Maersk Container Industry vê "revolução" no comércio de manga
TINGLEV, Denmark, 8 de setembro de 2014 /PRNewswire/ -- Um teste recente na Costa do Marfim mostra como o comércio de mangas da África Ocidental pode ser ampliado com a utilização de contêineres especiais que colocam a fruta em hibernação.
Para visualizar o Comunicado à Imprensa Multimídia, favor clicar em: http://www.multivu.com/players/English/72762525-MCI-eyes-revolution-mango-trade/
Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20120531/537201
Agricultores na Costa do Marfim lidam com um período de colheita da manga curto, conforme a fruta amadurece.
"Por um período de quatro a seis semanas, em abril e maio, o país é inundado de mangas boas, mas isso acaba repentinamente, quando a estação de chuvas começa. A partir daí, a manga começa a se estragar", explica o gerente de contêineres Mathew Shed, da companhia de navegação especializada Africa Express Line (AEL).
"Fomos consultados em abril pela Eolis, uma empresa de logística da CF, que nos solicitou a busca de alguma forma de solução inteligente, para manter as frutas deliciosas e comercializáveis por um período mais longo", ele acrescenta.
A solução encontrada foi a utilização de contêineres frigoríficos especiais. Com a rápida ajuda de uma empresa de leasing de contêineres e um depósito de contêineres em Antuérpia, Bélgica, contêineres Star Cool foram adaptados para trabalhar com atmosfera controlada (CA -- controlled atmosphere) e enviados para a Costa do Marfim.
Os contêineres frigoríficos Star Cool CA ajustam os níveis de O2 e CO2, que mantêm a respiração da fruta e o amadurecimento sob controle.
"Sabíamos como o Star Cool CA prolonga a vida de bananas e abacates armazenados. As mangas têm taxas de respiração similares, de forma que o sucesso do teste com a manga não foi realmente uma grande surpresa", diz Mathew Shed.
"Penso que há uma nova oportunidade de negócios para agricultores, cujo excesso de frutas nunca chega ao mercado a tempo", diz Mathew Shed.
Anders G. Holm, da Maersk Container Industry, a fabricante do Star Cool CA, está entusiasmado.
"As capacidades combinadas em toda a cadeia de logística pode preservar os alimentos e ampliar os negócios", diz Holm. "Eu iria mais longe e afirmaria que isso se tornou a revolução da manga".
Por que o teste do contêiner frigorífico foi um sucesso:
Os cinco contêineres Star Cool CA foram carregados em maio de 2014 e, então, abertos um a um em um período de quatro a nove semanas. A cada vez, as frutas se mostraram, de uma maneira geral, nas mesmas condições de quando foram carregadas (Fonte: Africa Express Line).
Apenas 3 por cento da produção mundial de manga é exportada.
A produção mundial de mangas dobrou nos últimos 30 anos, chegando a mais de 35 milhões de toneladas, mas apenas 3 por cento é comercializada internacionalmente. A fragilidade da fruta é uma razão que faz com que a maioria das mangas seja consumida apenas nas proximidades do lugar de produção (Fonte: UNCTAD).
O transporte aéreo muito caro pode ser evitado:
"A proporção de mangas exportadas da África Ocidental por ar é relativamente alta. Os obstáculos do transporte por mar podem estar restringindo todo o potencial de exportação de mangas de países como o Senegal e a Costa do Marfim".
(Citação: Derek Brand, consultor marítimo da firma de consultoria de transporte Seabury Group)
Contato: Anders G. Holm, Maersk Container Industry [email protected] tel. +45-22-41-81-42 (em CET)
Links e fotos:
Para uma demonstração sobre como a atmosfera controlada (CA) funciona, veja esse filme (02:46).
http://www.mcicontainers.com/Products/ReeferMachines/Pages/CA.aspx
Há um contêiner por trás de tudo. Para mais informações sobre a Maersk Container Industry, veja esse filme (04:35)
http://www.mcicontainers.com/AboutUs/Companymovies/Pages/Companymovie-English.aspx
Visite também http://www.africaexpressline.com e http://www.seaburygroup.com
FONTE MCI
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article