MercadoLivre lança plataforma de compras e vendas em Portugal
BUENOS AIRES, Argentina, March 24, 2010 /PRNewswire/ --
- Maior site de comércio eletrônico da América Latina já está disponível para pessoas e empresas venderem pela web
MercadoLivre, o maior site de comércio eletrônico da América Latina, expande as operações e lança sua plataforma em Portugal. Os portugueses - pessoas e empresas - podem acessar o site MercadoLivre.pt (http://www.mercadolivre.pt) para comprar e vender pela Internet, bastando para isso cadastrarem-se como usuários. Já é possível encontrar ofertas de produtos novos e usados em algumas categorias.
Stelleo Tolda, COO do MercadoLivre, afirma que a empresa analisa continuamente novas oportunidades de negócios e Portugal se apresenta como um mercado favorável, com crescimento da penetração da internet e do comércio eletrônico. "A ampliação das operações está alinhada com a estratégia de desenvolvimento e fortalecimento da empresa".
O MercadoLivre atua hoje em 12 países da América Latina - Argentina, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile, Equador, Peru, Costa Rica, República Dominicana e Panamá. Em 2009, mais de 3 milhões de usuários venderam produtos e mais de 9 milhões compraram pela plataforma 29,5 milhões de produtos, o que representa um crescimento de 39% em relação ao ano anterior. O volume comercializado foi de US$ 2,75 bilhões. Do total de itens vendidos, mais de 80% são novos e 90% a preço fixo (não por leilão).
A decisão de ingressar em Portugal é baseada em análises sobre o potencial do mercado, considerando dados como a evolução do percentual da população que utiliza a internet e o PIB per capita. No caso de Portugal, 46,2% de uma população de cerca de 10,6 milhões de pessoas têm acesso residencial à internet por banda larga e este percentual apresenta crescimento contínuo, segundo dados do PORDATA. O PIB per capita também vem apresentando crescimento desde 2005.
Pesquisa realizada pela Associação do Comércio Eletrônico e Publicidade Interativa com empresas de e-commerce de Portugal registrou um aumento médio de 20% no número de clientes que fizeram compras pela internet no último trimestre do ano passado. Além disso, houve um aumento nos volumes transacionados, mesmo com o cenário de crise econômica na Europa.
Operação no site - Os interessados em utilizar a plataforma devem se cadastrar ( https://cadastro.mercadolivre.com/jms/mpt/com.mercadolibre.registracion.controller.registrationServlet? ) gratuitamente como usuário e o processo é simples: basta criar um apelido e uma senha. Nesta condição, tem a possibilidade de anunciar um produto para vender ou atuar como comprador. "O MercadoLivre pode ser considerado como uma rede social do varejo, fornecendo a plataforma onde são os usuários quem oferecem seus produtos e negociam com os compradores", afirma Stelleo Tolda. Ao final do processo, os dois lados envolvidos na negociação devem qualificar a contraparte e, desta forma, ambos terão uma pontuação para compor assim sua reputação ( http://www.mercadolivre.pt/jm/ml.faqs.portalFaqs.FaqsController?axn=verCateg&categId=CALI ).
A negociação entre as partes envolve a possibilidade de o comprador fazer perguntas ao vendedor sobre características do produto, forma de entrega e de pagamento. O diálogo pode ser por meio do próprio site, pela troca de e-mails ou telefone.
Para gerar fluxo de visitantes ao site, estão previstos investimentos em marketing on-line, assim como divulgação para imprensa.
Para Stelleo Tolda, o MercadoLivre está levando aos internautas portugueses a democratização do comércio ao oferecer uma plataforma onde um indivíduo, uma micro, pequena ou grande empresa podem vender produtos pela web. Num momento de dificuldade econômica, esta é uma oportunidade para obtenção de renda que já vem sendo utilizada por mais de 40 mil famílias na América Latina, cuja renda total o parcial provém de suas operações no site, conforme pesquisa realizada pela The Nielsen Company.
Sobre MercadoLivre
MercadoLivre é uma empresa de tecnologia com trajetória de mais de 10 anos que oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar e anunciar na Internet produtos novos e usados, além de serviços.
É líder no comércio eletrônico na América Latina, com 42,6 milhões de usuários cadastrados, sendo que mais de 3 milhões de pessoas venderam produtos e mais de 9 milhões compraram pela plataforma no ano passado 29,5 milhões de produtos. Todos os números da companhia são divulgados considerando a sua operação nos 12 países onde está presente: Argentina, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile, Equador, Peru, Costa Rica, República Dominicana e Panamá.
MercadoLibre, Inc. tem ações negociadas na Nasdaq (Nasdaq: MELI) desde 2007 e conta com uma equipe de mais de 1,4 mil funcionários. Figura entre uma das 27 marcas consideradas "Grandes Marcas do Futuro" pelo Instituto de Pesquisas do Credit Suisse.
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article