Mainstream Renewable Power patrocina expedição irlandesa para a primeira passagem ártica do mundo
Três exploradores irlandeses destacam os efeitos da mudança climática
DUBLIN, 3 de maio de 2013 /PRNewswire/ -- Uma empresa global de energia eólica e solar, a Mainstream Renewable Power, anunciou hoje que patrocinará uma expedição de remo que tentará, pela primeira vez, passar pela infame Passagem do Noroeste no Ártico canadense no próximo verão. Três aventureiros irlandeses e um canadense experientes tentarão se tornar as primeiras pessoas a cruzar a passagem de 3.000 km exclusivamente pela força humana em uma única temporada – uma façanha que só é possível devido ao derretimento do gelo, que normalmente torna o local intransitável.
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20130502/612981)
Os irlandeses Paul Gleeson, Denis Barnett e Kevin Vallely, junto com o canadense Frank Wolf, partirão de Inuvik, nos Territórios do Noroeste, no dia primeiro de julho, em seu barco a remo personalizado de 25 pés de comprimento chamado "The Arctic Joule". Os quatro remarão em turnos contínuos 24 horas por dia, sete dias por semana, já que a rota terá luz do dia durante a maior parte da jornada, que está prevista para durar de dois a três meses e terminará em Pond Inlet, em Nunavut.
Eddie O'Connor, diretor geral da Mainstream Renewable Power, afirmou: "A Mainstream está orgulhosa por patrocinar essa expedição porque ela chama a atenção para os desastres do aquecimento global. A expedição só é possível porque as calotas polares estão derretendo em um ritmo alarmante. O derretimento do permafrost e a liberação de hidrato de metano são, talvez, as maiores calamidades que a humanidade enfrenta, e tudo é resultado do aquecimento global causado pelo homem. Essa expedição nos permite demonstrar ao mundo que há uma resposta para o aquecimento global. Não precisamos viver sem eletricidade. Podemos obter eletricidade de fontes renováveis".
Ele continuou: "No mês passado, o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, afirmou que se tivermos alguma esperança de manter a mudança climática abaixo de dois graus Celsius, o ano de pico da emissão de carbono deve ser 2016. Espero que essa expedição mostre aos líderes mundiais que precisamos agir agora".
Esse anúncio ocorreu enquanto os Ministros do Meio Ambiente dos EUA se reuniam no Castelo de Dublin, na semana passada, para discutir uma variedade de questões ambientais e climáticas importantes, como parte da agenda presidencial irlandesa.
Ao falar sobre a expedição, Paul Gleeson afirmou: "Estamos muito contentes porque uma empresa de energia renovável irlandesa de tanto sucesso, com presença mundial, está tão entusiasmada com isso quanto nós. Não faz muito tempo que a Passagem do Noroeste era dominada por quebra-gelos indestrutíveis. Esperamos que, ao fazer essa travessia utilizando somente a força humana em um barco a remo, sem vela nem motor, em uma única temporada, possamos demonstrar em primeira mão os efeitos profundos da mudança climática no nosso planeta".
A Passagem Noroeste é uma rota que passa por várias ilhas do arquipélago canadense e que, ao longo dos anos, foi testemunha de algumas histórias incríveis de coragem, desastres e dificuldades. Em 1845, um companheiro irlandês, Francis Crozier do Condado de Down, uniu-se a Sir John Franklin na mesma expedição no HMS Terror, que terminou em um desastre não esclarecido até hoje.
Para mais informações, entre em contato:
Niamh McGrath
Mainstream Renewable Power
Tel: +353-1-290-2013
[email protected]
http://www.mainstreamrp.com
Paul Gleeson
Tel +1-778-316-5434
[email protected]
Kevin Vallely
Tel + 1-604-842-9268
[email protected]
http://www.mainstreamlastfirst.com
FONTE Mainstream Renewable Power
FONTE Mainstream Renewable Power
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article