Mainstream Renewable Power assina acordo para construir e operar o primeiro parque eólico de utilidade pública de Gana
DUBLIN, 15 de setembro de 2014 /PRNewswire/ -- A Mainstream Renewable Power, empresa global de energia eólica e solar, anunciou hoje a assinatura de um acordo com a empresa NEK Umwelttechnik, desenvolvedora suíça de parque de energia eólica, para comprar a Ayitepa Wind Farm de 225 megawatts (MW) localizada a 40 quilômetros de Accra na costa leste de Gana. Espera-se que a conclusão financeira do projeto, que representa um investimento total de 525 milhões de dólares americanos, aconteça no próximo ano e que a geração de energia comece no início de 2016.
Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20130606/618541
As empresas desenvolverão juntas a energia do parque eólico até o encerramento do acordo financeiro. A Mainstream irá gerir a construção, bem como as operações e manutenção do parque eólico durante o seu ciclo de vida. O projeto está atualmente nas últimas fases de desenvolvimento e com todas as principais licenças garantidas. Os acordos de rede e compra e venda estão sendo finalizados.
Quando estiver em pleno funcionamento, o parque eólico irá gerar aproximadamente 10% da capacidade de produção total de eletricidade de Gana, que atualmente está em 2.000MW.
Comentando sobre esta iniciativa, o Sr. Wisdom Ahiataku-Togobo, diretor de energias renováveis do Ministério de Energia e Petróleo de Gana, disse: "A minha esperança é que este acordo entre a NEK e Mainstream acelere o processo para a realização de parques eólicos em Gana, e elas pode seguramente contar com o apoio total do Ministério de Energia & Petróleo. O projeto está de acordo com a política do governo que visa aumentar a contribuição das energias renováveis na mistura de geração de eletricidade. O Renewable Energy Act 2011 (Lei da Energia Renovável de 2011) fornece os incentivos legais e fiscais necessários, inclusive as tarifas de alimentação (segurança suficiente) para garantir um retorno sobre o investimento aos produtores independentes de energia. O governo tem mais de dois anos de dados sobre energia eólica financiável ao longo do corredor sudeste do país, onde as perspectivas de energia eólica são muito encorajadoras".
Comentando sobre a negociação, Eddie O'Connor, diretor executivo da Mainstream disse: "Este parque eólico é a solução ideal para Gana, porque tanto a energia eólica como a solar são as únicas tecnologias comprovadas do mundo que podem alcançar o duplo objetivo de velocidade de implantação e de escala. O Ayitepa Wind Farm é bem avançado e poderá gerar eletricidade em menos de 18 meses, a partir de agora. Nenhuma outra tecnologia de geração consegue se igualar em termos de velocidade de implantação".
Ele continuou: "A Mainstream já desenvolveu e construiu o maior parque eólico em funcionamento do continente em Jeffreys Bay, na África do Sul, onde temos três parques eólicos e solares em funcionamento, e mais três parques eólicos sendo construídos este ano".
Na assinatura do acordo, o Dr. Christoph Kapp, diretor-executivo da NEK comentou: "Após mais de quinze anos de presença em Gana, a NEK está muito satisfeita em anunciar que encontramos na Mainstream Renewable Power uma parceira muito experiente e profissional, com quem implementaremos este primeiro projeto eólico em grande escala na África Ocidental. Este projeto não contribuirá apenas para uma produção sustentável, limpa e independente de energia elétrica, mas também será acompanhado por uma série de benefícios sociais e melhorias para a população local, tais como trabalho, melhor educação, abastecimento de água e eletrificação para as aldeias e cidades vizinhas".
Emmet Curley - +27-(0)21-657-4071 - [email protected]
FONTE Mainstream Renewable Power
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article