Líder da Oposição Venezuelana Receberá Prêmio de Democracia 2014 da IFES
Maria Corina Machado Reconhecida pela IFES pelo Empenho pela Liberdade e Democracia
WASHINGTON, 11 de Junho de 2014 /PRNewswire/ -- A Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES) homenageará a deputada Maria Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, com seu Prêmio Charles T. Manatt de Democracia 2014. Machado tem sido alvo de inúmeras acusações não provadas pelo governo venezuelano, além de ameaças de morte, desde que conclamou os cidadãos do país a fazerem demonstrações públicas contra o presidente Nicolas Maduro.
Foto - http://photos.prnewswire.com/prnh/20140610/116783
Depois de viajar a Washington, D.C. em março para denunciar o governo Maduro na Organização dos Estados Americanos, Machado foi impedida de atuar como legisladora pela Assembleia Nacional da Venezuela que acusou-a de traição.
"O reconhecimento pela IFES dos esforços incansáveis de Machado para defender a liberdade e democracia contra todos os obstáculos em sua Venezuela nativa ecoa em toda a América Latina, ao transformá-la num exemplo de coragem e determinação na salvaguarda dos princípios de direitos políticos e liberdades civis", disse o diretor do conselho da IFES e ex-presidente da Colômbia, Andrés Pastrana.
"Tenho a honra de receber este Prêmio de Democracia da IFES", disse a deputada Machado. "Aceito este reconhecimento em nome da população democrática da Venezuela, que luta diariamente para restaurar a democracia em nosso país."
Machado receberá o prêmio em 1 de outubro de 2014, durante um banquete especial em Washington, DC. Oferecido anualmente, o Prêmio Manatt de Democracia da IFES reconhece homens e mulheres que demonstram seu compromisso com o avanço da liberdade e dos valores democráticos.
"Este prêmio simboliza o apoio da IFES à construção de democracias sustentáveis e inclusivas", disse o presidente do conselho de administração da IFES, Peter G. Kelly. Dando eco às palavras do presidente Kelly, o vice-presidente William J. Hybl acrescentou: "O compromisso infalível de Machado para dar à população uma voz sob a forma em que é governada reflete a missão básica da IFES de fazer avançar os direitos democráticos e dar mais poderes àqueles que foram marginalizados do processo político."
Machado representa o estado de Miranda na Assembleia Nacional da Venezuela e foi candidata presidencial independente nas primárias da oposição, realizadas em fevereiro de 2012. Ela é também co-fundadora e ex-presidente da SUMATE, principal organização venezuelana de vigilância da transparência eleitoral.
O Prêmio Charles T. Manatt de Democracia é apresentado todo ano a um democrata, um republicano e a um membro da comunidade internacional que demonstre dedicação à democracia e aos direitos humanos, personificado naquele que lhe deu seu nome, o ex-presidente do conselho de administração da IFES, Charles T. Manatt. Já foram agraciados com o prêmio o presidente do Instituto Eleitoral Federal do México, Dr. Leonardo Valdés Zurita, a defensora de causas femininas Maimuna Mwidau do Quênia, o juiz Johann Kriegler da África do Sul, o ex-administrador da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), M. Peter McPherson, e o Ministro do Interior e Municipalidades do Líbano, Ziad Baroud.
Mais informações sobre a premiação podem ser obtidas em www.IFES.org/DemocracyAwards.
Como líder global na promoção da democracia, a IFES promove a boa governança e os direitos democráticos ao oferecer assistência técnica a autoridades eleitorais, ao preparar os sub-representados para participar do processo político, e ao aplicar pesquisas de campo para aperfeiçoar o ciclo eleitoral. Desde 1987, a IFES vem trabalhando com mais de 135 países, desde democracias em desenvolvimento às mais avançadas. Mais informações em www.IFES.org.
CONTATO: Daniela Colaiacovo, [email protected], +1 (202) 350-6802
FONTE International Foundation for Electoral Systems
WANT YOUR COMPANY'S NEWS FEATURED ON PRNEWSWIRE.COM?
Newsrooms &
Influencers
Digital Media
Outlets
Journalists
Opted In
Share this article