O consumo de energia é reduzido pela metade, embora ainda preservando a qualidade do produto durante o transporte, com a última versão do software para unidades de refrigeração Star Cool. A atualização resolveu um desafio tecnológico que se imaginava impossível.
COPENHAGUE, Dinamarca, 2 de março de 2016 /PRNewswire/ -- O software StarConomy para controle de contêineres refrigerados, criado pela Maersk Container Industry (MCI), em parceria com a multinacional de frutas, Dole, auxilia os operadores de contêineres, permitindo-lhes maximizar o valor das cargas refrigeradas nas unidades Star Cool da MCI. O objetivo do software é reduzir os custos operacionais e, em última instância, atender aos objetivos de sustentabilidade da indústria no quesito redução das emissões de CO2.
Para ver o comunicado à imprensa em multimídia, por favor, clique em: http://www.multivu.com/players/uk/7773051-mic-develops-reefer-solution/
Se uma multinacional típica de frutas, que opera a sua própria frota de quatro navios, cada um com 500 contêineres refrigerados, começasse a usar o software, a economia anual em uma única rota, como do Equador para o Reino Unido, seria de mais de 2 milhões de dólares. Para uma linha de contêineres com seis navios do Equador para a Rússia, também com 500 contêineres, a economia anual seria estimada em 3,2 milhões de dólares.
O StarConomy pode ser instalado em todas as novas unidades Star Cool, enquanto uma simples atualização de software pode torná-lo disponível em todas as unidades existentes, instaladas em locais com mais de 40 operadores. A MCI fez o teste de campo na rota semanal da Dole, que vai da América do Sul à Europa.
"A Dole tem grande foco em responsabilidade corporativa e sustentabilidade. Isso se reflete em nossa abordagem de gestão hídrica, conservação do solo e nossa pegada de carbono, por exemplo. Esses compromissos também se estendem à nossa cadeia fria. Quando se trata de transporte de contêineres refrigerados, preservamos e transportarmos as frutas com segurança, usando o mínimo de energia possível, reduzindo, assim, a nossa pegada de carbono", disse Karina Rodriguez, gerente de equipamentos da Dole. "Para dar o próximo salto nesta área, a Dole trabalhou com a Star Cool no desenvolvimento e nos testes de campo do inovador software StarConomy, que estamos usando agora em todos os contêineres refrigerados Star Cool das nossas operações globais".
Com o novo software, a equipe de P&D da MCI, na Dinamarca, respondeu ao antigo desafio de manter o mesmo controle preciso da temperatura no interior do contêiner, enquanto equilibra o fluxo de ar aos diferentes requisitos de cargas específicas. A característica revolucionária do StarConomy é a sua capacidade de controlar tanto a velocidade do compressor como do ventilador ao mesmo tempo.
"O software StarConomy começa arrefecendo rapidamente o produto com os ventiladores em velocidade total. Quando o setpoint da temperatura é atingido, a velocidade do ventilador é reduzida, e a otimização de energia começa", disse Morten Nylykke, Gerente geral de tecnologia de refrigeração da MCI. O StarConomy provou atender às necessidades da Dole, um cliente de longa data, e estamos ansiosos para oferecer este novo software para toda a nossa base de clientes Star Cool'.
Reduções de energia ainda mais elevadas são alcançadas, se o produto for resfriado antes do carregamento. Ao equilibrar cuidadosamente a velocidade do compressor e do ventilador, o software StarConomy equilibra a circulação de ar com a demanda de resfriamento, garantindo o ambiente ideal para o produto.
Sobre a Maersk Container Industry
A Maersk Container Industry A/S (MCI) desenvolve e fabrica contêineres refrigerados, contêineres secos e a refrigeração Star Cool. A sede da MCI, incluindo as instalações de teste de engenharia e de P&D, fica na Dinamarca. A empresa tem fábricas de produção na China e no Chile. O carro chefe da MCI, o contêiner refrigerado integrado Star Cool, apresenta tecnologias inovadoras como Atmosfera Controlada (CA) e Ventilação Automática (AV+). É largamente reconhecido como o contêiner refrigerado com maior eficiência energética do mercado. A MCI conta com aproximadamente 5.000 funcionários e uma rede global de mais de 350 prestadores de serviços. Servindo o setor intermodal global, entre os clientes da MCI estão companhias marítimas, distribuidores de frutas e empresas de leasing. A MCI é uma unidade de negócio do Maersk Group, um conglomerado internacional com mais de 88.000 funcionários e escritórios em 130 países. Para obter mais informações, visite o site: http://www.mcicontainers.com/.
Sobre a Dole
Visite o site: dole.com.
(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20120531/537201)
FONTE Maersk Container Industry
http://www.multivu.com/players/uk/7773051-mic-develops-reefer-solution/
Share this article