Ministros asiáticos procuram redução do risco de desastres incluindo pessoas com deficiência
TÓQUIO, 1 de julho de 2014 /PRNewswire/ -- Em uma série de eventos paralelos à 6a. Conferência Ministerial Asiática sobre Redução do Risco de Desastres, realizada em Bangkok de 22 a 26 de junho de 2014, a Nippon Foundation e outras organizações globais, incluindo a Rehabilitation International, a DiDRRN, a Comissão Econômica e Social para a Ásia-Pacífico das Nações Unidas (UNESCAP), apelaram juntas pela promoção da redução do risco de desastres incluindo pessoas com deficiência.
Respondendo ao pedido das organizações, os ministros adotaram a Declaração de Bangkok (*1) que solicita "dar atenção à participação significativa e à contribuição positiva de grupos em situações de risco tais como pessoas com deficiência", mostrando o apoio da comunidade global para a redução do risco de desastres com a participação de pessoas com deficiência. Os organizadores do evento paralelo, incluindo a Nippon Foundation, apresentaram às partes interessadas a "Declaração de Sendai (*2)", divulgando um conjunto de recomendações adotadas no Encontro da Ásia-Pacífico sobre Redução do Risco de Desastres Incluindo Pessoas com Deficiência, realizado em abril em Sendai, no Japão.
Tendo em vista o fato de que comparado com a população local como um todo, cerca de duas vezes mais pessoas com deficiência perderam suas vidas durante o Grande Terremoto do Leste do Japão seguido de tsunami, a Declaração de Sendai (*2) apelou para que o ponto de vista dessas pessoas fosse levado em consideração em todos os passos da redução do risco de desastres, incluindo o planejamento de prevenção de desastres, simulações e abrigos. O Sr. Monthian Buntan, um dos membros do Comitê dos Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas e ex-membro do Senado da Tailândia disse, durante o evento paralelo, "As pessoas com deficiência podem contribuir para a redução do risco de desastres se lhes for garantido meios de transporte, informação e comunicação". A Sra. Akiko Fukuda, Secretária-Geral da Federação Mundial dos Surdos-Cegos (World Federation of the Deafblind), disse, "Com o desenvolvimento da tecnologia, as pessoas com deficiência podem agora fazer muitas coisas, mas isso ainda está longe de ser o suficiente. É importante que as pessoas estejam unidas, e não isoladas, cuidando umas das outras".
A Nippon Foundation e seus parceiros disseram que irão solicitar que a Terceira Conferência Mundial das Nações Unidas sobre a Redução do Risco de Desastres, programada para março de 2015 em Sendai, inclua a redução do risco de desastres concebida a partir do ponto de vista das pessoas com deficiência em uma estrutura global de ações para após 2015, a serem adotadas na conferência em Sendai.
(*1) Declaração de Bangkok-6AMCDRR
http://6thamcdrr-thailand.net/6thamcdrr
(*2) Declaração de Sendai para Promoção da Redução do Risco de Desastres incluindo Pessoas com Deficiência para Sociedades Resilientes, Inclusivas e Justas na Ásia-Pacífico: http://www.unescapsdd.org/files/documents/DiDRR_Outcome-document.pdf
Contato:
Natsuko Tominaga
Departamento de Relações Públicas
The Nippon Foundation
+81-3-6229-5131
[email protected]
FONTE The Nippon Foundation
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article