NEW HAVEN, Connecticut, 4 de novembro de 2015 /PRNewswire/ -- Pelli Clarke Pelli Architects concluiu as obras do campus da Universidade Yale-NUS em Cingapura, a primeira universidade Yale fundada fora de New Haven, CT. O campus fica ao lado da Universidade Nacional de Cingapura, com a qual Yale fez parceria.
Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20151030/282426
Em colaboração com o Fórum de Arquitetos de Cingapura, PCPA projetou as três faculdades residenciais e dois edifícios, criando um campus dinâmico onde os alunos poderão morar e estudar. Há planos para uma quarta faculdade. Em termos intelectuais e sociais, os alunos terão uma atmosfera estimulante e animada; poderão interagir de maneira espontânea com membros do corpo docente e administradores fora das salas de aula e escritórios administrativos formais; e terão espaços abertos variados onde poderão se reunir com colegas. Os pátios abertos fornecem um ambiente descontraído para equilibrar a rotina dos estudos.
"Para o projeto do campus Yale-NUS combinamos as características do modelo de faculdade residencial de Yale com a arquitetura asiática e, nos detalhes, a inspiração foi o clima de Cingapura", disse a diretora Mariko Masuoka, membro do AIA e quem liderou a equipe de projeto do PCPA. "No final, o projeto não é uma simples colagem de elementos arquitetônicos de duas tradições, mas uma resposta singular ao contexto e ao programa oferecido."
Na entrada principal, escadarias envidraçadas e um conjunto de colunas são cobertos por um grande telhado inclinado. Uma abertura quadrada no meio do telhado permite a passagem de uma impressionante cascata de água que flui de maneira controlada para uma grande piscina circular que reflete o ambiente. O Centro de Ensino é o primeiro prédio a ser visto, situado diretamente em frente ao pátio central, no ponto mais alto do terreno. Ao lado fica a Agora, um espaço reservado e destinado a atividades do campus e reuniões de alunos. O pátio possui um jardim exuberante, seis árvores antigas e um lago ecológico. Os prédios acadêmicos centrais das alas leste e oeste ocupam os espaços laterais ao pátio e podem ser acessados por passagens protegidas por tela contra sol e chuva.
Os alunos vivem e estudam com seus colegas e professores em um ambiente inclusivo. As três faculdades residenciais incluem salas de aula e espaços residenciais para alunos e para membros do corpo docente. Os edifícios residenciais para os alunos são organizados em comunidades verticais aconchegantes. Trinta jardins suspensos definem essas áreas e atuam como entradas de ar, direcionando a brisa por entre os jardins suspensos. Embaixo de cada prédio há uma ala de dois a três andares que abriga salas de aula, escritórios administrativos, um refeitório e um pátio fechado com jardins.
O campus ganhou o Prêmio Platinum Green Mark da Autoridade de Edificação e Construção de Cingapura em 2013, e foi a primeira instituição de ensino a receber a certificação de excelência paisagística, o Landscape Excellence Assessment Framework em 2014, da NParks, em Cingapura.
Sobre o Pelli Clarke Pelli Architects
Fundado em 1977 e liderado por Cesar Pelli, fellow do Instituto Americano de Arquitetos (FAIA), membro do Instituto Real dos Arquitetos Britânicos (RIBA), e do Instituto de Arquitetos do Japão (JIA); Fred Clarke, FAIA, RIBA, JIA, e Rafael Pelli, FAIA, LEED AP, Pelli Clarke Pelli Architects é um escritório de arquitetura de fama internacional. Seu longo histórico de colaboração com a Universidade de Yale teve início no período em que Cesar Pelli foi diretor da Faculdade de Arquitetura de Yale, de 1977 a 1984, e em que Fred Clarke foi visitante crítico, de 1977 a 1982. O trabalho do escritório para a Yale inclui o Centro de Engenharia Daniel L. Manlone e o Centro Boyer para Medicina Molecular, assim como os planos diretores para o campus de ciência.
FONTE Pelli Clarke Pelli Architects
Share this article