Museum Guggenheim e UBS lançam projeto multicultural inédito
Iniciativa Global de Arte Guggenheim UBS MAP
NOVA IORQUE, 12 de abril de 2012 /PRNewswire/ -- Richard Armstrong, Diretor do Museu e Fundação Solomon R. Guggenheim, e Jürg Zeltner, diretor executivo do UBS Wealth Management, anunciaram hoje uma ambiciosa colaboração de cinco anos para mapear atividades criativas e arte contemporânea do mundo todo. A Iniciativa Global de Arte Guggenheim UBS MAP identificará e apoiará uma rede de arte, artistas e curadores do sul e sudeste da Ásia, da América Latina, bem como do Oriente Médio e do norte da África, no contexto de um programa abrangente envolvendo residências de curadoria, aquisições para o acervo do Guggenheim, exposições itinerantes internacionais e atividades educativas de grande projeção. Em caráter inédito em suas áreas de atuação e abordagem, a iniciativa Guggenheim UBS MAP promoverá o intercâmbio criativo e buscará ampliar a abrangência geográfica do Guggenheim e de outras instituições do mundo inteiro, incentivando os relacionamentos profissionais de longo prazo entre curadores, artistas e educadores em nível regional e global.
Durante um período de cinco anos, o projeto se concentrará, sucessivamente, em determinadas regiões, começando com o sul e o sudeste asiático. O Guggenheim convidará um curador de cada uma das regiões para fazer parte de residências de curadoria em Nova Iorque por dois anos, durante os quais trabalharão com os funcionários do Guggenheim para identificar obras de arte novas e recentes que refletem um recorte das práticas culturais e discursos intelectuais de maior destaque de cada região.
As obras selecionadas para o acervo da Iniciativa Global de Arte Guggenheim UBS MAP serão apresentadas em exposições itinerantes que serão inauguradas no Museu Guggenheim de Nova Iorque e passarão a fazer parte do acervo permanente do museu. Em seguida, as exposições serão apresentadas nas respectivas regiões em foco, bem como em uma cidade de destaque em qualquer outro lugar do mundo. A primeira exposição, dedicada ao sul e sudeste asiático, será deslocada para dois outros destinos após sua inauguração em Nova Iorque, no início de 2013. Tanto Cingapura como Hong Kong estão em discussão. No total, três exposições serão deslocadas para três destinos, e cada uma terá nove apresentações. Cada exposição será acompanhada de uma série de oportunidades educativas dinâmicas e adaptadas, orientadas ao público em geral, tanto no local da exposição, bem como on-line.
"Nossa visão de história da arte continua centrada em grande parte no Ocidente. Através desta iniciativa, esperamos contestar esta visão", afirma Richard Armstrong, diretor do Guggenheim. "Tendo admirado o envolvimento do UBS com a arte visual contemporânea por muito tempo, somos muito gratos à organização por ter se unido a nós neste projeto, que criará e promoverá importantes laços entre artistas, públicos e diversas comunidades culturais. Desde a nossa fundação, nosso compromisso reside em encontrarmos a arte contemporânea mais avançada, sem considerar fronteiras. O projeto Guggenheim UBS MAP possibilitará darmos continuidade a esta missão, aprendendo com a inspiração dos artistas e curadores que estão no coração desta iniciativa e que traçarão o caminho para nosso pensamento ampliado".
"O UBS e seus clientes compartilham a paixão pela arte e estamos orgulhosos de podermos cooperar com uma organização com a reputação e magnitude do Guggenheim", declara Jürg Zeltner, diretor executivo do UBS Wealth Management. "Como patrocinadores há muito tempo da arte contemporânea, estamos ansiosos com a colaboração que apoiará talentos criativos em várias regiões dinâmicas do mundo todo. Este importante e oportuno projeto promoverá o intercâmbio profissional e cultural, levará a arte contemporânea a um público mais amplo e incentivará a aquisição e exposição de obras de arte que abrem novas perspectivas, importantes em nível local e internacional".
A primeira fase do projeto terá como foco a arte do sul e do sudeste asiático, região para a qual June Yap foi designada como curadora do Guggenheim UBS MAP. Domiciliada em Cingapura, June Yap trabalhou nos departamentos de curadoria de museus de arte moderna e contemporânea, incluindo o Instituto de Arte Contemporânea em Cingapura e o Museu de Arte de Cingapura. Outrossim, em um projeto mais recente, organizou uma exposição das obras de Ho Tzu Nyen no pavilhão de Cingapura na Bienal de Veneza de 2011.
June Yap começou a trabalhar com os membros da equipe de curadoria do Guggenheim para identificar quais são os parâmetros geográficos de sua pesquisa. Os países em consideração para inclusão na primeira fase da iniciativa Guggenheim UBS MAP são Afeganistão, Bangladesh, Birmânia (Myanmar), Camboja, Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Nepal, Paquistão, Filipinas, Cingapura, Sri Lanka, Tailândia e Vietnã. Obras de arte novas e recentes que representam os principais artistas, movimentos, colaborações e redes criativas de países selecionados serão identificadas e propostas para inclusão no acervo permanente do Guggenheim. Também serão a base da exposição itinerante.
A segunda e terceira fases do projeto focarão nas regiões da América Latina e Oriente Médio, bem como norte da África, respectivamente. Os membros do comitê consultivo, curadores, cidades, localidades, datas das exposições e informações mais específicas sobre estas regiões serão divulgadas no decorrer do ano.
O kit de mídia completo está disponível em: guggenheim.org/new-york/press-room/releases/press-kits.
As imagens publicitárias estão disponíveis em: guggenheim.org/new-york/press-room/images
User ID: photoservice
Password: presspass
guggenheim.org/MAP
twitter.com/guggenheim
facebook.com/guggenheimmuseum
youtube.com/guggenheim
flickr.com/guggenheim_museum
foursquare.com/guggenheim
FONTE Solomon R. Guggenheim Foundation
FONTE Solomon R. Guggenheim Foundation
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article