Meliá registra aumento de 51% no lucro líquido nos primeiros nove meses de 2015
Condições favoráveis de mercado e estratégia de sucesso foram essenciais para consolidar a liderança da companhia no Mediterrâneo
SÃO PAULO, 3 de novembro de 2015 /PRNewswire/ -- A Meliá Hotels International apresentou os resultados dos primeiros nove meses de 2015, demonstrando uma performance favorável na temporada de verão no Mediterrâneo, assim como uma melhora contínua no desempenho dos hotéis urbanos da Espanha. A rede registrou um lucro líquido de 52,9 milhões de euros, 51% a mais que no mesmo período de 2014.
A companhia destacou os resultados de suas operações recorrentes, duplicando aqueles do mesmo período no ano passado, com uma performance sólida do negócio hoteleiro e de gestão imobiliária como os fatores mais importantes. O RevPAR, métrica mais importante na indústria hoteleira atual, aumentou 11%. O EBITDA, indicador que mostra a geração de lucros antes dos juros, cresceu 28%, e sua margem subiu 209 pontos básicos.
O grupo continuou a fortalecer sua expansão internacional, com 17 novos hotéis assinados até o momento, principalmente na Ásia-Pacífico. Esse foco na região confirmou-se após a turnê dos executivos sêniores pelo continente, quando vários novos hotéis foram anunciados, inclusive os primeiros na Tailândia, onde devem ser abertos até 5.000 quartos. Nos últimos anos, o grupo quase quadruplicou seu portfólio no continente, com 32 hotéis abertos ou já assinados para serem incorporados no futuro.
Financeiramente, a companhia continua a consolidar seu balanço, comprometida em reduzir sua dívida líquida, um dos mais importantes objetivos em sua estratégia desde 2011. Desde dezembro de 2014, o grupo diminuiu esse valor em 146,6 milhões de euros.
No último trimestre, a dívida líquida caiu 29 milhões de euros, chegando a 840 milhões de euros, um sinal extremamente positivo, uma vez que não foram vendidos ativos – o que aponta para uma melhora significativa no fluxo de caixa. A diminuição da dívida também resultou em gastos financeiros reduzidos (€ -32m) devido a uma menor dívida bruta e melhora nas taxas de juros médias em comparação aos primeiros nove meses de 2014.
Os hotéis da América mostraram um saudável aumento de 4,8% no RevPAR, sendo o México o país com a melhor performance com um aumento de 7,4% no mesmo índice, graças à melhora de 30% nas receitas do Paradisus Cancun depois de seu processo de rebranding e também ao Paradisus Playa del Carmen, que tem um EBITDA de 36 milhões de dólares estimado para o ano e perspectivas ainda melhores para o ano que vem.
A Meliá Hotels International está presente em 41 países, e sua estratégia de crescimento internacional recebeu grandes impulsos nos últimos anos. A companhia assinou e trabalha atualmente na abertura de 63 novos hotéis, que resultarão em 15.150 novos quartos para a rede.
Tendo em vista os resultados do terceiro trimestre, a Meliá Hotels International revisou sua estimativa para o RevPAR global do ano, e agora prevê um crescimento de dois dígitos. A rede espera um crescimento contínuo nos grandes mercados da Espanha e do Mediterrâneo, além de uma ótima performance na América graças às fortes tendências positivas na demanda e no crescimento dos negócios do grupo.
"Os resultados da companhia até setembro confirmam seus fortes princípios no negócio hoteleiro e o evidente sucesso da estratégia competitiva da Meliá, aumentando a rentabilidade de nossos hotéis com a inovação e personalização da experiência do consumidor", explicou Gabriel Escarrer, vice-presidente e CEO da Meliá Hotels International. "Ter feito o que era necessário no viés financeiro também nos permite fortalecer ainda mais nosso balanço, enquanto continuamos a crescer e nos posicionar como uma das redes hoteleiras líderes no mundo", finalizou.
CONTATO:
DEPARTAMENTO DE MARKETING
E-mail: [email protected]
Tel.: (55-11) 3043 8484
FONTE Meliá Hotels International
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article