Luke Dubord, da NASA, revela detalhes sobre o planeta Marte na ESC BRAZIL
SÃO PAULO, 27 de agosto de 2014 /PRNewswire/ -- A imagem da primeira foto tirada em Marte abriu o segundo dia da ESC Brazil 2014, a maior feira de design eletrônico e sistemas embarcados da América Latina. Numa palestra realizada pelo engenheiro aviônico de sistemas da NASA, Luke Dubord, os visitantes tiveram oportunidade de conhecer toda experiência da agência espacial norte-americana com o robô Curiosity, que aterrissou em Marte em 2012 e, recentemente, detectou considerável presença de água na primeira análise do solo.
Bem humorado, Dubord falou sobre a imensa quantidade e diferentes dimensões de sistemas embarcados utilizados nessa missão e alertou: "a complexidade é um dos maiores inimigos na construção desse tipo de projeto. Quanto mais complexo o sistema, mais difícil achar erros. Nesse caso, você precisa encontrá-los. Se uma coisa não funciona, todo resto não funcionará, ou seja, o projeto todo pode ser arruinado".
Um dos maiores desafios no Curiosity foi compactar tudo num único robô, exigindo desenvolvimento de códigos especiais e segurança para que tudo saísse perfeitamente. "Câmeras que atuassem em diversos ângulos, medidores de temperatura, pressão, radiação e até um sistema de identificação geológico foram testados inúmeras vezes para assegurar o êxito ao chegar a Marte. Tudo isso engloba muitos sistemas embarcados, desenvolvidos por muitos engenheiros".
O sucesso do Curiosity faz parte da estatística de 50% de projetos de missão ao planeta que têm êxito desde 1971. Para isso, todos os recursos de sistemas e componentes inseridos foram os melhores e mais rápidos dispositivos eletrônicos do mundo.
"Essencialmente, dois elementos são base para o desenvolvimento de sua estrutura: processadores e os FPGA's – chips pré-programáveis e personalizáveis – que permite um controle muito robusto sobre as ações da máquina". As próximas naves não tripuladas estão estimadas para chegar a Marte em setembro de 2014 (Maven), em setembro de 2016 (Insight) e em setembro de 2021 uma sonda parecida com a Curiosity. "Precisamos ter cuidado para que essas missões não percam o foco. Embora seja uma frase romântica, gosto sempre de repetir que existem muitas possibilidades lá fora, e são essas verdades que esperamos encontrar."
Sobre a ESC Brazil: Presente no país desde 2011, a ESC Brazil é a maior feira de design eletrônico da América Latina. Reunindo em dois dias mais de 4 mil profissionais, especialistas e líderes de mercado da indústria de design eletrônico, trazendo as últimas tecnologias e tendências do setor.
Informações de Contato - Fato Relevante, Boutique de Comunicação
Tel.: + 55 11 4328-3491/90 / 9 8264-2364
FONTE ESC Brazil
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article