Movimento J14 se une ao OneVoice para protestar contra a paralisação das conversações de paz
NOVA YORK, 29 de Agosto de 2012 /PRNewswire/ -- O movimento #J14 aliou-se ao OneVoice Israel na terça-feira em Tel Aviv para estabelecer pela primeira vez o elo inextricável entre os apelos de justiça social e as demandas de resolução do conflito israelense-palestino.
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20120828/DC64579 )
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20120428/DC96873LOGO-b )
Centenas de pessoas se reuniram no Rothschild Boulevard em torno a uma enorme parede de gelo que simbolizava o "congelamento" das conversações de paz, levantando cartazes que prestavam informações sobre as dezenas de programas sociais que carecem de fundos em Israel, enquanto que o governo gasta rios de dinheiro com a gestão dos conflitos ao invés de resolvê-los. A Ação para a Solução dos Dois Estados, grupo político que faz parte do Knesset e é liderado pelo MK Yoel Hasson e MK Amir Peretz, deu apoio ao evento e manifestou-se criticamente sobre a expansão dos investimentos do governo Netanyahu a leste da Linha Verde, ao invés de engajar-se em negociações de boa fé com os palestinos.
"Nossas necessidades sociais estão sendo congeladas junto com o processo de paz", disse Tal Harris, diretor executivo do OneVoice Israel. "Nos últimos 20 anos, as pessoas acabaram se esquecendo de que o processo de paz tem impacto sobre sua vida quotidiana. Queremos lembrar a essas pessoas a necessidade de congelar os assentamentos e terminar o conflito de uma vez por todas, empenhando-se com um processo sério de negociações."
Originalmente, o Movimento de Protesto #J14 queria evitar politizar sua luta por uma maior justiça social, mas não pôde mais ignorar fatos incontestáveis. O orçamento de defesa do governo explodiu para alcançar $14,5 bilhões em 2012, em grande parte para manter a ocupação, enquanto que a educação e saúde continuam a sofrer graves déficits. Os contribuintes israelenses financiaram até agora a ocupação e o assentamento de terras palestinas, com gastos da ordem de $50 bilhões, ao mesmo tempo em que lutam com dificuldades para equilibrar seus orçamentos pessoais.
"O Estado de Israel não pode continuar sua prosperidade econômica e manter, ao mesmo tempo, o congelamento do processo de paz", disse Yossi Yona, membro líder do movimento #J14. "Temos que ter uma abordagem integrada que inclua a solução moral e justa que é a formação de dois estados, o que finalmente poderá se traduzir em justiça social para todos."
As cantoras Noa (Achinoam Nini) e Mira Awad, os membros do Knesset Avishay Braverman, Nitzan Horowitz, Akram Hasoon, Dov Khenin e Raleb Majadele e os embaixadores Ilan Baruch, Alon Liel e Daniel Shek, entre outros, participaram do evento que atraiu grande noticiário.
"Na vida, não pode haver status quo: ou se anda para frente ou, fatalmente, se retrocede", disse o MK Dov Khenin. "O governo Netanyahu fala dos dois estados, mas atua diariamente para tornar essa solução mais difícil. Qual é o preço? Quem paga por isto não são só os palestinos, nós também estamos pagando, e muito."
Os ativistas de OneVoice em Israel estão exigindo a paralisação da construção de assentamentos, de forma a restaurar a confiança no processo de paz e reiniciar as negociações. Em paralelo, o OneVoice-Palestina lidera iniciativas comunitárias para transformar a frustração e a desesperança presentes nas ruas num grande apelo unificado em prol de um acordo de paz que termine com a ocupação, estabeleça um estado palestino independente e acabe com todas as reivindicações.
OneVoice é um movimento internacional de base que busca amplificar a voz de israelenses e palestinos de tendência moderada, potencializando-os para exigir a solução de constituição de dois estados. O movimento educa e capacita jovens israelenses e palestinos em habilidades de liderança, ativismo não violento e princípios democráticos. Para apoiar e contribuir ao OneVoice, alie-se a nós em www.onevoicemovement.org.
FONTE The OneVoice Movement
FONTE The OneVoice Movement
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article