LONDRES, March 2, 2016 /PRNewswire/ --
A Gigawatt Mozambique anunciou esta semana um investimento de 200 milhões de dólares no sector da energia moçambicano, em conjunto com vários intervenientes globais, incluindo o Standard Bank e o Banco Mundial, entre muitos outros.
(Photo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20160229/338680 )
Este investimento irá ajudar a capturar os recursos de gás natural de Moçambique, o que irá beneficiar também muitos dos vizinhos de Moçambique na África Austral.
Este projecto, assim como vários outros na região da SADC, será apresentado e debatido na próxima Cimeira de Energia e Infra-estruturas da África Austral (CEISA) da EnergyNet, que se realizará em Maputo, Moçambique, de 4 a 6 de Maio de 2016. A cimeira irá celebrar a cooperação regional e promover projectos de energia e infra-estruturas que necessitam de apoio do sector privado e público para serem implementados.
A Directora Regional da EnergyNet para a África Austral e Oriental, Veronica Bolton-Smith, referiu que o "desenvolvimento regional é essencial para aproveitar o potencial de investimento energético de África: a CEISA irá reunir países da região da SADC para debater infra-estruturas energizadas e projectos de energia que necessitam de investimento."
Esta região dinâmica tem registado vários avanços positivos nos anos mais recentes, tanto no sector da energia como no desenvolvimento de infra-estruturas. Os progressos na governação, o reforço institucional e a consolidação democrática são factores que contribuem para os indicadores positivos aos quais os investidores a longo prazo estão atentos.
A Cimeira irá explorar algumas histórias de sucesso da África Austral e de que forma estas podem ser replicadas. A África Austral tem testemunhado iniciativas locais lideradas pelo sector privado e uma participação mais alargada em projectos empolgantes, como o inovador programa REIPPPP da África do Sul, uma iniciativa que será explorada na CEISA.
A Cimeira contará também com a participação de intervenientes chave no projecto ferroviário de Moatize/Nacala, que ligará o Malawi e Moçambique: um projecto de infra-estruturas que irá redefinir a África Austral e o seu potencial de investimento.
Para obter mais informações sobre esta reunião:
Contacte Patti Carbonell através do e-mail [email protected]
t: +44(0)20-7384-8891
Visite http://www.southern-africa-summit.com
Datas do evento: 4 a 6 de Maio
Localização: Maputo, Moçambique
Share this article