Nova coalizão global acelerará a transição da indústria do turismo para atingir o status net zero
- Príncipe Mohammed Bin Salman anuncia coalizão envolvendo diversos países e partes interessadas
- O Centro Global de Turismo Sustentável apoiará milhões de partes interessadas, incluindo PME, viajantes, governos, universidades, ONG e o setor privado na transição para a rede zero
RIAD, Arábia Saudita, 25 de outubro de 2021 /PRNewswire/ -- O governo da Arábia Saudita lançou o Centro Global de Turismo Sustentável (STGC, Sustainable Tourism Global Center), uma coalizão que envolve diversos países e partes interessadas e tem como objetivo acelerar a transição do setor de turismo para emissões net zero, além de estimular ações para proteger a natureza e apoiar comunidades.
Lançado hoje pelo príncipe Mohammed Bin Salman, o Centro Global de Turismo Sustentável oferecerá apoio a viajantes, governos e o setor privado para garantir que o turismo promova o crescimento e a criação de empregos, enquanto também faz sua parte para alcançar as metas climáticas estabelecidas no Acordo de Paris, incluindo manter o aquecimento global abaixo de 1,5 °C.
Com o setor global de viagens e turismo responsável por 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, a Arábia Saudita priorizou ações urgentes para apoiar este importante setor em sua transição para net zero.
O Centro Global será a plataforma para trazer todo o conhecimento e experiência; tem como objetivo ser a "estrela do norte" para o setor de turismo durante a recuperação da pandemia de COVID-19 e a transição rumo a um futuro sustentável. Globalmente, o turismo contribui com a renda de mais de 330 milhões de pessoas e, antes da pandemia, era responsável pela criação de um em cada quatro empregos no mundo.
Detalhes dessa coalizão e os serviços que ela fornecerá serão formalmente anunciados durante a COP26.
Ahmed Al Khateeb, ministro do Turismo da Arábia Saudita, afirma: "O setor do turismo contribui com 8% das emissões globais de gases de efeito estufa — e espera-se que esse número cresça caso nada seja feito agora. O turismo também é um setor muito fragmentado: 80% são pequenas e médias empresas, que dependem de orientação e apoio da liderança do setor. O setor deve fazer parte da solução."
Para responder a esse apelo essencial, a Arábia Saudita está trabalhando com parceiros - que priorizam o turismo, e médias empresas e o clima — para criar uma coalização envolvendo diversos países e partes interessadas capaz de liderar, acelerar e acompanhar a transição para emissões para net zero.
Trabalhando em conjunto e proporcionando uma forte plataforma conjunta, o setor do turismo terá o apoio de que necessita. O STGC facilitará o crescimento, tornando o turismo melhor para o clima, a natureza e as comunidades".
Gloria Guevara, assessora especial do ministro do Turismo, ressalta: "Há muitos anos, vários atores no setor de turismo trabalham em diferentes iniciativas para acelerar a Corrida para o Zero (Race to Zero), mas o fazem de maneira isolada. O impacto da pandemia global no setor de turismo realçou a importância vital da colaboração envolvendo vários países e partes interessadas. E agora a Arábia Saudita está tentando reunir as partes interessadas e tornar o turismo parte da solução para a mudança climática."
Infographic - https://mma.prnewswire.com/media/1668358/Sustainable_Tourism_Infographic.jpg
FONTE Ministry of Tourism of Saudi Arabia
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article