
Para mais informações:
Para mais informações e imagens:
Maria Cook
Gerente de Comunicações e Defesa do RAIC
[email protected]
+1-613-241-3600 Ext. 213
FONTE RAIC
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article