Nova Abordagem dos G-20 à Falta de Financiamento das PMEs
WASHINGTON, October 28, 2010 /PRNewswire/ --
Se existe uma chave única para reduzir a pobreza mundial, criando empregos e riqueza e garantindo uma recuperação económica global poderia ser a seguinte: garantir o êxito das pequenas e médias empresas (PMEs) em todo o mundo.
Porém, o sector financeiro esquece essencialmente estas empresas. São consideradas demasiado informais ou demasiado arriscadas, demasiado pequenas ou demasiado grandes. E sem o financiamento necessário ao seu crescimento, a grande maioria delas irá fracassar.
Isto tem de mudar. Os países do G-20 sabem-no, mas verificou-se ser difícil abordar o assunto. Até ao momento.
Ao estabelecer uma parceria com a Ashoka's Changemakers, um pioneiro em concursos globais online para resolver problemas sociais, o G-20 lançou um apelo público para soluções que ajudem a desbloquear financiamentos às PMEs - O G-20 SME Finance Challenge (http://www.changemakers.com/g20media). As entradas abordam o problema com profunda criatividade e de muitas perspectivas. As melhores serão promovidas e ampliadas com milhões de dólares e apresentadas na Cimeira de Seoul.
Estas soluções irão puxar milhões de pessoas para a classe média e estabilizar a economia mundial. Ainda assim, as PMEs têm capacidade para fazer muito mais.
No Haiti, por exemplo, quando o terramoto inspirou o mundo a dar, as PMEs já estavam a apanhar os destroços. Graças a uma relação existente com a população afectada e um capital investido na promoção de uma recuperação acelerada e duradoura são elas as primeiras a responder de forma essencial e permanecem muito depois de as câmaras de televisão se terem retirado. As empresas locais estão a começar a reconstruir a dizimada infra-estrutura do poder da nação, como a RePower Haiti (http://www.changemakers.com/g20media/post-disaster), que está a oferecer contratos de longo prazo a preço fixo para que PMEs de energias renováveis reparem a rede de energia e criem postos de trabalho.
As PMEs empregam precisamente as práticas comerciais de que o mundo tanto fala, mas que tem tanta dificuldade em implementar: sustentabilidade ambiental, direitos humanos e progresso social.
Uma PME, no Brasil, protege a floresta tropical da Amazónia empregando seringueiros indígenas que usam métodos tradicionais para extraírem o látex de forma aproveitável, preservando, ao mesmo tempo, a floresta. Apenas cinco por cento da população mundial, mas quase um terço dos extremamente pobres, as populações indígenas (http://www.changemakers.com/g20media/indigenousSMEs) vivem, frequentemente, próximo dos maiores recursos naturais do planeta. Este tipo de solução de pequenas empresas, multiplicada muitas vezes, constituiriam um poderoso impulso. Outras PMEs estão envolvidas na crise habitacional mundial (http://www.changemakers.com/g20media/housing), tijolo a tijolo, revolucionando direitos de propriedade (http://www.changemakers.com/g20media/propertyrights), e promovendo as mulheres.
As PMEs põem as mulheres a trabalhar (http://www.changemakers.com/g20media/womenSMEs) Precisamos de muitas mais. As mulheres empresárias pagam os empréstimos mais consistentemente do que os homens e reinvestem mais os seus lucros nas suas empresas. As mulheres que trabalham investem uma maior fatia dos seus rendimentos - mais de 90% - nas suas famílias e na sua educação, melhorando- seu estatuto e adicionando estabilidade económica e social à sua comunidade.
Resolver o quebra-cabeças do financiamento das SMEs é especialmente difícil agora. A economia global foi abalada, a ajuda estrangeira caiu e estamos todos cada vez mais interligados. Empresas de pequena e de média dimensão estão a abrir caminho para o nosso futuro e têm de triunfar.
Podem encontrar-se muito mais soluções, estatísticas e recursos através de Sarah Mintz ([email protected]), +1-415-939-0028 e aqui:
Inglês (http://www.changemakers.com/g20media)
Espanhol (http://www.changemakers.com/es/g20media-es)
Francês (http://www.changemakers.com/fr/g20media-fr)
Português (http://www.changemakers.com/pt-br/g20media-pt)
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article