Maior feira de negócios do mundo
"Incentivando o crescimento em tempos difíceis"
GUANGZHOU, China, 28 de maio de 2012 /PRNewswire/ -- As difíceis condições dos mercados financeiro e de trabalho na Europa e Estados Unidos causaram impacto nos negócios da 111a. edição da Feira de Cantão, a maior feira de negócios do mundo, realizada na China e encerrada no início deste mês de maio, apesar da desaceleração ter sido menor do que muitos esperavam.
O evento ainda assim conseguiu alcançar alguns números recordes: até 4 de maio, 210.000 compradores de 213 países e regiões participaram do evento, um número 0,23% e 1,23% superior aos da 110a. e da 109a. edições de 2011, respectivamente.
Os tempos difíceis nos Estados Unidos e na Europa foram refletidos no valor total das negociações de exportação concluídas durante a Feira. Estas caíram 2,3% comparadas com o ano anterior para US$ 36,03 bilhões, uma queda de 4,8% comparada com a edição realizada no outono do ano passado. Os volumes de negócios dos Estados Unidos e da Europa caíram 8,1% e 5,6% respectivamente.
Do lado positivo, o número de negociações de exportação concluídas com companhias baseadas nos mercados emergentes – tais como Índia, Brasil e Rússia – demonstrou um aumento estimulante de 4,1%. O volume de negócios com países africanos também aumentou acentuadamente para 13,5%. Estes números ilustram a ascensão dos mercados emergentes como as novas estrelas do mundo e a Feira de Cantão, sendo um dos eventos de negócios mais influentes nas importações e exportações globais, oferece oportunidades de negócios mesmo em tempos difíceis.
A experiência daqueles que visitaram a Feira foi também extremamente positiva.
"É a primeira vez que participo da Feira de Cantão", disse Kristrian Holmqvist, um comprador de uma companhia comercial da Finlândia. "A Feira fez com que eu poupasse muito o tempo que gastaria indo a vários lugares em busca de novos fornecedores. Em relação à crise por todo o mundo, é difícil dizer que ela tem um efeito específico no meu ramo de negócio. Mas a Feira de Cantão realmente fornece as melhores ideias de como podemos fazer negócios e nos tornarmos mais competitivos".
"Acho que a economia mundial está enfrentando uma recessão, mas este é um bom momento para nos desenvolvermos", disse Hassan El Bizri do Brasil.
Com a próxima edição da Feira de Cantão programada para acontecer em outubro, os organizadores do evento esperam dar calorosas boas-vindas a todos os compradores internacionais. "Onde há pessoas, há oportunidades de negócios e também esperanças", disse um dos funcionários da feira de negócios.
Para mais informações, visite o endereço: http://www.cantonfair.org.cn/en/index.asp
FONTE China Foreign Trade Centre (CFTC)
FONTE China Foreign Trade Centre (CFTC)
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article